Buscar

Corrosão Atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: Físico Química II
Curso: Engenharia Química
Prof. Marcio Bomfim
Aluno: Rodrigo Andrade Silva Santos 
Atividade: Corrosão
A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo, que ocorre naturalmente sem que seja necessário fornecer energia, nela ocorrem transferências de carga ou elétrons através de uma interface ou eletrólito: são os casos de corrosão observados em materiais metálicos, quando em presença de eletrólitos, podendo o eletrólito esta solubilizado em água ou fundido. Na corrosão eletroquímica, os elétrons são cedidos em determinada região e recebidos em outra, aparecendo uma pilha de corrosão. É composto por 3 etapas principais: processo anódico – passagem dos íons para a solução, é nesta área que ocorre a corrosão; deslocamento dos elétrons e íons – observa se a transferência dos elétrons das regiões anódicas para as catódicas , pelo circuito metálico e uma difusão de anions e cátions na solução; processo catódico – recepção de elétrons, na área catódica, pelos íons ou moléculas existentes na solução, na área catódica não ocorre corrosão, é a parte protegida do aço.Deve-se notar que os processos anódicos e catódicos são rigorosamente equivalentes: a passagem de um cátion para o anólito, solução em torno do anodo é acompanhada da descarga simultânea de um cátion no católito, solução em torno do catodo, não se produzindo acumulo de eletricidade. Como é seguida a Lei de Faraday, a intensidade do processo de corrosão pode ser avaliada tanto pelo numero de cargas dos íons que passam à solução do anodo como pelo numero de cargas dos íons que se descarregam no catodo, ou ainda pelo numero de elétrons que migram do anodo para o catodo.O produto de uma corrosão eletroquímica será formado pelos íons resultantes das reações anódicas e catódicas. Esses produtos insolúveis ocorrem no caso de meios neutros ou básicos; já no caso de meios ácidos ocorre a formação de sais solúveis, como cloretos e sulfatos. Vale também destacar a importância do eletrólito no processo de corrosão eletroquímica, embora muitas vezes não apareça no produto de corrosão o sal usado como eletrólito, é fundamental para se ter a corrosão.Isso explica a corrosão em atmosferas marinhas serem mais severas que as rurais. Verifica se então que na corrosão eletroquímica o metal se oxida num lugar, o oxidante se reduz em outro e o produto de corrosão se forma em regiões intermediarias, não apresentando, portanto, características protetoras.
Primeiramente já sabemos que a corrosão leva a diminuição da durabilidade e desempenho, a deterioração nos processos industriais levam ao desgaste do material, a variações químicas na composição, à modificações estruturais. E isso tudo acarreta a um aumento significativo dos custos em ter que fazer manutenções de processos de proteção nestes equipamentos que foram danificados por conta da corrosão. Preocupa se também a questão da segurança dos profissionais que rodeiam estes processos industriais, para que não ocorra paralisações acidentais e também visando a conservação de recursos. Por isso a importância do estudo da corrosão eletroquímica, precisamos esta com uma tomada preventiva a respeito deste assunto, para poder minimizar nossas perdas. Porque quanto mais avançado tecnologicamente esta um pais, mais elevado será o seu gasto com corrosão, a corrosão avança paralelamente ao desenvolvimento tecnológico e medidas de prevenção e combate não podem ser planos secundários.
Alguns problemas que ocorre devido a corrosão na indústria química é o trocadores de calor, com feixe de tubo de alumínio, a presença de pequenas concentrações de Cu2+ na água de refrigeração ocasiona, em pouco tempo, perfurações nos tubos; tubos de caldeira onde ocorre, em alguns casos, depósitos de cobre ou oxido de cobre.Isto porque a água de alimentação da caldeira pode conter íons de cobre, cobre metálico ou suas ligas. O cobre e suas ligas ou íons são originados, geralmente de contaminações na água de alimentação por substâncias usadas durante o processamento ou pelo emprego de rotores ou impelidores de bombas, feitos de bronze, que sofrem ação mecânica de erosão ou cavitação, sendo as partículas metálicas arrastadas para o interior da caldeira; tanques de aço carbono ou de aço galvanizado. A corrosão é ocasionada pela presença de cobre ou compostos originados pela ação corrosiva ou erosiva da água sobre a tubulação de cobre que alimenta o tanque. Por isso deve-se evitar sempre que possível, que um fluido circule por um material metálico catódico antes de circular por um que lhe seja anódico. Conforme foram apresentados alguns problemas relacionados a corrosão, existem também métodos que auxiliam a minimizar os efeitos da corrosão. Entre estes métodos é recomendável: uso de inibidores de corrosão; isolamento elétrico dos materiais de nobrezas diferentes – quando for inevitável a existência de grandes diferenças de potencial, deverá sempre ser especificada a colocação, nos pontos de conexão, de gaxetas, niples e arruelas não metálicas, como Hypalon, Neoprene, Teflon e Celeron, que agirão como isolantes; aplicação de revestimentos protetores – se for aplicado qualquer revestimento protetor, que alguns poderiam imaginar somente necessário para o metal funcionando como anodo, é recomendável a pintura também do catodo, evitando assim que, caso haja falha no revestimento do anodo, não fique uma pequena área anódica exposta a uma grande área catódica; estabelecer condições de relação área anódica/área catódica maior do que um auxiliado pelo fator econômico; proteção catódica; uso de materiais de nobrezas próximas – os metais selecionados, se possível, deverão estar localizados, na tabela de potenciais, o mais próximo possível. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Corrosão — Vicente Gentil — Almeida Neves Edit. Ltda. — 1970

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes