Buscar

Atividade Contextualizada de Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Biofísica
Instituição: Faculdade Maurício de Nassau
Aluno: Deyse Valéria da Silva
Matrícula: 01193293
Curso: Nutrição
Modalidade: EAD 
Você está na sala de espera de seu oftalmologista para um exame periódico eletivo. Está distraído(a) lendo uma dessas “velhas” revistas de consultório. Em dado momento uma senhora de certa idade “puxa” conversa. Fala que está acompanhando a filha, que já está em consulta, e que sua filha tem muitos problemas pessoais, no trabalho e agora também de saúde. A senhora parece ter algo em torno de 65 anos. De acordo com ela, a filha tem tido problemas de visão que tem dificultado ela a ler. A filha teria lhe dito que está com miopia e hipermetropia, não conseguindo ver de perto e nem de longe. Durante a conversa, na qual você estava bastante atento(a), você pergunta se a filha da senhora tem por volta de 42 anos. Ela fica impressionada, pois a filha acaba de completar essa idade. Você completa dizendo que a filha já usava óculos. O que a mãe dela concorda.
PROBLEMAS DE CASO
1. É possível ter miopia e hipermetropia ao mesmo tempo?
2.Como você “adivinhou” a idade da filha? 
 
3. O que está acontecendo com a filha da senhora?
 
Bom, esse é um estudo bem interessante, pois estamos vendo ai duas patologias envolvendo a visão que atinge boa parte da população, porém cada doença tem sua característica. Para que o olho exerça seu papel é preciso que haja luz, entretanto, isso não basta se existirem alguns defeitos de visão. Por exemplo, pessoas com hipermetropia enxergam mal de perto. Nos míopes, é a visão de longe que está comprometida e quem tem astigmatismo vê tudo embaçado. A miopia é um distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes de chegar à retina. Por isso, quando falamos de miopia, podemos dizer que o indivíduo consegue enxergar tudo muito próximo e com bastante nitidez, porém os mais distantes são visualizados como se estivessem embaçados, ou seja, desfocados. Já a outra patologia, chamada de hipermetropia ocorre quando o olho é um pouco menor do que o normal, provocando uma focalização errada da imagem, que se forma após a retina. A hipermetropia é caracterizada também, pela diminuição do poder refrativo do olho, em função de alterações no formato na córnea ou no cristalino. 
Esses distúrbios são defeitos antagônicos e por esta razão, nunca aparecem juntos no mesmo olho. A miopia pode se desenvolver em pessoas, só que na infância ou na adolescência, então é possível saber a situação da paciente que usava óculos anteriormente. Já a outra doença, apresentada depois, a partir dos 40 anos, é o desenvolvimento a hipermetropia, que é muito conhecida como vista cansada. Por causa dele, pessoas que tinham visão normal até essa idade precisam de óculos para enxergar de perto e por isso, foi identificada tão facilmente a idade da paciente. Como dito anteriormente essa paciente está com um defeito na córnea e no formato do globo ocular. porque ambas são relacionadas ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele. 
.

Outros materiais