Buscar

823078 Meio Ambiente 0 239176

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEIO AMBIENTE
Francielli DINIZ
Louverlice de Mello da ROSA
Marciéli GIOTTI
Monique de Mello dos SANTOS
UNINTER
Resumo
 Neste documento iremos tratar de um dos assuntos mais preocupantes dos dias atuais, o meio ambiente. Embora muito já tenha sido falado, ainda há muito a se fazer. Estatísticas nos mostram que as ações do homem no planeta já causaram danos irreparáveis. Nosso artigo tem como objetivo alertar e conscientizar sobre como entregaremos nosso planeta as próximas gerações.
Palavras- chave: Meio ambiente. Estatísticas. Conscientização.
O meio ambiente é uma das grandes preocupações do último século, nos dias de hoje os termos como preservação, sustentabilidade e consciência ecológica fazem parte do nosso cotidiano. O Brasil detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas) , também possuímos em nosso território a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas, conhecida mundialmente como pulmão do mundo. Por esse motivo nosso país está constantemente preocupado com questões sustentáveis que nos ajudem a interromper a degradação do nosso meio ambiente.
 O desmatamento da Floresta Amazônica é um dos principais problemas ambientais do mundo atual. Este desmatamento causa extinção de espécies vegetais e animais, trazendo danos irreparáveis para o ecossistema amazônico. Estima-se que, se nenhuma providência for tomada, em 40 anos a Amazônia estará totalmente desmatada. 
 Estatísticas como estas, nos mostram que é de suma importância entendermos que nossas ações podem causar danos irreparáveis para o planeta, a intervenção do homem na natureza foi por muitos anos devastadora, muito já foi destruído, degradado e poluído. Nosso ar já não é o mesmo, nosso clima não é mesmo, e nossa qualidade de vida certamente também não, estamos enfim, nos deparando com as consequências dessas ações e precisamos frear isso. 
 Por isso fazer a nossa parte é tão importante, mesmo que em um todo pareça muito pouco, mesmo que muito já tenha sido perdido e degradado. Ações sustentáveis, que nos ajudem a interromper a ganância do homem sobre nossas riquezas naturais são mais do que nunca necessárias. E nós educadores temos ainda mais chances de ajudar nosso planeta, trabalhando formas de criar em nossas crianças uma consciência ecológica, aliás, crianças são ótimas ferramentas para serem trabalhadas a favor do meio ambiente, elas se engajam e são capazes de engajar a família toda. Por isso devemos continuar batendo nestas teclas, afim de garantir que nossas crianças possam desfrutar de recursos naturais no futuro.
Referências
Pedagogia da terra: Eco pedagogia e educação sustentável, Moacir Gadotti, 2001.

Outros materiais