Buscar

AV História da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201305264861)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A definição para a Matemática ¿Moderna¿ buscou ¿o sentido de atualizar o ensino adequando-o às exigências de uma sociedade em pleno progresso técnico¿. Além de aliar a Matemática ao progresso técnico ¿moderno¿, em conformidade com a autora, também se refere às pesquisas recentes no campo da didática e da psicologia para o ensino da Matemática. Qual o foco norteador do Movimento da Matemática Moderna?
		
	
Resposta: O renascimento.
	
Gabarito: O foco norteador do Movimento da Matemática Moderna não foi apenas uma renovação curricular, porém, um momento de discussões, troca de ideias entre educação e sociedade, ciência e tecnologia. O movimento almejava tornar o conteúdo matemático escolar mais vinculado com o avanço tecnológico e assim contribuir para os progressos científicos da sociedade que estava em pleno desenvolvimento. O Movimento da Matemática Moderna contempla: valorização da intuição e do rigor; aprendizagem através da descoberta; valorização do papel do aluno; linguagem matemática e; simbologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201305264937)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sem levar em conta a simbologia de representação, qual a principal diferença entre o sistema de numeração egípcio e o sistema de numeração indo-arábico.
		
	
Resposta: o sistema de numeração egípcio possuia símbolos para os números 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000, daí se escrevia a partir desses números (por exemplo: 9 seria nove linhas que representava o 1), dificutando as operações matemáticas. Escrever 999.999 seria uma representação muito grande. Já o sistema indo-arabico é o sistema que utilizamos nos dias de hoje, números de 0 a 9. Com esse sistema foi possível realizar as operações matemáticas (principalmente multiplicação e divisão). O número zero facilitou muito essas operações.
	
Gabarito: Apesar de inúmeras diferenças, uma se destaca. O sistema de numeração egípcio é de agrupamento simples, ou seja, não importa a posição dos símbolos. No sistema de numeração indo-arábico, a posição de cada algarismo é fundamental, pois é um sistema de numeração posicional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305210352)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O quadrivium (do latim quatro e via: caminho, ou seja os "quatro caminhos") era o nome dado ao conjunto das seguintes quatro disciplinas:
		
	 
	Aritmética, Geometria, Astronomia e Música.
	
	Dialética, Geometria, Astronomia e Música.
	
	Aritmética, Geometria, Astronomia e Dialética.
	
	Aritmética, Dialética, Astronomia e Música.
	
	Aritmética, Geometria, Dialética e Música.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305210320)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como é conhecido o osso que tem três colunas de traços agrupados assimétricos. Tanto os números da coluna esquerda como os da direita são todos números ímpares (9, 11, 13, 17, 19 e 21). Os números da coluna esquerda são todos os números primos compreendidos entre 10 e 20, enquanto os da coluna direita consistem em 10 + 1, 10 - 1, 20 + 1 e 20 - 1. 
		
	
	osso do 1
	
	osso de cunha
	
	osso do Congo
	
	osso de cone
	 
	osso de Ishango
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305210333)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o filósofo que considera a Matemática como o modelo de todo o processo de compreensão (a Geometria é chave para se desvendar os segredos do Universo).
		
	
	Pitágoras
	
	Thales
	
	Arquimedes
	
	a)
	 
	Platão
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305210339)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sólidos platônicos são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. A sua designação deve-se a Platão, que os descobriu em cerca de 400 a.C. Estes sólidos foram adquirindo ao longo dos tempos diversos significados místicos. Kepler procurou extraórdinárias justificações para a associação de Platão entre poliedros e os Elementos. Qual elementp que Kepler associa ao CUBO:
		
	
	o Cosmos
	
	o Ar
	
	o Fogo
	
	a Água
	 
	a Terra
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201305110793)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A afirmação "o volume gerado pela rotação  de uma figura plana em torno  de um eixo que não a intercepta é igual ao produto da área da figura plana pela distância que seu centro de gravidade descreve durante o movimento" é descrita na "Coleção Matemática" de:
		
	
	Newton
	 
	Papus
	
	Arquimedes
	
	Leibniz
	
	Oresme
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201305115492)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1545, Girolamo Cardano publicou em latim um tratado intitulado de "Ars Magna" que é considerada um marco do início do período moderno da matemática, foi a partir desta obra que houve um grande impulso à pesquisa em álgebra. Esta obra apresenta:
		
	
	Soluções para raízes múltiplas em equações quadráticas.
	 
	As resoluções de equações de terceiro e quarto grau.
	
	Raízes de equações com números complexos.
	
	O Método dos fluxos.
	
	Os determinantes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201305210435)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cálculo das probabilidades é criado pelos matemáticos franceses ___________ e _____________ .
		
	
	Fermat e Tartaglia
	
	Peano e Pascal
	
	Fermat e Peano
	 
	Fermat e Pascal
	
	Tartaglia e Pascal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201305116377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao cálculo integral, podemos afirmar que:
I - O Cálculo Integral era visto separadamente por Newton e Leibniz: Newton via o Cálculo como geométrico, enquanto Leibniz o via mais como analítico.
II- Os trabalhos de Leibniz sobre o Cálculo Integral foram publicados em 1684. O nome Cálculo Integral foi criado por Johann Bernoulli e publicado pela primeira vez por seu irmão mais velho Jacques Bernoulli em 1690.
III - Aritmética do Infinito Fermat desenvolveu uma técnica para achar a área sob cada uma das, então chamadas, ¿parábolas maiores,¿ que era conhecida por Fermat, Blaise Pascal, Descartes, Torricelli e outros.
IV - As idéias de Bernoulli foram resumidas por Leonard Euler, na sua obra sobre integrais Euler daria continuidade ao estudo de funções - ainda prematuro na época.Foi Euler, entretanto, quem criou os fundamentos da Análise.
V - Hoje em dia o Cálculo Integral é largamente utilizado em várias áreas do conhecimento humano e aplicado para a solução de problemas não só de Matemática, mas de Física, Astronomia, Economia, Engenharia, Medicina, Química, por exemplo.
		
	 
	Todas afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativa I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa V é verdadeira.
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e V são verdadeiras.

Outros materiais