Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Avaliando Aprend.: CCJ0256_SM_201801200289 V.1 
	Aluno(a): JEANNE MARIA BARRETO DA SILVA
	Matrícula: 201801200289
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	15/04/2018 14:03:03 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201803647978)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	
	Sesmarias
	
	Carta de Doação
	 
	Carta Foral
	
	Bula papal
	
	Alvarás
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803647947)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme a sua origem histórica e a sua operação interna, os diversos direitos nacionais modernos podem ser divididos em grandes famílias ou sistemas. Todos os sistemas jurídicos seguem uma tradição, que reforça suas características no decorrer do tempo. O Brasil, aderindo a linha jurídica portuguesa, está mais fortemente filiado à tradição:
		
	
	da common law, ramo hoje seguido por vários países, inclusive os Estados Unidos;
	
	do direito canônico, dada a imensa influência que a Igreja sempre possuiu em terras luso-brasileiras;
	 
	romano-germânica em razão não apenas das influências romanas, mas também em razão das influências de povos bárbaros germânicos, que povoaram a Península Ibérica a partir do Século V;
	
	do direito autóctone indígena, o originário direito produzido em terras brasileiras;
	
	do direito inglês, em razão da influência britânica em terras luso-brasileiras no decorrer do Século XIX;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803648352)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No século XV já havia em Portugal diversas leis emanadas das culturas da Antiga Roma, dos germanos e a cultura eclesiástica. Mas faltava certa sistematização que possibilitasse a ideia de uma unidade jurídica. Precisava, assim, determinar quais seriam as fronteiras do Direito Canônico e do Direito Romano bem como definir suas relações com os princípios do Direito Natural. Ainda no século XIV, durante o reinado de D. João I (1385-1433), a Corte se queixava do problema. Depois de algum tempo, o corpo legislativo, resultado de uma compilação que se pretendia exaustiva, foi publicada em 1446, recebendo o nome de Ordenações Reais ou Portuguesas que, sucessivamente, receberam a seguinte denominação;
		
	
	Manuelinas, Filipinas, Afonsinas
	 
	Afonsinas, Manuelinas, Filipinas
	
	Manuelinas, Afonsinas e Filipinas
	
	Filipinas, Manuelinas, Afonsinas
	
	Afonsinas, Filipinas, Manuelinas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803648762)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A identificação da jurisprudência como fonte do direito constitui elemento comum aos ordenamentos jurídicos do Ocidente como um todo. Contudo, variam a primazia que lhe é conferida, sua eficácia e a forma de operá-la, elementos tais que distinguem os dois sistemas, quais sejam: civil law e common law (MELLO, 2008). O Brasil, que é filiado ao sistema do civil law, desde muito já vem sofrendo com o excesso de divergência jurisprudencial o que torna a lei insuficiente para garantir segurança jurídica à sociedade. Entretanto, hoje, o que se observa é uma grande mutação dos sistemas, para um sistema híbrido. Temos um novo civil law e um novo common law, ambos exploram a principal forma de direito do outro, sem contudo alterar-se. (RAMOS, Vinícius Estefaneli.O uso de precedentes com eficácia vinculante parece ser a melhor forma de desafogar o sistema jurídico brasileiro e também de trazer isonomia, previsibilidade e segurança jurídica aos jurisdicionados. Disponível em http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/teoria-dos-precedentes-judiciais-e-sua-efic%C3%A1cia-no-sistema-brasileiro-atual) Neste sentido, marque a letra que apresenta corretamente as principais diferenças entre tais sistemas.
		
	
	O sistema adotado pelos Estados Unidos e a Inglaterra, conhecido por Civil Law, define que a lei por si só é suficiente e plenamente aplicável, limitando qualquer interpretação do juiz no seu processo de aplicação aos casos concretos.
	
	A igualdade no common law foi diretamente associada à estrita aplicação da lei, o que deu origem a um intenso processo de codificação do direito, limitando o papel do juiz, com proibição do juiz interpretar a lei.
	
	O direito anglo-saxônico foi o direito utilizado na parte continental da Europa, e que se espalhou pelo mundo, especialmente pelo Brasil, enquanto que o direito romano-germânico foi a tradição seguida nos Estados Unidos.
	 
	Civil Law é a estrutura jurídica oficialmente adotada no Brasil, as principais fontes do Direito adotadas aqui são as leis produzidas pelos representantes eleitos pela população. Já Common Law é uma estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra, uma simples diferença é que lá o Direito se baseia mais nos precedentes e jurisprudência que no texto da lei.
	
	A expressão Common Law refere-se ao sistema legal que tem origem ou raízes no Direito da Roma antiga, também denominado sistema Romano-Germânico. Já a expressão Civil Law significava, em sua origem, o direito comum a toda Inglaterra.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803647769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português deu-se através da:
		
	
	Montagem de um sistema de exploração econômica baseada no livre-comércio.
	
	Criação do Sistema de Governo-Geral e Câmaras Municipais.
	
	Implantação dos Tribunais de Relação.
	
	Criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
	 
	Criação das Capitanias Hereditárias.

Outros materiais