Buscar

Relatorio Determinação da água de cristalização do sulfato de cobre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 Química Geral
 
Turma: 3012
Professora: Barbara
Aluno: Chrisnanda Rocha 
Matrícula: 201308169205 
Aluno: 
Matrícula: 
 
Macaé 2018
Capítulo 1- Introdução
A determinação gravimétrica do número de moléculas de água de cristalização no sulfato de cobre, observando a perda de importância produzida ao esquentar o cristal, é um experimento que permite observar a forma anidra e hidratada do sal. 
 Um hidrato é um sal que se combinou com uma proporção definida de moléculas de água, e o anidro é o oposto do hidrato. 
 Uma substância, em sua apresentação comercial, será dita hidratada (o sal ou o álcool, por exemplo), quando contiver uma determinada quantidade de água ainda que não formando uma ligação com suas moléculas. 
 A água de cristalização refere-se à água que é encontrada em uma grade cristalina e para perder sua água de cristalização é usado o aquecimento. 
2. RESULTADOS E DISCUSSÕES 
2.1 Experimento 
 Pesamos um cadinho de porcelana limpo e anotamos sua tara: m1= 26,7 g 
 
Em seguida colocamos uma porção de CuSO4.nH2O no cadinho e pesamos: m2= 24,882g.
A diferença entre as duas pesagens nos fornece u a massa do sal hidratada, isto é, antes d a retirada da água. m3 = m 2 – m1 . m3 = 24 ,882 – 23,744 = 1,138g. 
 Colocamos o cadinho sobre o tripé com a tela de amianto e aquecemos até que a substância mudasse de cor, de azul para branco. 
Controlamos a temperatura, pois não podia passar de 230ºC, pois haveria uma reação indesejada, com o aparecimento de um sal cinzento.
 Resfriamos o cadinho e novamente pesamos. O valor encontrado foi de m4= 24,490g, como se pode notar, houve uma diminuição de sua massa.
 2.3 Questões 
1) Quantos mols de Sulfato de Sulfato de Cobre hidratado foram usados na prática ( massa m3 )? R: n = 1,138 / 159,5 = 0,007mols 
 2) Por que o aquec imento com o sulfato de cobre não pode ser feito diretamente com a chama do bico do Bunsen? R: Porque não teríamos uma distribuição uniforme do calor. 
 3) Qual a mudança de cor apresentada pela substância durante o aquecimento? 
 R: Houve a mudança de azul para branco. 
 4) O que aconteceria com a substância se a temperatura do aquecimento fosse superior a 230ºC? R: Poderia ocorrer uma reação secundária com o aparecimento de um sal cinzento. 
 5) O que acontecerá ao Sulfato de Cobre se o deixarmos por um certo período sobre a bancada? R: Ao deixarmos a bancada por um certo período ele absorverá a umidade do ar e começara a se tornar azul novamente. 
 
 
3. CONCLUSÃO 
 Conclui-se que com a decomposição do CuS O4.nH2O obtém -se dois compostos, o sulfato de Cobre e a água. 
 Conclui-se que o CuSO4 é um cristal de cor branca mas estando desta forma submetida a presença de água, e portanto com coloração azul, mas que com o aquecimento as moléculas são retiradas e retorna a sua coloração original, de cor branca.
 Conclui-se que o experimento foi obtido de modo satisfatório.
 
 
 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 
 
4.2. Hidrato. Acesso em: 23 SET. 2016. 
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrato 
 
4.3. Sulfato de Cobre. Acesso em: 23 SET. 2016. 
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/sulf ato

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes