Buscar

Prova Introdução a Eng.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Perfil do Egresso (em Engenharia Civil)
O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executa desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
2-O Que é Projeto de Inovação, ou também pode ser, O Que é Projeto de Evolução?
Inovação é aquele que surge da aplicação de conhecimentos anteriormente não experimentados. Normalmente é uma resposta a uma descoberta científica, que gera um novo conjunto de conhecimentos técnicos, cuja utilização pode romper com práticas tradicionais. Este tipo de projeto resulta em novos produtos que, por falta de conhecimento do desempenho de produtos análogos, correm maior risco de apresentar erros. 
Evolução é aquele que surge da adaptação ou variação de um projeto anterior. Este tipo de projeto pode surgir em resposta ao rápido desenvolvimento da tecnologia ou a descobertas científicas recentes. Por se ter conhecimento do desempenho do sistema anterior, o projeto por evolução apresenta menores riscos de falhas, tendo, entretanto, menores possibilidades de competição, por apresentar poucas novidades ao consumidor. 
3- identificação da necessidade de projeto
A necessidade é ausência percebida de algo que pode melhorar algum aspecto da vida das pessoas; 
Insatisfação com a situação presente ou solução atual; reduzir custos; aumentar a confiabilidade; melhorar a qualidade; aumentar o conforto; reduzir tempo; melhorar o desempenho; aumentar a vida útil; ganhar novas habilidades ou funções; reduzir o esforço, etc 
4- relacionar os 4 tipos de comunicação de resultado
Comunicação: pode ser feita de forma oral ou escrita, entre cliente e consumidor. 1)memorial descritivo 2)memorial de cálculo 3)cronogramas 4)orçamento.
5- Enumerar as etapas de um projeto
1. Identificação da Necessidade (problemas a equacionar e resolver) 
2. Definição do Problema (delimitação da necessidade) 
3. Coleta de informações (dados d o problema, das possíveis soluções , das condições) 
4. Análise das informações (seleção de dados + relevantes) 
5. Concepção de soluções (caminhos que podem resolver o problema ou parte dele) 
6. Teste do projeto ( se alguma solução atende o problema) 
7. Comunicação do resultado (dar conhecimento da solução e forma de uso) 
8. Implementação (produção da solução
6- vai ser de ordenar os textinhos
7- Qual o salário do Engenheiro
Observação: O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%.
OBS:
LEGISLAÇÃO PERTINENTE 
Lei 5.194/66. 
Resolução CNE/CES 11/2002.
Órgãos Consultivos
Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC)

Outros materiais