Buscar

Provas do 4º estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

��UFCG/CCT/ U.A. Física
Física Geral I - 13.2 - Reposição 3o Estágio - 11/04/2014���Profa Daisy Q – X ���Aluno (a) _____________________________________ ____ Mat: _________��
RESOLVA 5 DAS 6 QUESTÕES, JUSTIFICANDO-AS
Quando tratamos o movimento de translação da Terra podemos considerá-la como uma partícula? E quando tratamos o seu movimento de rotação, podemos considerá-la como uma partícula?
Acreditamos que nossa galáxia foi formada a partir de uma enorme nuvem de gás. A nuvem original era maior do que o presente tamanho da galáxia, era mais ou menos esférica, e girava muito mais lentamente que agora. No esboço abaixo, ilustramos a nuvem original e a galáxia como está agora (vista de perfil).
Por que agora ela gira mais rapidamente que quando ela era uma nuvem esférica maior? 
Se, durante a evolução da galáxia, a força gravitacional de atração entre as massas age no sistema, explique porque o momento angular da nossa galáxia permanece constante.
Em uma brincadeira “a valer” Dales e Gabriela jogam esferas, de mesmo raio e mesma massa, ladeira a baixo. Curiosamente, a de Gabriela sempre chega primeiro, dando-lhe a vitória. Eghon suspeita de uma “falcatrua”. Será que é?
Um iô iô demonstrativo é composto de um aro de raio 0,080m e massa 0,180kg com diversas voltas de fio enroladas sobre ele. Se a extremidade do fio fica fixa na mão e o aro é solto a partir do repouso calcule:
A tensão no fio enquanto o iô iô desce desenrolando o fio.
A velocidade angular do aro no momento que ele desceu 0,750m.
Uma Coruja de massa m cai do repouso do ninho situado a uma distância horizontal D do tronco da árvore aonde um roedor (criado nos porões da Royal Society of London) escondido a observava. O espírito científico do roedor o leva se perguntar “Qual a expressão que define o momento angular da Coruja em relação a mim para um tempo qualquer?”. Qual o torque de seu peso em relação a mim?
Um aro de raio 0.6 m e de massa 100 kg está a girar em torno do seu eixo. Num determinado instante a sua velocidade angular é de 175 rad/s. Sabendo que, devido ao atrito, a roda está sujeita a um torque de 10 Nm no seu eixo, calcule: 
o tempo que demora a parar. 
o número de voltas que dá antes de parar.
“O que é que há, velhinho?”
Pernalonga
Que a Pascoa esteja com vocês!
RESOLUÇÕES FEITAS NESTA PÁGINA NÃO SERÃO CORRIGIDAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais