Buscar

LOGÍSTICA REVERSA - Enviado aos alunos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LOGÍSTICA REVERSA
DISCIPLINA: Logística e Cadeia de Suprimentos – 8º período
PROFESSORA: Carolina Andrade (carolina.andrade@ffassis.edu.br)
O processo de logística reversa e o conceito de ciclo de vida 
Por traz do conceito de logística reversa está um conceito mais amplo que é o do “ciclo de vida”. A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e deve retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados. 
Do ponto de vista financeiro, o ciclo de vida de um produto inclui também outros custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do seu fluxo reverso. 
Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar qual o impacto que um produto sobre o meio ambiente durante toda a sua vida. 
Conceito
Podemos definir logística reversa como sendo o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
(ROGERS, Dale S.; TIBBEN-LEMBKE, Ronald S. Going Backwards: Reverse Logistics Practice, 1999.)
ISO 14000
A série de normas ISO 14.000 foi elaborada para abranger:
* Sistemas de gestão ambiental;
* Auditoria ambiental;
* Avaliação de desempenho ambiental;
* Rotulagem ambiental;
* Avaliação de ciclo de vida;
* Aspectos ambientais de normas sobre produtos.
ISO 14000
Os sistemas de gestão ambiental foram projetados para permitirem, a uma empresa ou organização, integrar uma abordagem planejada, coordenada e organizada para a gestão dos efeitos das suas atividades, produtos e serviços, sobre o meio ambiente.
Ajudar no controle das condições ambientais é indiscutivelmente uma responsabilidade de todos e não somente de uma pessoa ou grupo de pessoas
Iniciativa da Suzano Papel e Celulose
A Suzano foi a primeira empresa brasileira a produzir papel reciclado em escala industrial e investe desde 2007, no Programa Investimento Reciclável, que congrega cinco cooperativas e associações de catadores de material reciclável na Região Metropolitana de São Paulo.
Em 2011, a empresa comercializou 1,3 milhões de toneladas de papel e lançou um papel feito com menos 30% de aparas pós-consumo de embalagens longa vida em parceria com a Tetrapak.
A proposta do produto nasceu de uma demanda apresentada pela Johnson & Johnson Brasil em 2008, para a concepção de uma embalagem para curativos feita a partir, de materiais pós-consumo reciclados.
Estima-se que o polietileno e o alumínio recuperados das embalagens de longa vida Tetrapak sejam da ordem de 250 toneladas por mês, a serem utilizadas na fabricação de telhas.
PNEUS -UM DOS MAIORES PROBLEMAS PARA SAÚDE PÚBLICA
Descartados aleatoriamente em lixões, terrenos baldios, beiras de estradas e avenidas, lixões municipais (embora proibido), são propícios criadouros de mosquitos da dengue(Aedes aegypty), e vetores: ratos, baratas e outros transmissores de doenças. 
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO No- 416, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009
Para cada pneu novo comercializado, os fabricantes deverão dar destinação adequada a um pneu inservível;
Fabricantes deverão declarar ao IBAMA (Cadastro Técnico Federal) com a periodicidade máxima de 1 ano, a destinação adequada do pneus inservíveis;
Os fabricantes e importadores deverão implantar em municípios com mais de 100.000 habitantes pelo menos um ponto de coleta.
Parágrafo único. Fica vedado o armazenamento de pneus a céu aberto.
 Art. 15. É vedada a disposição final de pneus no meio ambiente, tais como o abandono ou lançamento em corpos de água, terrenos baldios ou alagadiços, a disposição em aterros sanitários e a queima a céu aberto
Reciclanip
A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010, a Continental juntou-se à entidade. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. 
www.reciclanip.org.br
Fim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais