Buscar

PIM III contabilidade fundamentos da gestão financeira estatistica aplicada

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
PAMELA REGINA PEDACCE
RA: 1738026
 MAGAZINE LUIZA
PIM III
CIDADE SÃO PAULO
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
PAMELA REGINA PEDACCE
RA: 1738026
MAGAZINE LUIZA
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Gestor em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP 
CIDADE SÃO PAULO
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME PAMELA REGINA PEDACCE
RA: 1738026
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
PIM III
RESUMO
O presente projeto multidisciplinar apresenta como objetivo, traçar um paralelo entre o conhecimento teórico, adquirido por meio de pesquisas e das disciplinas aprendidas ao longo do semestre, e conhecimentos técnico-práticos, que visam oferecer um panorama que possibilita ao profissional o reconhecimento do cenário-problema de uma empresa, identificando seus pontos fortes e vulnerabilidades e detectando quais são as ações a tomar a fim de obter êxito na solução de possíveis problemas e ameaças e identificação de oportunidades. De modo que foi possível traçar este panorama sobre a empresa Magazine Luiza e lançar neste cenário a ótica da gestão financeira. A fim de adquirir o conhecimento necessário para a realização desse projeto, propõe-se o reconhecimento da situação econômico-financeira dessa empresa do segmento de varejo já consolidada no mercado brasileiro.
Palavras-chave: Fundamentos da gestão financeira. Contabilidade. Estatística aplicada. 
ABSTRACT
The present multidisciplinary project aims to draw a parallel between the theoretical knowledge acquired through research and the disciplines learned during the semester, and technical-practical knowledge, which aim to offer a panorama that enables the professional to recognize the scenario- identifying a company's strengths and vulnerabilities and identifying the actions to be taken in order to succeed in solving potential problems and threats and identifying opportunities. So it was possible to draw this panorama on the company Magazine Luiza and to launch in this scenario the perspective of financial management. In order to acquire the necessary knowledge to carry out this project, it is proposed to recognize the economic and financial situation of this company in the retail segment already consolidated in the Brazilian market.
Keywords: Fundamentals of financial management. Accounting. Applied statistics.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO										06	
1.1 Identificação da Empresa 								 06
2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA 					 09
3. CONTABILIDADE 					 13
3.1 Contabilidade da Empresa 							 16
3.2 Índices de Liquidez e Endividamento 						 19
4. ESTATÍSTICA APLICADA								 22
5. CONCLUSÃO 										 25
6. REFERÊNCIAS	BIBLIOGRÁFICAS 						 26
1. INTRODUÇÃO
O mercado atual, devido ao seu status altamente globalizado, encontra necessidade de que as organizações mantenham suas vantagens competitivas em alta, já que a demanda da concorrência neste cenário é inúmera. Neste contexto faz-se necessário também que as empresas encontrem inovações estratégicas, além de mudanças em seu modelo de gestão. Isto ocorre porque o âmbito mercadológico está mais exigente com relação aos modelos de gestão implantados pelas empresas, portanto, as organizações que se recusam a abandonar os métodos retrógrados acabam perdendo espaço neste mercado.
Em vista desse cenário, o presente projeto multidisciplinar conta com a possibilidade de traçar um paralelo entre a realidade empresarial e suas problemáticas inerentes, a fim de identifica-las e encontrar modo de solucioná-las, fazendo uso dos conhecimentos obtidos por meio das disciplinas estudadas ao longo do semestre. Para isso, será avaliada a teoria relacionada às disciplinas e as práticas econômico-financeiras de uma empresa real, no caso o Magazine Luiza pareceu adequado às propostas desse estudo.
Foi eleito como procedimento de pesquisa a aplicação de estudo de caso, que como explica Yin (2015) consiste em um dos métodos de pesquisa mais desafiadores para as ciências sociais. Sendo que, com frequência direciona o pesquisador a fenômenos contemporâneos, cujos servirão como objeto de análise. Assim, o autor explica o estudo de caso como uma das diversas maneiras de realização de pesquisa em estudos das ciências sociais.
1.1 Identificação da Empresa
O Magazine Luiza foi fundado em 1957, por Pelegrino José Donato e Luiza Trajano, que adquiriram uma pequena loja no centro de Franca, cidade do interior do estado de São Paulo. Até o final dos anos 1990 a empresa já tinha alcançado um crescimento significativo, o que ocorreu, sobretudo, devido à aquisição de pequenas cadeias perto de sua matriz. Crescendo de forma gradativa ao longo do tempo, a empresa ocupa, na contemporaneidade, lugar de destaque entre as principais empresas de varejo no Brasil, sendo, portanto, esse o seu segmento de atuação.
No momento atual, o Magazine Luiza toma como principais concorrentes o Grupo Pão de Açúcar, que é composto por redes de varejo como Casas Bahia e Ponto Frio. Isso porque, sobretudo as Casas Bahia, possuem público-alvo semelhante ao que é almejado pelo Magazine Luiza, cuja fatia de mercado objetiva alcançar pessoas de todas as classes, mas, especialmente das classes C e D, que possuem grande potencial de consumo. Um público que é igualmente explorado pelas Casas Bahia. Considerando o mercado de atuação dessas empresas, é possível entender que a indústria de varejo é sensível às flutuações das taxas de juros e à expansão e contração do crédito ao consumidor.
Sendo assim, em relação aos 4Ps da empresa, é possível entender que: produto – variedade em comércio varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; preço – formado considerando os concorrentes diretos no mercado e a renda das classes C e D, que são o público-alvo específico da empresa; praça – mulheres, entre 30 e 65 anos de idade, ativas no mercado de trabalho ou aposentadas, com renda própria e nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e ensino médio completo; e, promoção – campanhas de alta visibilidade e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio e internet), um exemplo é a “liquidação fantástica”, um dia em que a empresa oferece descontos de até 70% das 5 às 11 horas da manhã nas maiores lojas do Magazine Luiza. O êxito dessas ações em anos anteriores foi tamanho, que as filas formadas nas portas das lojas, tinham até 20 mil clientes aguardando. 
Missão: Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.
Visão: Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.
Valores e Princípios: Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização; Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum; Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa; Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas; Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País; Regra de Ouro: faça aos outros os que gostariam que fizessem a você.
Organograma
2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA
De acordo com Matiase Lopes (2002) alguns fatores podem ser determinantes para a gestão financeira, de modo que tais aspectos podem ser distinguidos através de pontos fortes e pontos fracos, que possuem impactos diretos nos resultados que a empresa apresenta. Viapiana (2001) complementa dizendo que, ainda que muitos aspectos possam contribuir para formar os pontos fortes e fracos de uma empresa, tal como as comunicações, gestão de pessoas, logística e demais vertente que podem impactar seus resultados.
Uma das principais causas que culminam no insucesso das empresas, sobretudo de micro e pequeno porte, é a falta de habilidade para lidar com a gestão financeira, sendo assim, o autor enfatiza que muitas destas empresas que resultaram em mortalidade precoce não seriam fadadas a este destino caso o planejamento financeiro fosse feito de maneira correta, assim como um controle coerente de fluxo de caixa.
Assim, de acordo com Golde (1986) o processo natural para uma empresa é que esta tenda a se esquivar do planejamento, uma vez que o documento pode significar que o administrador terá que lidar com determinadas incertezas sobre as quais não possui controle. Contudo, o autor ressalta que o planejamento é importante, já que sem ele as organizações tendem a se colocar em situações de perigo mercadológico, não detectando situações de ameaça, ou então negligenciando a atenção dada a estas.
Bem como não implementando ações de contenção imediata, que acabará desencadeando uma série de pequenas crises que, através do planejamento poderiam ter sido evitadas. Assim, quando há um planejamento desenvolvimento para o cenário da empresa, estes geralmente ocorrem em caráter de informalidade, como prossegue o autor, esta que se dá justamente por conta da falta de habilidade financeira da gestão envolvida em sua elaboração, abrindo espaço para a subjetividade.
Golde (1986) explica ainda que outra tendência do planejamento das empresas se encontra no volume de objetivos e nos procedimentos que serão realizados no período, seja anual ou mensal. Deste modo, as empresas devem considerar que, como o mercado onde se encontram passa por grandes e rápidas modificações, o planejamento não deve ser feito com validade muito extensa. Assim, o autor ressalta que, para micro e pequenas empresas – que são explicadas por conta de sua dominância no mercado brasileiro de negócios – o mais indicado é elaborar planejamentos que sejam revistos trimestral ou semestralmente. 
A ressalva que o autor faz para explicar o porquê disto não acontecer na prática, é que as empresas que lançam mão desta ferramenta, não o fazem para identificar oportunidades ou detectar e prevenir problemas e ameaças, mas sim para solucionar algum problema em caráter de urgência, quando este já está em níveis que afetam os resultados da empresa. Este fator que torna ainda mais enfática a importância do planejamento financeiro para empresas e suas constantes revisões.
Gitman (2012) destaca que a gestão financeira é importante em todas as modalidades de negócios, tanto de natureza familiar, não familiar, micro, pequenas, médias e grandes empresas, inclusos os bancos e outras instituições financeiras, bem como indústrias e empresas varejistas. Esta também é importante em operações governamentais e escolas. Tem a responsabilidade de buscar e utilizar efetivamente os recursos necessários, visando o funcionamento eficiente da empresa. Essa dualidade de responsabilidade leva a entender que as dimensões da gestão financeira são muito mais vastas e mais complexas do que a mera aquisição de tais recursos.
O autor completa dizendo que uma vez obtidos recursos, seja para ampliar a capacidade de produção, seja para financiar maior volume de vendas, ou para qualquer outra modalidade de aplicação, inicia-se uma série de medidas que a empresa precisa tomar com a finalidade de obter o maior e melhor rendimento possível, tendo sempre em mente sua responsabilidade perante a coletividade na qual existe, os funcionários que nela colaboram, bem como os proprietários e terceiros, fornecedores dos recursos necessários à empresa.
Todas as empresas demandam de uma estrutura para seu departamento financeiro, a fim de que a administração financeira seja ágil, competente e, especialmente organizada. O Magazine Luiza, embora seja um negócio de grande porte, mantém uma estrutura enxuta em seu departamento de administração financeira.
O mais importante é que a estrutura do departamento na empresa, segue de forma adequada o que propõem as premissas teóricas. De forma que, embora seja enxuta, funciona dentro de padrões de qualidade e desenvolvimento do trabalho. A estrutura do departamento financeiro na empresa, se forma da seguinte maneira:
Gitman (2012, p. 436) Afirma: “O planejamento financeiro é um aspecto importante das operações nas empresas e famílias, pois ele mapeia os caminhos para guiar, coordenar e controlar as ações das empresas e das famílias para atingir seus objetivos”. A empresa possui um plano financeiro de curto prazo, que se alinha ao seu planejamento estratégico, de modo que, devido à instabilidade da economia nacional, nos últimos anos a empresa optou por revisar anualmente as metas de gastos, ganhos e investimentos possíveis.
Assim, o planejamento financeiro da empresa é elaborado pelo setor de contabilidade, porém, ocorre em consonância com todos os demais setores que compõem o departamento financeiro da empresa. Por meio dos dados advindos desses setores e apresentados pela auditoria, são determinados os objetivos e metas financeiras por parte da alta administração. Com base nessas metas, o setor de contabilidade elabora o plano anual.
O planejamento financeiro do Magazine Luiza se enquadra como um planejamento de curto prazo (até dois anos), cuja preocupação é em gerenciar ativos de curto prazo ou circulantes, bem como passivos de curto prazo. Para elaborar esse planejamento é fundamental ter em conta informações: do ativo – disponibilidades, títulos negociáveis e contas a receber; e, do passivo – empréstimos bancários e contas a pagar.
Cada ação proposta do plano fica sob responsabilidade de algum setor do departamento financeiro. Ao final do período todos elaboram relatórios e seus resultados são submetidos novamente à auditoria. A partir da compilação dessas informações, que são encaminhadas à alta administração, que debate sobre quais metas forma alcançadas e quais não foram, ajustando o próximo planejamento para atendimento das que não foram com mais vigor.
Franco e Marra (2000) explicam que o controle interno tem por atribuição a de revisar, avaliar e emitir uma opinião a respeito dos processos administrativos, ou seja, se o ciclo planejado foi cumprido, desde sua execução até o controle do mesmo. Assim ocorre o controle financeiro da empresa, por meio de um sistema de controle interno que abrange diversos setores e oferece um panorama satisfatório tanto do cenário econômico-financeiro como um todo, quanto dos gastos de cada setor isolado. O sistema utilizado pela empresa é o Balanced Scorecard.
O Magazine Luiza gerencia seus ativos e passivos por meio do sistema Asset and Liability Management (ALM) que tem como princípio a gestão de ativos e passivos de maneira simultânea, visando a minimização dos riscos de mercado e de liquidez, podendo ainda maximizar os lucros. Utilizando um conjunto de ferramentas que garantem que o valor será criado para os acionistas e que os riscos podem ser controlados.
A administração de fluxo de caixa da empresa é feita pelo setor de gestão de capital de giro, que coleta informações junto aos diversos setores da empresa, respeitando os cronogramas de ingressos e desembolsos financeiros, que são mensalmente encaminhados ao setor de contabilidade. O controle do fluxo de caixa é mantido por meio de planilha no excel, que é constantemente alimentada com dados a fim de expor a situação diária do caixa da empresa, registrando entradas e saídas.
Esse controle diário serve como parâmetro de comparação entre orçados e realizados, podendo então encontrarseus superávits ou déficits financeiros ao final do período. Nota-se que o nível de especialização dos profissionais que atuam no departamento financeiro da empresa varia entre formação médio/técnica e formação superior. Para cargos hierarquicamente mais elevados (como os de gestão), é requerida formação em curso superior em economia, ciências contábeis ou finanças.
De modo que, para profissionais candidatos a esses cargos, ter cursos de especialização (MBA, pós-graduação, mestrado ou doutorado) é considerado um diferencial. Para cargos administrativo-operacionais, são considerados profissionais com formação médio/técnica em cursos de contabilidade e que apresentem em teste prévio, conhecimentos suficientes sobre a rotina do departamento.
Os cargos de assistente são preenchidos por estudantes, preferencialmente que se encontram nos anos iniciais do ensino superior em áreas correlatas. Conforme o desempenho demonstrado por esses estudantes – que são contratados como estagiários – ao longo do tempo que atuam na empresa, podem galgar posições mais elevadas, sendo efetivados em cargos administrativo-operacionais e, posteriormente, após formados, com chances de chegar a cargos de gestão.
3. CONTABILIDADE
	
De acordo com Pompermayer e Lima (2002) os primeiros indícios de atividades contábeis surgiram entre os anos 8000 e 3000 a.C., cujos métodos de contabilidade eram rudimentares, porém, após, em 2100 a.C. com a evolução da escrita os povos da babilônia e o Império Romano, em 200 a.C. passaram a aperfeiçoar estas técnicas.
Os fundamentos contábeis, na era mercantilista, séculos XVI e XVIII, deram suporte à Contabilidade Financeira. Na Revolução Industrial, período de 1760 até 1860, originou a Contabilidade de Custos, como complemento da Contabilidade Financeira. No início do século XX, principalmente após 1929, vicejou nos meios contábeis e empresariais a Contabilidade Gerencial (p. 52).
Os autores discorrem sobre as frequentes tentativas de objetivar e demarcar limites para a contabilidade financeira e gerencial e suas áreas de aplicação, porém, “Esses limites, para fins de gestão, não estão definidos. Ambas se complementam e se completam” (p. 51). Embora a questão da gestão de custos possua um método diferente de aplicação da contabilidade tradicional, como explicam os autores.
A gestão de custos, todavia, está além das técnicas tradicionais da contabilidade. Sob o enfoque contábil, os custos podem ser analisados como Custo Contábil e Custo Gerencial. O Custo Contábil, subordinado à Contabilidade Financeira, está disciplinado por normas legais técnicas (princípios contábeis), fiscais (compulsoriedade na aplicação das leis) e societárias (fatos passados e rigidez formal). O Custo Gerencial, embora não objetive desrespeitar as leis, não está vinculado a elas. Compromete-se com a eficiência pela redução dos gastos, através de estudos e análises voltados para a mudança de processos, gestão financeira adequada e para o atendimento de questões especiais relacionadas com a logística do atendimento correto aos clientes (POMPERMAYER; LIMA, 2002, p. 51).
 As ciências factuais sociais, cujo objeto de pesquisa se baseia em fatos sociais, psicológicos, históricos etc. Não eram consideradas como ciência antigamente, só era considerado ciência o estudo baseado em fenômenos naturais (Físicos, químicos, biológicos), principalmente pelo caráter de mutabilidade do ambiente social e do próprio ser humano. O que deveria reger os fenômenos sociais era a descoberta das leis “estáveis” universais e “Imutáveis”.
Segundo Marques (2010) a ferramenta contábil é usada desde o início da civilização humana como necessidade social de proteção a posse material e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos. À medida que o homem aumentava suas posses interessava-lhe saber quanto poderiam render e a melhor maneira de administrá-las. Com o tempo isto ficou impossível de se memoriza, requerendo registros. Em 2000 foi encaminhado à Câmara dos Deputados um anteprojeto de reforma para a lei nº 6.404/76, por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A razão para a solicitação de alteração demanda que a legislação brasileira necessitava de uma adequação às novas realidades globais e também às normas internacionais de contabilidade. Após sete anos tramitando pela esfera governamental, o projeto nº 3.741/00 foi aprovado pelo Senado Federal e, finalmente no dia 28 de dezembro de 2007 foi sancionado pelo presidente da república, tornando-se a lei nº 11.638/07, que surge como uma alteração da lei nº 6.404/76.
A reforma foi proposta no intuito de, especialmente, atingir os aspectos que foram mencionados pela CVM de: Corrigir impropriedades e erros da lei societária de 1976; Adaptar a lei às mudanças sociais e econômicas decorrentes da evolução do mercado; e, Consolidar o mercado de capitais perante a implantação de normas contábeis e de auditoria internacionalmente reconhecidos. Com o advento da lei nº 11.638/07, um ano após sua implementação, foi editada então a medida provisória 449/08 a fim de solucionar algumas falhas que foram apresentadas, especialmente visando o conflito que fora notado no imposto de renda e código civil, transformando-se assim na lei nº 11.941/09.
É possível conceber então que o objetivo principal de ambas as leis – 11.638/07 e 11.941/09 – consiste na atualização da legislação societária brasileira, com a inserção da possibilidade de convergência das práticas contábeis adotadas no país com as normas internacionais da contabilidade que são emitidas e divulgadas pelo International Accounting Standards Board (IASB), para além de possibilitar que novas formas e procedimentos contábeis sejam expedidos pela CVM tomando como base as normas e procedimentos internacionais de contabilidade.
Consonante a estas informações, Assaf Neto (2008) confirma que a análise financeira pode abarcar diversos tipos de público de interesse, que são compostos por todos os indivíduos ou organizações que mantenham algum tipo de relacionamento com a empresa:
A análise das demonstrações contábeis de uma empresa pode atender a diferentes objetivos consoantes os interesses de seus vários usuários ou pessoas físicas ou jurídicas que apresentam algum tipo de relacionamento com a empresa. Nesse processo de avaliação, cada usuário procurará detalhes específicos e conclusões próprias e, muitas vezes, não coincidentes (ASSAF NETO, 2008, p. 60).
É importante ressaltar neste ponto a questão da subjetividade na interpretação de resultados, Iudícibus (2008) explica que, ainda que os resultados apresentados sejam semelhantes, dificilmente dois analistas interpretarão os dados da mesma maneira, portanto, gerando resultados idênticos, ou seja, mesmo que dois analistas financeiros tenham acesso às mesmas informações, certamente os resultados de suas analises serão diferentes.
3.1 Contabilidade da Empresa
	Sato (2007, p. 29) define os objetivos do balanço patrimonial como: “[...] tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma empresa numa determinada data, representando, portanto, uma posição estática”. Deste modo, a autora define como características dos componentes do balanço patrimonial os ativos, que abarcam os bens e direitos da empresa, e os passivos, que compreendem as obrigações e o capital investido nesta.
Sobre o papel do BP como uma demonstração importante para a contabilidade das empresas, Iudícibus (2008, p. 286) explica que: “Uma das principais finalidades da contabilidade é demonstrar periodicamente a situação patrimonial, financeira e de rentabilidade das empresas. Essa demonstração é consubstanciada basicamente no Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultados”. A importância de comparar ativos e passivos circulantes é conseguir delinear a situação da empresa, neste caso, no que diz respeito aos recursos que possui e as obrigações que tem a cumprir.
Neste caso, se o passivo circulante se apresentar maior do que o ativo, a empresa se encontrará em dificuldades paracumprir tais obrigações, porém, se a situação for inversa, a situação é favorável à organização. Os balanços avaliados dizem respeito ao período de 2015/2016, os últimos divulgados pela empresa até o presente momento.
Como é possível verificar a empresa possui ativos imobilizados em forma de imóveis e terrenos, além de demonstrar um expressivo crescimento em seus ativos, especialmente quando comparados os totais entre 2015 e 2016. 
Tabela 1 – Balanço patrimonial
Fonte: dados da empresa
Ao passo que os ativos da empresa aumentaram entre os exercícios comparados, foi possível notar um aumento também nos passivos da empresa, o que significa que ao mesmo tempo em que a empresa manteve um crescimento em seus lucros, também elevou seus gastos. Sendo que manter atenção sobre a situação de ativos e passivos é essencial para a tomada de decisões, especialmente sobre a alocação adequada de recursos financeiros, podendo evitar assim situações de riscos que possam prejudicar sua saúde econômico-financeira.
