Buscar

Equipamentos e utensílios são importantes para o desenvolvimento do serviço em gastronomia hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Equipamentos e utensílios são importantes para o desenvolvimento do serviço em gastronomia hospitalar, além de fazer parte do patrimônio da empresa. No que se refere a este tema marque a alternativa CORRETA:
		
	
	O uso do sistema Cook Chill possui um custo mais elevado devido ao treinamento constante da mão de obra.
	 
	O sistema de distribuição e os padrões de cardápios influenciam o dimensionamento de equipamentos em cozinhas hospitalares.
	
	Fardamento e gêneros alimentícios são considerados como material permanente porque conservam o valor patrimonial e não perdem a sua identidade física.
	
	Fogões, liquidificador, caldeirões, batedeira, são equipamentos de apoio em uma UAN.
	
	Os materiais de consumo apresentam uma durabilidade mais que 2 anos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408328659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das formas de viabilizar a gastronomia hospitalar é através da implantação do sistema cook-chill. Sobre este sistema, assinale F para as afirmativas falsas e V para as afirmativas verdadeiras a seguir, e indique a sequência correta.
I. Os alimentos são transportados em temperatura controlada e esfriados nas copas antes da distribuição para os pacientes para não queimar os pacientes.
II. Uma das limitações do sistema cook-chill é não permitir o controle do tempo e temperatura dos alimentos.
III. As refeições são produzidas em uma UAN (cozinha central) e transportadas para outros locais (cozinhas satélites), onde os alimentos serão reaquecidos e porcionados.
IV. Este sistema não exige funcionários treinados.
		
	
	F - V - V - V
	
	V - F - V - F
	 
	F - F - V - F
	
	V - F - V - V
	
	V - V - V - F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408307763)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os utensílios essenciais para o serviço de alimentação e nutrição, encontram-se os utensílios para homogeneizar. A respeito destes utensílios assinale a alternativa correta:
		
	
	A colher de pau ainda é a melhor opção na hora de cozinhar, mas deve ser bem higienizada. A madeira úmida não traz nenhum perigo de proliferação de microrganismos.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	As colheres de plástico não são perigosas quando aquecidas, pois o plástico é um material resistente as temperaturas de cocção.
	
	Utensílios tais como garfos para cozinhar em panelas de teflon são excelentes escolhas, pois não arranham o material das panelas.
	 
	As espatulas de silicone são úteis no preparo dos alimentos, porque evitam descascar as panelas, como as de teflon.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407316568)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Decorar pratos é uma tendência da gastronomia moderna que vem conquistando espaço na área hospitalar. Deste modo, marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	
	O uso de frutas e hortaliças na decoração dos pratos é uma perda de tempo e de dinheiro para os serviços de alimentação hospitalar.
	
	A decoração comestível não aumenta o valor nutritivo da preparação.
	
	Qualquer pessoa pode consumir as folhas comestíveis.
	 
	Criatividade, uso de técnicas, equipamentos e utensílios de cozinha adequados permitem a decoração de pratos melhorando a aparência das preparações servidas.
	
	Os condimentos não podem ser utilizados em decorações comestíveis.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408275138)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à gastronomia hospitalar, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Os desafios da gastronomia nas dietas hospitalares são identificados em diferentes aspectos, que vão desde a identificação precisa de necessidades e expectativas dos clientes/pacientes até a tradução mais fidedigna em produtos saudáveis, nutritivos, atrativos, saborosos e, principalmente, que colaborem para a manutenção e (ou) recuperação do estado nutricional.
	
	Entre os diversos aspectos envolvidos, ignoradas as necessidades terapêuticas, os cardápios e as dietas hospitalares devem respeitar os hábitos alimentares dos pacientes, o direito de escolha do paciente, o direito do paciente ao diálogo com o responsável pela administração pelo serviço e à informação relativa à alimentação que lhe é servida.
	
	A competitividade deve ser o único propósito de uma unidade de alimentação e dietética para integrar princípios dietéticos com a gastronomia.
	
	O atendimento coletivo é o grande diferencial para o alcance do conceito de gastronomia hospitalar, respeitando os hábitos regionais, sem, contudo, perder o equilíbrio nutricional.
	
	É indispensável que os cardápios sejam nutritivos, de boa aparência e sabor, sanitizados, de difícil preparo e de custo elevado.

Outros materiais