Buscar

INTRODUÇÃO O SISTEMA NERVOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 A todo momento nosso organismo recebe informações e estímulos tanto interno quanto externos que para a coordenação de atividades e reações que devem ser feitas pelos órgãos de nosso corpo. O tecido nervoso é responsável por interpretar e responder tais estímulos, coordenar atividades e receber informações do meio externo. É constituído por células nervosas denominadas neurônios, que são divididas em: corpo celular, dentritos e axônios. Tais partes tem funções especificas e essenciais para a função do nosso corpo. 
 O sistema nervoso é responsável por enviar estímulos a todos os outros sistemas e órgãos do corpo. É ele que coordena, por meio da transmissão de sinais, as ações voluntárias e involuntárias, habilidade que garante o funcionamento do organismo e a vida. Este sistema possui duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP), como explicado abaixo ao longo do desenvolvimento deste trabalho.
Os reflexos são respostas automáticas, involuntárias a um estímulo sensorial. O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes. Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores. Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

Outros materiais