Sá (2005, p. 91) define que a demonstração do resultado do exercício compreende o “[...] período em que se verificam fatos contábeis, geralmente coincidindo com o ano astronômico; tempo em que se inicia, desenvolve e conclui a ação da administração patrimonial”. Sendo assim a finalidade da DRE é avaliar o resultado líquido obtido pela empresa frente às receitas, custos e despesas.
Essas análises são feitas anualmente para divulgação, como prevê o código civil já citado anteriormente, trimestralmente para apresentar a fins fiscais, porém, como estabelece uma síntese da situação financeiro-econômica dos resultados de operação da empresa no período correspondente, algumas organizações optam por realizar este levantamento mensalmente, a fim de manter um controle maior sobre estes dados.
Como define a NBC – Norma Brasileira de Contabilidade – o DRE representa “[...] a demonstração contábil destinada a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operações da Entidade”. Ainda de acordo com a norma: “A demonstração do resultado, observado o princípio de competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas, e os correspondentes custos e despesas”. A DRE da empresa também compreende os exercícios de 2015 e 2016, como últimos dos divulgados:[1: Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t33.htm>. Acesso em: set. 2017.][2: Op. Cit.]
Assim como foi possível notar no balanço patrimonial, a DRE também demonstra uma diferença de receitas angariadas, que foram crescendo gradativamente ao longo dos períodos demonstrados. 
3.2 Índices de Liquidez e Endividamento
Liquidez corrente - representa a quantidade de recursos para cada unidade monetária de obrigações em curto prazo. Possui dois grupos de contas, que são o ativo circulante e o Passivo circulante, sendo que não representam direitos ou obrigações a serem liquidados em moeda, mas sim em serviços e não irá contemplar os direitos e obrigações que já haviam sido contratados para curto prazo. Liquidez seca - representa quanto em dinheiro a empresa tem a realizar em ativos monetários para cada obrigação que será liquidada em curto prazo. Possui os grupos Ativo Circulantes Estoques e o Passivo Circulante. Os itens a serem realizados que não for monetário, ou seja, os estoques, já estarão eliminados.
Liquidez Imediata - representa o quanto em dinheiro a empresa tem disponível para cada uma das obrigações que irão ser liquidadas no curto prazo. Possui os grupos Disponibilidades e Passivo circulante, onde as limitações da aplicação serão as mesmas que a da liquidez corrente. Liquidez Geral - representa o total em que a empresa terá de realizar cada obrigação a ser liquidada. É composto pelos grupos ativo circulante realizável em longo prazo e o passivo circulante exigível em longo prazo. Possui as mesmas limitações da aplicação da liquidez corrente. Deste modo, os índices de liquidez corrente, geral, seca e imediata do Magazine Luiza entre 2015 e 2016 foram de:
	**
	2015
	2016
	Liquidez geral
	1,86
	1,98
	Liquidez corrente
	1,39
	1,43
	Liquidez seca
	1,39
	1,43
	Liquidez imediata
	1,21
	1,29
Quanto ao grau de endividamento, o método possibilita a análise em relação à capacidade que a empresa possui para adquirir dividas a fim de cumprir com suas obrigações, informação importante para investidores e gestores. Segundo Matarazzo (2010, p. 151): “[...] os índices desse grupo mostram as grandes linhas de decisões financeiras em termos de obtenção e aplicação de recursos”. A estrutura de capitais é ainda composta por alguns subitens: Participação de capitais de terceiros – demonstra o quanto as empresas necessitam de recursos de terceiros para cumprir suas obrigações;
Composição de endividamento – indica o percentual de obrigações de curto prazo em relação às obrigações totais da empresa; e, Imobilização de patrimônio líquido – determina quanto foi aplicado em ativo permanente para cada 1 dólar do patrimônio líquido. Sendo assim, o grau de endividamento do Magazine Luiza no período avaliado ficou entre:
Figura – Endividamento Magazine Luiza
Fonte: Dados da empresa
Foi possível notar que houve um aumento no endividamento de 2015 para 2016, embora as receitas tenham sido menores do que as despesas, a empresa demonstrou habilidade para lidar com suas obrigações financeiras, evitando assim prejuízos financeiros. Também é possível notar, por meio dos resultados contábeis da empresa, que o Magazine Luiza também possui uma relação de investimentos, considerando, inclusive os ativos intangíveis (como imobilizados):
Figura – Investimentos Magazine Luiza
Fonte: Dados da empresa
Dessa forma, é possível compreender que a contabilidade do Magazine Luiza ocorre dentro dos princípios contábeis determinados pela Lei nº 11.638/07, bem como a empresa mantém esse posicionamento de transparência, divulgando seus balanços patrimoniais e oferecendo a impressão, por meio dos resultados, que mantém uma salubridade financeira em suas operações.
