Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 5

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	Aluno(a): ALESSANDRA 
	
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	Ref.: 201703303142
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio _______________
		
	
	assimilação - sensório-motor
	
	adaptação - pré-operacional
	
	permanência do objeto - pré-operacional
	
	acomodação - pré-operacional
	 
	permanência do objeto - sensório-motor
	
	 
	Ref.: 201702207153
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um pai procura a professora pedindo para conversar particularmente sobre seu filho. Segundo o pai, Vitor, com 5 anos de idade, tem apresentado um comportamento estranho em casa: gosta de brincar de bonecas e usar roupas femininas. Aflito, o pai pergunta se ele tem apresentado as mesmas preferências na creche, pois um dia o filho chegou em casa se queixando que os coleguinhas não quiseram brincar com ele, alegando que ele era "menininha". O que a professora pode responder para esse pai se ela se fundamentar na teoria do desenvolvimento psicossexual elaborada por Sigmund Freud?
		
	 
	Pode explicar que ele está na fase fálica, portanto, deseja conhecer o universo masculino e feminino, por isso, utiliza as roupas femininas e gosta de bonecas.
	
	A professora pode dizer que Vitor tem uma tendência anormal de se vestir de mulher e esse comportamento atrapalha a sua socialização com os colegas que não o aceitam.
	
	Explicaria que alguns desvios da sexualidade devem ser tratados na primeira infância, caso contrário, podem comprometer a sexualidade saudável e normal do adulto.
	
	Explicaria que quanto mais proibir a utilização de objetos femininos, mais Vitor vai se interessar por eles. Neste caso, o pai deve colaborar comprando e participando das brincadeiras de bonecas bem como das sessões de maquiagem com o menino.
	
	A professora confirmaria a preocupação do pai dizendo que Vitor deve ser repreendido de forma bastante severa para esquecer essas preferências homoeróticas.
	
	 
	Ref.: 201703241325
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Skinner dedicou-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Este autor elaborou a abordagem:
		
	
	humanista
	
	construtivista
	
	cognitivista
	 
	comportamentalista
	
	interacionista
	
	 
	Ref.: 201702768135
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As principais teorias que defendem o desenvolvimento ocorrem por etapas são ilustradas a partir de estágios. São Estágios Psicossociais e seu autor:
		
	 
	Confiança, autonomia, iniciativa, produtividade, identidade, intimidade, geratividade e integridade. Autor Erik Erikson
	
	Condicionamento clássico, condicionamento operante, reforço e punição. B. Frederic Skinner
	
	Oral, anal, fálico, genital e latência. Autor Sigmund Freud
	
	Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Autor Jean Piaget
	
	Fisiológico, segurança, aceitação, estima e autorrealização: Abraam Maslow
	
	 
	Ref.: 201702207074
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Apoiando-se no pressuposto vygotskyano, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos. Leia as questões abaixo e assinale a que esteja coerente com o pensamento do autor:
		
	
	há uma supervalorização do papel do ensino e da escola, quando deles se espera a transmissão cultural e dos valores da sociedade, com o objetivo de preparar o aluno, moral e intelectualmente, para que assuma sua posição na sociedade.
	
	cabe à instituição escolar garantir a todos os alunos o acesso ao conhecimento, inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade própria, excluindo os portadores de necessidades educacionais especiais.
	
	cabe à escola a função de promover o indivíduo a patamares superiores de conhecimento, sem levar em conta as condições sociais, cognitivas, culturais e econômicas, presentes num dado momento histórico.
	 
	sabendo que aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, cabe à escola se adiantar ao desenvolvimento, ou seja, planejar, buscando dirigir-se às funções psicológicas que estão em via de se completarem.
	
	sendo a tarefa principal da educação contemporânea criar condições de ensino frente às exigências sociais, cabe à escola restringir a transmissão de conteúdos, pois o aluno precisa garantir o conhecimento acumulado historicamente na sociedade.
	
	 
	Ref.: 201702954603
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Se essa consequência for desagradável, a frequência do comportamento vai diminuir . Skinner conceituou esse tipo de consequência como
		
	
	operante
	
	resposta
	
	estimulo
	
	reforço
	 
	punição
	
	 
	Ref.: 201703241314
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Considerando os estágios de desenvolvimento da teoria de Jean Piaget, relacione a Coluna A com a Coluna B:
	   COLUNA A
	  COLUNA B
	  1. Período: Sensório-motor
	  (  ) Ocorre a função semiótica, que permite o surgimento da linguagem. O desenvolvimento do pensamento acelera. É a fase dos famosos ¿porquês¿. Ainda tem fala imitativa.
	  2. Período: Pré-operatório
	  (  ) Auge do desenvolvimento da inteligência. Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. Passagem do pensamento concreto para o  formal, abstrato (realiza operações no plano das ideias).
	  3. Operatório concreto
	  (  ) A inteligência trabalha por meio das percepções e das ações. É uma inteligência eminentemente prática. A ausência da função semiótica é a principal característica deste período.
	  4. Operatório formal
	  (  ) Egocentrismo intelectual e social superado. Início da construção lógica (coordena de pontos de vista diferentes). Período em que o indivíduo consolida  as conservações de número, substância, volume e peso.
		
	
	       3, 1, 4, 2 
	
	         2, 1, 4, 3
	
	       4, 2, 3, 1
	 
	        2, 4, 1, 3
	
	1,  2, 4, 3
	
	 
	Ref.: 201702207080
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Duas professoras ministram aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e, ao ensinar Ciências, adotam procedimentos metodológicos bastante diferenciados, conforme descrito a seguir. A professora A realiza as atividades experimentais sugeridas pelo livro didático e só aceita como resultados dos exercícios as respostas que o Livro do Professor apresenta, sob o argumento de que experimentos científicos só admitem uma resposta correta. A professora B realiza os mesmos experimentos propostos pelo livro, porém enfatiza a provocação de conflitos e a contraposição de ideias; os resultados são discutidos e comparados com os de outros experimentos realizados em sala de aula e com resultados de pesquisas recentes divulgadas pelos meios acadêmicos e pela mídia. Procura, ainda, aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. Partindo dos estudos de Vygotsky, analise as duas afirmativas:
I) A professora B teve a proposta mais condizente com a teoria vygotskyana, trabalhando a articulação dos conceitos espontâneos aos conceitos científicos.
II) De acordo com Vygostky, cabe ao professor promover a articulação dos conceitos espontâneos da criança com os científicos veiculados na escola, de tal forma que, de um lado, os conceitosespontâneos possam inserir-se em uma visão mais abrangente do real, própria do conceito científico, e, de outro lado, os conceitos científicos tornem-se mais concretos, apoiando-se nos conceitos espontâneos gerados na própria vivência da criança.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
		
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	 
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	as duas afirmativas são falsas.
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes