Buscar

Constitucionalismo e Modelos Franceses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direitos Humanos e Cidadania
“Conforme dissemos, para que o Estado venha a existir, é necessário haver uma Constituição. No entanto, essa inovação requer um processo de evolução da sociedade, um processo de luta, e o constitucionalismo mostra-se fundamental nessa busca”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
De acordo com os estudos realizados na disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, sobre o constitucionalismo: 
(  V ) O constitucionalismo pode ser entendido como um movimento político, histórico e filosófico que defende a limitação da atuação estatal por meio de um instrumento, em regra, escrito, chamado Constituição.
( F ) Constitucionalismo significa Estado de direito, poder ilimitado e respeito apenas aos direitos humanos, sem considerar os direitos fundamentais.
(V ) O constitucionalismo é o processo histórico de consolidação de “governos moderados, limitados em seus poderes, submetidos a Constituições escritas”.
As assertivas I e III são verdadeiras:
A assertiva II é falsa: Constitucionalismo significa Estado de direito, poder limitado e respeito aos direitos fundamentais.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 17 e 18.
 “Mikhail Bakhtin no início do século XX, dedicou-se aos estudos da linguagem e da literatura. Foi o primeiro a empregar a palavra gênero com um sentido mais amplo, referindo-se também aos textos que utilizamos nas situações cotidianas de comunicação. ” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 79
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Quando pretendemos contar a alguém uma experiência pessoal que vivemos, podemos escrever um relato pessoal.
II – Um jornal que pretende contar aos seus leitores os fatos mais importantes daquele dia, ou do dia anterior, ele faz uso da notícia.
III – O chefe de uma seção usa o memorando para compartilhar informações com todos os seus subordinados.
IV – Quando desejamos expor oralmente um determinado conhecimento científico, fazemos uso do teatro ou de uma ópera.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
Quando pretendemos contar a alguém uma experiência pessoal que vivemos, podemos escrever um relato pessoal; um jornal que pretende contar aos seus leitores os fatos mais importantes daquele dia ou do dia anterior ele faz uso da notícia; o chefe de uma seção usa o memorando para compartilhar informações com todos os seus subordinados.
Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 79, adaptado.
“As oscilações da história constitucional francesa traduzem também a prevalência ora de Montesquieu, ora de Rousseau, da doutrina e da mentalidade que se reconduzem a um ou outro grande pensador”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
Considerando os estudos realizados na disciplina, leia atentamente os itens abaixo e assinale apenas a alternativa que apresenta a resposta com os itens corretos, sobre o modelo constitucionalista francês percebido por Montesquieu e Rousseau:
I. Montesquieu constrói a sua doutrina pensando na liberdade; a separação de poderes é uma garantia da liberdade, porque, contra o poder, só o poder.
II. Rousseau procura a máxima pureza da democracia. Há um só povo; logo, deve haver unidade do seu poder; e a vontade do povo não se representa. A liberdade encontra-se no exercício do poder diretamente pelo povo, não por quem se pretenda seu representante.
III. Montesquieu não conseguiu colocar a sua doutrina em prática, sendo assim, Rousseau é quem tem o predomínio total no modelo constitucionalista francês.
Apenas os itens I e II estão corretos.
O item III é incorreto: As oscilações da história constitucional francesa traduzem também a prevalência ora de Montesquieu, ora de Rousseau, da doutrina e da mentalidade que se reconduzem a um ou outro grande pensador.
Referência: PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 30.
“O movimento do constitucionalismo (...) representa um avanço nas sociedades modernas, considerando que uma Constituição poderá ter seu conteúdo enfraquecido se não forem efetivadas normas de cunho constitucional material”. (PEREIRA, José Henrique Cesário. Segunda Parte - Direitos e Garantias Fundamentais. In: VENERAL, D.; e outros. Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. Curitiba: InterSaberes, 2014.).
Considerando os estudos realizados na disciplina, leia atentamente os itens abaixo e assinale apenas a alternativa que apresenta a resposta com os itens corretos, sobre o neoconstitucionalismo:
 I. O chamado neoconstitucionalismo pretende que o texto constitucional tenha efetividade no contexto de determinado Estado.
II. O neoconstitucionalismo tem como escopo dar concretude ao texto constitucional.
III. O neoconstitucionalismo, ou “novo Direito Constitucional”, tem como objeto de reflexão: um conjunto amplo de transformações ocorridas no Estado e no direito constitucional.
Todos os itens (I, II, III) estão corretos.
“Os desenhos ruprestes foram a principal forma de o homem pré-histórico exteriorizar o que sentia e o que via à sua volta. Muitos milênios se passaram até que essa forma rudimentar de comunicação fosse substituída pela linguagem verbal oral. ” Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, pp. 23-24, adaptado
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, responda o que é linguagem verbal oral?
É a capacidade de expressão por meio da fala (sons significativos)
Linguagem verbal oral é a capacidade de expressão por meio de sons significativos: a fala. Fonte: VALLE, Maria Lúcia
Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, pp. 23-24,
adaptado

Outros materiais

Outros materiais