4. ESTATÍSTICA APLICADA
De acordo com Levine (2016), antigamente, para a coleta de dados importantes para a criação de grandes projetos de pesquisa eram necessários mainframes caros e mão de obra analista substancial. Agora, pode-se resolver muitos problemas apenas em computadores pessoais, onde a maioria dos dados são coletados rotineiramente e com ferramentas para acelerar tanto a modelagem quanto a análise da pós-otimização.
Além disso, muitos problemas (agendamento, por exemplo) têm regras que definem um número finito de escolhas admissíveis e, consequentemente, podem ser adequadamente formuladas usando procedimentos que transformam as descrições lógicas em alternativas às descrições de restrição linear onde um subconjunto das variáveis ​​é obrigado a assumir certos valores discretos. Segundo Stevenson (1981), esses problemas são rotulados como problemas de otimização linear. Nas decisões baseadas em problemas podem ser classificados em duas categorias: Modelos de decisão Determinísticos; e, Modelos de decisão Probabilísticos.
Nos modelos determinísticos as boas decisões trazem bons resultados, ou seja, recebe-se o que se espera. Contudo, isto dependerá da forma decisiva dos fatores que não são controláveis na determinação do resultado e também quanto à informação em predizer esses fatores. De acordo com Triola (2013) dados e estatísticos podem ser usados para definir concretamente e medir essa incerteza e prever quando o próximo carregamento está chegando. A gerência com esta visão de estatística e tomada de decisão pode evitar a produção na direção errada, os custos e atendimento ao cliente em maus caminhos. Assim, a seguir mostram-se algumas aplicações que podem ser sugeridas para a aplicação no dia-a-dia do Magazine Luiza:
Exemplo 1: A empresa está preocupada com suas vendas e procura oferecer cursos de treinamento a seus colaboradores. A partir da experiência, verificou-seque um colaborador, recentemente admitido, que tenha frequentado o curso de treinamento tem 82% de probabilidade de cumprir sua meta de produção. Por outro lado, um colaborador, também recentemente admitido, que não tenha frequentado o mesmo curso de treinamento, tem apenas 35% de probabilidade de cumprir com sua meta de produção.
Dos colaboradores recentemente admitidos, 80% frequentaram o curso de treinamento. Selecionando-se, aleatoriamente, um colaborador recentemente admitido na companhia, o gestor da empresa quer saber a probabilidade de que ele não cumpra sua meta de produção. De acordo com os dados obtidos tem-se a seguinte árvore de probabilidade:
							cumpre a meta de produção (82%)
		
			com curso (80%)
						 não cumpre meta de produção (18%)
Colaborador		
							cumpre a meta de produção (35%)
			sem curso (20%)
						 não cumpre meta de produção (65%)
A questão é: qual a probabilidade de que um colaborador não cumpra sua meta de produção? Há dois caminhos que nos conduzem a esse resultado não cumpre a meta de produção. E são justamente os seguintes:
							cumpre a meta de produção (82%)
		
			com curso (80%)
						 não cumpre meta de produção (18%)
								0,8 x 0,18=0,144
Colaborador		
							cumpre a meta de produção (35%)
			sem curso (20%)
						 não cumpre meta de produção (65%)
								0,2 x 0,65=0,13
Como são dois os caminhos que conduzem ao resultado procurado, portanto é só somar essas duas probabilidades resultantes: 0,144 + 0,13 = 0,274 = 27,4%. Então, o colaborador em questão terá 27,4% de probabilidade de não cumprir a meta de produção.
Exemplo 2: Na empresa foi dado um treinamento para seus colaboradores e ministrado a 12 profissionais pelo método convencional. Um segundo grupo de 10 profissionais recebeu o mesmo treinamento por um método programado. Os resultados de notas dos dois métodos são apresentados na tabela a seguir. Será feito um cálculo através de amostras independentes para determinar se há diferença entre os dois métodos considerando uma significância de 0,01.
	Método
	Convencional
	Programado
	Média
	85
	81
	Desvio-Padrão
	4
	5
Tabela - Resultados das notas obtidas nos treinamentos
Sendo assim:
 
Gráfico – Curva de Crescimento da Demanda
Fonte: Elaboração própria
Em vista do posto, é possível verificar a viabilidade da aplicação da estatística para a mensuração de quaisquer dados, em praticamente todos os setores da empresa, de modo que os resultados obtidos por meio destes dados, podem oferecer à empresa a informação que necessita para o fomento de tomadas de decisões assertivas.
5. CONCLUSÃO
	
Através das pesquisas realizadas a fim de compor o presente projeto, foi possível compreender que a aplicabilidade das disciplinas apreendidas ao longo do curso, de fato faz-se necessária para compreender o cotidiano empresarial, bem como na identificação de potenciais ameaças e oportunidades para uma empresa. No decorrer do estudo, verificou-se, com relação à disciplina de fundamentos da gestão financeira, que a empresa possui um plano financeiro de curto prazo, sólido e com a finalidade de gerenciar ativos e passivos circulantes.
A opção por esse tipo de planejamento se dá devido à instabilidade da economia brasileira, que demanda revisão de metas e objetivos financeiros em períodos curtos de tempo. Sobre a disciplina de contabilidade, nota-se que o Magazine Luiza segue os princípios que se aplicam nas práticas normativas da contabilidade, que são observados nas práticas contábeis da empresa.
Sendo preciso somente implementar com mais rigor alguns métodos de controle sobre as demonstrações contábeis a fim de otimizar o conhecimento sobre os mesmos, podendo então prever riscos e detectar oportunidades de crescimento para o negócio. Neste quesito pode-se estudar a implementação do Balanced Scorecard, um método de controle interno capaz de lidar com os dados financeiros e humanos da empresa, otimizando os resultados e alinhando o controle. 
Na disciplina de estatística aplicada, não foi possível acessar casos reais de sua aplicação, porém, foram exemplificados dois tipos de aplicações que poderiam ser efetuados a fim de mensurar os resultados de determinadas ações. De modo que tal disciplina pode ser integrada aos mais diversos setores e atividades da empresa, como mensurações atreladas ao gerenciamento de pessoas, marketing, contabilidade, gestão de estoques, etc.
Deste modo, é possível concluir que os objetivos propostos foram alcançados, enquanto a pesquisa empreendida ofereceu um aporte importante para o crescimento educacional e profissional, demonstrando os melhores caminhos a serem trilhados para uma atuação de excelência no mercado de trabalho. Bem como foi possível orientar os estudos com base nos fundamentos da gestão financeira, para perceber a importância do planejamento, controle, monitoramento e gestão desse cenário.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FRANCO, H.; MARRA, E. Auditoria contábil: normas de auditoria, procedimentos e papéis de trabalho, programas de auditoria e relatórios de auditoria. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson, 2012.
GOLDE, R. A. Planejamento prático para pequenas empresas. In: Coleção Harvard de Administração. Nova Cultural, n. 9, 1986.
IUDICIBUS, S. Análise de balanços. 9ª ed. São Paulo: Atlas. 2008. 
LEVINE, D. M. Estatística: teoria e aplicações. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
Magazine Luiza. Portal de Relações com investidores. Disponível em: <http://ri.magazineluiza.com.br/>. Acesso em: set. 2017.
MARQUES, D. A. Auditoria I. Belo Horizonte: FEAD, 2010.
MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.
MATIAS, A. B., LOPES, F. J. Administração financeira nas empresas de pequeno porte. São Paulo, Manole, 2002.
POMPERMAYER, C. B; LIMA, J. E. Finanças empresariais/ Fae Business School. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002. P. 49-58 (Coleção gestão empresarial, 4).
SÁ, L. A. Teoria da Contabilidade. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SATO, S. S. Análise econômico-financeira setorial: estudo da relação entre liquidez e rentabilidade sob a ótica do modelo dinâmico. São Carlos: UFSCar, 2007. (Dissertação de mestrado). 
STEVENSON, W. J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 1981.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 11ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
VIAPIANA, C. Fatores de sucesso e fracasso da micro e pequena empresa. ANAIS DO II EGEPE, Londrina/PR, 2001.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes