Buscar

APANHADÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
01 – Abaixo, apresentamos itens relacionados ao planejamento de uma aula com vídeo:
I – Ao explorar um vídeo, devem-se fazer analogias com outras concepções, métodos, técnicas e resultados que já foram ou podem ser explorados na sala de aula.
II – O vídeo pode ter a função de apresentar conceitos novos ou já estudados no sentido de motivar o aluno, despertar a curiosidade e o interesse.
Diante dos itens apresentados, indique quais estão definidos corretamente:
D) I e II
2 – A estudante Aline Cristina, do curso de pedagogia, observa, durante seu estágio, que a professora leva para a sala de aula uma televisão e um aparelho de DVD. A professora, em silencio, pega o seu filme na sua bolsa, insere o vídeo no equipamento e inicia a transmissão. Os alunos, paralisados, começam a assistir ao filme. Duas aulas depois, o vídeo se encerra e a professora, calada, retira seu DVD e sai da sala, apenas despedindo dos alunos. O filme exibido é atual, recente e a estudante tenta relaciona-lo com o conteúdo programático, mas não encontra nenhuma ligação. No próximo dia, a professora não faz nenhum relato, não fala nada e apenas pergunta: “Gostaram do filme?”
Embora a professora tenha utilizado um recurso tecnológico, podemos afirmar que os filmes e vídeos devem ser usados:
I – Para fazer analogias com outras concepções, métodos, técnicas e resultados que já foram ou podem ser explorados em sala de aula.
II – Para ter a função de apresentar conceitos novos ou já estudados, no sentido de motivar o aluno, despertar a curiosidade e o interesse, além de transmitir as ideias básicas relacionadas com o conteúdo da aula.
III – Como complementação dos conceitos/ conteúdos de forma textual. O texto pode ser mais linear, detalhado e acrescido de exercícios de fixação e aplicação. Vídeos e textos devem se complementar mutuamente.
Dentre os itens apresentados, qual está correto?
C) I, II e III.
3 - “No artigo Ensinando com a Internet, de Carolina Costa, aprenda a lidar com uma das ferramentas que podem fazer a diferença na sua aula”.
Com base na sentença, analise as proposições:
I – Troque e mails com outros educadores, realize atividades com outras cidades e, até mesmo, com outro país para conhecer a cultura, as tradições, a geografia etc.
II- Convide um profissional especializado para dar uma palestra e mostrar aos alunos como desenvolver um site.
III – Em vez de pedir um trabalho impresso, sugira que os alunos construam uma pagina (site) com o conteúdo estudado.
IV – Verifique se todos os alunos ou pais dos alunos possuem e-mail. Se não, crie um endereço eletrônico, afinal, é de graça. A partir dai, professores e alunos podem manter contato por meio desta ferramenta.
A alternativa que contém, respectivamente, as atividades sugeridas pela articulista são: 
E) I, II, III e IV.
4 – Dentre os softwares apresentados abaixo, defina os que são aplicativos e os que são sistemas operacionais:
I – Word
II – Windows 
III – Excel
IV – Kurumim
V – Opera
Selecione a alternative correta:
Os itens I, III e V são aplicativos e os itens IV e II são sistemas operacionais.
5 – A empresa de informática Zacariotto visitou uma escola e realizou uma proposta de fornecer gratuitamente um Link de internet para que fosse possível, após sua instalação, fornecer serviços de direcionamento de mensagens, de comunicação e compartilhamento de documentos, uma área para discussão de temáticas, extração, formatação, apresentação de informações elementos gráficos e vídeos. Todos esses, utilizando links de hipertexto. 
Dentre as alternativas abaixo, selecione quais foram os serviços indicados pela empresa:
Correio eletrônico, www e grupo de discussão.
6 - Sobre o comportamento do profº em relação aos recursos tecnológicos utilizados, pode-se afirmar que:
I – Para garantir aprendizagens significativas, o professor precisa considerar a experiência prévia dos alunos em relação ao recurso tecnológico que será utilizado e ao conteúdo em questão e ainda organizarem as situações de aula em função do nível de competência dos alunos.
III – Utilizar recursos tecnológicos não significa utilizar técnicas simplesmente e não é condição suficiente para garantir a aprendizagem dos conteúdos escolares. Por isso, é fundamental criar um ambiente de aprendizagem em que os alunos possam ter iniciativas, problemas a resolver e possibilidades para corrigir erros e criar soluções pessoais.
Assinalando as alternativas, conclui-se que:
A) I e III estão corretas
7 – Desde 1981, iniciou-se o projeto de informática educativa no Brasil, pela PEI (Politica de Informática Educativa do Governo Federal), com o objetivo de inserir o computador no processo de ensino-aprendizagem. Em 2010, mais de 6,6 mil tele centros foram instalados, dotados de dez computadores, central de monitoramento e acesso á internet. Com esses laboratórios, o que podemos dizer que o governo espera das escolas?
B)Familiarizar os alunos com a tecnologia e dar a possibilidade para que sejam desenvolvidos projetos pedagógicos com o uso da tecnologia como ferramenta de apoio didático.
8 – Uma professora relatou que em uma das reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) em sua escola ocorreu um debate fervoroso. A questão acalorada se dirigia aos papeis da direção, da coordenação pedagógica e dos professores perante o uso da tecnologia. A direção relatou que a problemática não era do conceito administrativo nem da coordenação pedagógica, mas dos professores e relatou:
“Pagamos um curso de informática para que aprendessem a utiliza-la e se virassem com a metodologia. É papel do professor definir isso.”
Diante do fato, podemos afirmar que:
I – A direção errou, pois sua função é vital no objetivo de disseminar o uso da tecnologia, facilitando e incentivando a integração nos planos de ensino, dando apoio aos professores e criando um ambiente mais propicio ao uso da tecnologia. Assim, direção, coordenação e professores poderão desenvolver uma proposta pedagógica coletiva com a utilização de recursos tecnológicos.
8 – No Jornal do Brasil, de 27 de dezembro de 2009, foi apresentado um artigo cujo foco era descrever a frequência do uso da tecnologia pelos professores em sala de aula. A pesquisa foi realizada em 400 escolas publicas que possuem computadores, em 13 das capitais brasileiras. Pode-se identificar que “a atividade mais realizada pelo professor com seus alunos é editar, digitar e copiar conteúdos”. Neste caso, nada mudou, apenas trocou-se a lousa, o giz e o caderno pelo computador.
Levando em conta o artigo, podemos afirmar que:
Os professores não estão preparados para utilizar a tecnologia como ferramenta de apoio pedagógico.
9 – Para ter sucesso com o uso da tecnologia educacional, é necessária:
A participação de todos.
10 – Um aluno, em busca de uma escola de ensino médio, se depara com um cartaz de propaganda com os seguintes dizeres: ”estude em nossa escola, ela conta com inglês, espanhol, Datashow, laboratório de informática de ultima geração, lousa eletrônica, biblioteca e reforço aos sábados.” Diante do cartaz, qual é a educação que se pode ter em relação á escola?
I – Podemos afirmar que a escola é informatizada e que trabalha com educação e tecnologia em seus projetos pedagógicos.
III – Ter os laboratórios de informática já diz que os alunos terão atividades de informática educacional e de construção de conhecimento.
Dentre as afirmativas apresentadas, selecione as falsas:
D) I e III.
11– Demo (2009 p.55-56) afirma que a Pedagogia está “atrasadíssima” em relação aos avanços das tecnologias, assim como a questão da autoria e de novas pretensões pedagógicas favoráveis ao ensino. No entanto, enfatiza que “novas tecnologias são tão fundamentais que não podem ser apenas engolidas”?
A) O autor quer dizer que é preciso questionar as expectativas diante da internet, em especial da WEB 2 0 distanciando-sede posturas acríticas sobre esse tema.
12 – Para copiar o conteúdo de um site, como um texto ou uma imagem, basta que o usuário execute as seguintes tarefas:
A)Marcar a área a ser copiada digitar Ctrl+C abrir o local a ser inserido e digitar Ctrl+V.
13 – Sobre o uso das tecnologias na educação, podemos dizer que:
II – A escola necessita utilizar os instrumentos tecnológicos acessíveis.
IV – A tecnologia auxilia a pratica pedagógica do docente, no entanto ela não garante o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
A)Apenas as alternativas II e IV são corretas.
14 – A tecnologia influencia na aprendizagem do aluno, tomando-o:
E)Um cidadão critico
15 – Ao utilizar os recursos de informática, estes devem ser pré-planejados, de acordo com os conteúdos, e escolhidos quais serão os programas de computadores adequados para o desenvolvimento pedagógico. Assim, a tecnologia desempenha apenas o papel auxiliar de ensinar, de trabalhar e de ensinar e aprender. Para não correr riscos, Valente afirma que o uso da tecnologia deveria seguir alguns pontos fundamentais. Das alternativas abaixo, qual está incorreta?
E)Criar condições para que a tecnologia seja o próprio objeto de aprendizagem, de forma que o computador possa ensinar o aluno passo a passo, mesmo sem a presença do professor.
16 – Luzia, a coordenadora pedagógica de uma escola de 1ª a 5ª série, recebeu uma proposta da ONG Viver. Nela a entidade está propondo uma parceria com a escola e apresentou uma proposta “nova”, voltada para a educação com tecnologia. A proposta é o trabalho de tiras, charges e quadrinhos que serão desenvolvidos, relacionados ás matérias e ao cotidiano dos alunos e ao seu regionalismo.
A coordenadora pedagógica, diante da proposta, deve informar a ONG que:
C)É possível a sua implementação, pois o próprio MEC recomendou o uso das tiras em língua portuguesa para conteúdos disciplinares de 1ª a 5ª série.
17 – Analise a figura e leia o texto que segue:
(...)Na distribuição por regiões, o que se observa da pesquisa é que o Sul do país é a região que mais a rede, com 24% de pessoas online, seguido do Sudeste (23%), Norte e Centro-Oeste(17%) e, finalmente do Nordeste(10%)”Folha de São Paulo,2001).
Com base na figura e no texto, pode-se afirmar que o acesso ás tecnologias de informação e comunicação:
E)Promovem exclusões decorrentes de carências econômicas e escassez de politicas publicas.
18 – A “computação na nuvem” é uma das novidades tecnológicas que tem movimentado empresas, escolas e pessoas. Dentre os itens abaixo, selecione a alternativa que corresponda ao termo ”computação na nuvem”.
C)São serviços on-line em que o usuário pode armazenar uma serie de documentos, textos, imagens, planilhas e apresentações.
19 – Analise a figura e leia o texto que a segue:
“A incorporação de tecnologias nas atividades pedagógicas é acompanhada de muitos mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade. O uso de tecnologias não se reduz a ‘apertar teclas’ e digitar textos tampouco pode ser confundido com aplicação de técnicas que substituem ou diminuem a atividade mental das pessoas”.
Analise as alternativas abaixo e indique aquela que apresenta outro “mito”:
C)A incorporação de novas tecnologias na pratica de sala de aula pode substituir os professores em muitas circunstancias.
20 - Uma escola da rede publica de ensino acabou de receber um laboratório novo de informática. Apenas um software veio instalado nos novos equipamentos, que é o responsável pelo funcionamento do microcomputador. Qual é esse software? 
A) Sistema operacional
21 - Durante uma reunião da Secretaria de Educação, a diretora Edna apresentou o novo blog da escola. Toda feliz, relatou os itens constantes do site e disse que, a partir deste momento, estava de portas abertas á comunidade. Eufórica, dirigiu-se ao quadro e destacou os seguintes itens constantes do seu blog: 
Analizando os itens apresentados, quais deles não deveriam estar em um blog de escola?
III- Dados dos alunos, e-mail e fotos. 
V- E-mail dos professores e fotos de cada um deles.
IV- Telefone pessoal de cada um dos professores.
D) III, IV e V.
22 - A implementação de microcomputadores na biblioteca da escola é de vital importância, pois eles permitem que a pesquisa extrapole os livros e comportam uma interação com outras cidades, estados, países e, até mesmo, costumes. Quais são os itens necessários ao micro para que isso ocorra?
I – Internet.
II – Atalhos para os principais museus e bibliotecas.
III – Links de outras escolas, faculdades e centros de educação.
IV – Repositórios de matérias para que os alunos possam copiar as informações.
E)Os itens I, II, III e IV.
23 - Duas professoras estavam conversando no corredor e contextualizando sobre o problema do laboratório na escola: “A escola tem um monitor de informática. Dessa forma, qual seria o papel dele no laboratório quando levamos nossos alunos?”
Dentre os itens abaixo, selecione qual é o papel do monitor no laboratório:
B)Acompanhar o professor, orientar e supervisionar os usuários(alunos), observando quais são seus acessos.
24 - Dentre os sistemas operacionais apresentados abaixo, indique qual possui o código-fonte de diversos programas aplicativos livres (sem qualquer custo para os usuários):
C) Linux Kurumin.
25 - Um grupo de criança estava desenvolvendo em laboratório um projeto com a linguagem logo. No projeto, o aluno movimenta os comandos do software e vai construindo desenhos e instruções passo a passo. Programando, eles criam uma série de atividades e vão aprendendo e ensinando o computador a realizar tarefas.
Qual foi o método adotado pela professora para trabalhar com os alunos, segundo o escritor Jonassen?
C) Aprender por meio da tecnologia.
26 – No ano de 2009 foi realizado um estudo nas escolas do interior paulista dotadas de laboratórios de informática. Os professores responderam aos questionários sobre como eram utilizados os laboratórios de informática e quais eram os seus objetivos. Após a realização do estudo, foi apresentado o que era necessário para que a tecnologia educacional fosse adotada como ferramenta pedagógica. A estas necessidades, foi dado o nome de “pilares da educação com tecnologia”. Dentre os itens apresentados, quais correspondem aos pilares?
C) Estrutura física, direção, coordenação pedagógica, professores e contextos pedagógicos.
27 - Durante todo curso de Pedagogia, Ana Laura teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções e teorias relacionadas á tecnologia educacional. Dentre elas, foram apresentadas duas formas de trabalho de educação com tecnologia: uma intitulada de instrucionista e outra de construcionista. Assim, podemos afirmar que:
A) Na forma instrucionista, o microcomputador e o software assumem o papel de ensinar o aluno.
28 - O Google Agenda é um software aplicativo, disponível na internet e gratuito. Para ser utilizado, é necessária a criação de uma conta de e-mail. Dentre as vantagens do Google Agenda, podemos citar a sua total integração com o e mail e a criação de múltiplas agendas, que podem ser usadas para grupos de usuários, assim, a cada nova inserção na agenda ou novo acontecimento, será remetido um e mail para cada um dos usuários cadastrados, permitindo total controle e gestão dos agendamentos. Dentre os e-mails apresentados abaixo, qual é o necessário para a ativação de tal agenda?
Gmail
29 - No contexto educacional as tecnologias devem favorecer a construção do conhecimento e promover novas formas de raciocínio e interpretação da realidade.
A partir desta afirmativa, qual alternativa está correta quanto ao papel das tecnologias na prática docente?
A) Anterior as tecnologias em informática o ensino era insatisfatório e os alunos saiam das escola sem dominar habilidades e conhecimentos específicos necessários.
30 - Aolongo da produção de um trabalho no Word, é muito importante a preocupação em salva-lo, pois só assim se evitará sua perda. Sobre este procedimento, assinale a única alternativa incorreta:
D) Só existe uma única possibilidade de salvar o documento clicar no ícone, na margem superior esquerda, representado por um disquete.
31 – Sabemos que a sociedade passou por inúmeras mudanças no âmbito econômico, politico e, consequentemente, educacional. Para atender as novas exigências da sociedade, a inclusão digital se fez presente nas escolas por qual fator determinante?
C)Melhorar a qualidade de educação básica no país e preparar jovens para as novas demandas sociais.
32 – Um modelo ideal de capacitação a ser seguido consiste naquele que, promovendo as atitudes de desmistificação do uso do microcomputador, diminui a resistência á informática e quebra o ceticismo em relação às contribuições do microcomputador na educação, o que pode ser conseguido através de debates seminários. Também é recomendável que cada país, a exemplo do Brasil, pesquise formas próprias de formação dos professores, ao invés de simplesmente importar soluções em outras culturas.
D) É necessário investir na capacitação docente para atuar com os microcomputadores nas escolas, analisar a realidade brasileira com base nesta, pensar em formas para solucionar os problemas existentes nas escolas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

200 pág.
Recursos computacionais

EE Colegio Estadual Mimoso Do Oeste

User badge image

Daniela Santos

Perguntas Recentes