Buscar

O ovo está entre os oitos alimentos mais alergênicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ovo está entre os oitos alimentos mais alergênicos. A alergia à sua proteína é a segunda mais comum em crianças. O tratamento está baseado na exclusão total do ovo da dieta. Sobre a utilização do ovo nas preparações culinárias, marque a alternativa incorreta.
		
	 
	A gema do ovo é responsável pela emulsificação de preparações como cremes, mingaus e molhos. Em preparações restritivas deve ser substituído por amido de milho.
	 
	A clara é responsável pela aromatização e coesão de massas. Essa característica pode ser facilmente substituída pela albumina industrializada, que possui menor teor alergênico.
	
	A linhaça pode ser utilizada como substituto para o ovo na função de coesão (dar liga)
	
	Féculas de batata, aveia e farinha de mandioca podem ser utilizados para conferir liga em hambúrgueres e almôndegas em substituição ao ovo
	
	O vinagre branco pode ser utilizado como opção para auxiliar no crescimento de massas em substituição do ovo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407316533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para implantar um serviço de gastronomia hospitalar adequado buscando atender as necessidades dos clientes internos e externos, é de fundamental importância a contratação de um nutricionista. Deste modo, marque abaixo a alternativa CORRETA que retratar o papel deste profissional nessa área:
		
	
	O desenvolvimento de preparações dietéticas e novos produtos para as dietas restritivas é responsabilidade do chef de cozinha.
	
	A realização de concursos de receitas entre equipes de colaboradores só pode ser organizada pelo setor de RH do hospital.
	
	Não é da competência do nutricionista desenvolver o benchmarking através de visitas externas.
	 
	O nutricionista deve investir recursos para finalizar os pratos através do uso de produtos processados e semiprocessados na montagem da cozinha.
	
	O nutricionista não precisa criar projeto de calibração de degustadores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408328648)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As alergias alimentares estão associadas ao reconhecimento inadequado de substâncias inofensivas pelo sistema imunológico que se tornam alérgenos. Diante do exposto, marque abaixo a alternativa CORRETA:
		
	
	O cardápio para tratar alergia à proteína do leite e intolerância à lactose não pode ser o mesmo.
	
	Linhaça, pinholes, gergelim, sementes de abóbora ou girassol não são indicados para substituir as sementes oleaginosas para indivíduos alérgicos.
	
	Quem possui alergia a oleaginosas pode consumir esses frutos assados.
	
	Quando um indivíduo alérgico a um alimento torna-se sensível a outro alimento isto não se caracteriza por reação alérgica cruzada.
	 
	Para quem tem alergia ao ovo, o leite, creme de leite ou gelatina podem ser utilizados para dar brilho as preparações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407316625)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as frases abaixo sobre qualidade em atenção a saúde, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e escolha a alternativa correta:
(  ) Na tentativa de amenizar o sofrimento dos clientes de saúde devido à internação, surgiu a prática da hotelaria hospitalar.
(  ) A estrutura do hospital hotel é a mesma de um hotel com objetivos de hospedagem humanizada melhorando o atendimento ao paciente.
(  ) Na hotelaria hospitalar os pacientes são considerados hóspedes enfermos, por isso requerem atenção especial em relação à saúde com um ambiente mais acolhedor para os mesmos e suas famílias.
(  ) A hotelaria pode contribuir para o desenvolvimento estético do hospital, tanto a recepção como as áreas sociais, os corredores dos apartamentos, hall de elevadores etc; podem parecer com a estrutura de um hotel.
(  ) A área de nutrição, coordenada por uma nutricionista-chefe que trabalha com critérios técnicos peculiares (dietas) e presta serviços só e exclusivamente às pessoas enfermas servindo refeições apenas para esses pacientes.
		
	
	F, V, V, V, F
	 
	V, V, V, V, F
	
	V, V, F, V, F
	
	V, F, V, V, F
	
	V, V, V, F, F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408205994)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para implantar um serviço de Gastronomia Hospitalar em um hospital, é de fundamental importância a contratação de um nutricionista. Qual alternativa abaixo corresponde verdadeiramente a função deste profissional?
		
	
	Nenhuma das afirmativas anteriores.
	
	O nutricionista não precisa aplicar métodos de avaliação de aceitação das preparações.
	
	A confecção de atividades educativas com a equipe de colaboradores só pode ser organizada pelo setor de RH do hospital.
	
	Não compete ao nutricionista conhecer e visitar os fornecedores de gêneros alimentícios.
	 
	Compete ao nutricionista, o desenvolvimento de preparações dietéticas e novos produtos, principalmente para as dietas restritivas, em conjunto com o chef de cozinha.

Outros materiais