Buscar

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
Este grupo de articulações, também conhecido como articulações diartrodiais, é caracterizado pela presença de uma cavidade articular com uma membrana sinovial na cápsula articular e por sua mobilidade. São igualmente denominadas articulações móveis ou verdadeiras. Uma articulação simples é aquela formada por duas superfícies articulares: uma articulação composta forma-se com várias superfícies articulares. As seguintes estruturas entram na sua formação:
Superfície Articular: As faces articulares (facies articulares) são na maioria dos casos lisas, e variam muito quanto à forma. São constituídas de tecido ósseo denso especial, que difere histologicamente da substância compacta ordinária. Em certos casos a superfície acha-se interrompida por cavidades não articulares denominadas fossas ou fossetas sinoviais.
Cartilagem Articular: As cartilagens articulares, geralmente do tipo hialino, revestem as superfícies articulares dos ossos. Elas variam em espessura nas diferentes articulações: são mais espessas naquelas que estão sujeitas a maior pressão e atrito. Comumente elas tendem a acentuar a curvatura do osso, numa superfície côncava a parte periférica é a mais espessa ao passo que numa articulação convexa é a parte central. As cartilagens articulares não são vascularizadas são muito lisas e apresentam uma tonalidade azulada no estado fresco. Elas diminuem os efeitos dos abalos e reduzem grandemente a fricção.
Cápsula Articular: A cápsula articular é, na sua forma mais simples, um tubo (manguito) cujas extremidades estão inseridas ao redor das superfícies articulares. Compõe-se de duas camadas - uma externa constituída de tecido fibroso, e uma interna, a camada ou membrana sinovial. A camada fibrosa, também denominada ligamento capsular, insere-se quer junto às margens das superfícies articulares como a uma variável distância delas. Sua espessura varia muito em diferentes casos: em certos pontos ela é extremamente espessa, e algumas vezes nela se desenvolve cartilagem ou osso; em outros pontos ela é praticamente ausente, e a cápsula então consiste apenas da membrana sinovial. Os tendões que ultrapassam uma articulação podem substituir praticamente a camada fibrosa; nestes casos a face profunda do tendão está forrada pela membrana sinovial. Partes da cápsula podem igualmente sofrer um espessamento e deste modo formarem-se ligamentos, que não são dissociados, exceto artificialmente, do restante da cápsula A membrana sinovial reveste a cavidade articular exceto sobre as cartilagens articulares, detendo-se normalmente pela sua periferia. Ela é uma delgada membrana ricamente suprida por uma complicada rede de vasos e nervos. Frequentemente forma pregas e vilosidades que se projetam para dentro para dentro da cavidade articular. As pregas contêm coxins de gordura e apresentam, em muitos pontos, massas adiposas fora da cápsula preenchendo interstícios que, nas fárias fases do movimento articular, alteram sua forma e posição. Ab membrana sinovial secreta um líquido, a sinovia, que lubrifica a articulação; ela assemelha-se à clara de ovo, mas apresenta uma
tonalidade amarelada. Também serve para transportar material nutritivo para a cartilagem hialina articular. A composição química da sinovia é similar ao líquido tissular. De acréscimo, contém albumina, mucina e sais e é alcalina. Nela comumente existem células derivadas da membrana sinovial, porções de células que sofreram degeneração gordurosa, partículas de cartilagem articular etc. Em muitos pontos a membrana forma fundos de sacos extra-articulares, que facilitam os movimentos de músculos e tendões.
A cavidade articular está enclausurada pela membrana sinovial e pelas cartilagens articulares. Normalmente ela contém apenas uma quantidade suficiente de sinovia para lubrificar a articulação. 
Os elementos citados até agora são constantes e necessários em todas articulações sinoviais. Outras estruturas que entram na constituição das articulações são os ligamentos, discos e meniscos articulares, e cartilagens marginais.
Ligamentos: Os ligamentos são fortes cintas ou membranas, geralmente compostos de tecido fibroso branco, que unem os ossos entre si. Eles são praticamente inelásticos. Entretanto, em poucos casos, o ligamento nucal, são compostos de tecido elástico. Podem ser subdivididos, de acordo com a sua posição, em peri ou extra-articulares e intra-celulares. Os ligamentos extra-articulares estão frequentemente fusionados com a cápsula fibrosa ou fazendo parte dela; em outros casos eles são perfeitamente distintos. Os que estão situados nos lados de uma articulação denominam-se ligamentos colaterais. Rigorosamente falando, ligamentos intracapsulares, embora dentro da cápsula fibrosa, não estão dentro da cavidade articular; a membrana sinovial reflete-se sobre eles. Aqueles que põem em conexão direta com superfícies ósseas opostas denominam-se ligamentos interósseos. Em muitos pontos, músculos, tendões e espessamento da fáscia funcionam como ligamentos e aumentam a segurança da articulação. A pressão atmosférica e a coesão desempenham uma considerável parte na manutenção das superfícies articulares em aposição.
Discos e Meniscos Articulares: Estes elementos são placas de firbocartilagem ou tecido fibroso denso embutidos entre as cartilagens articulares; eles dividem a cavidade articular parcial ou completamente em dois compartimentos. Tornam mais congruentes certas superfícies articulares, permitem maior amplitude e variedade de movimento e diminuem a concussão.
 Foto:Menisco(seta) 
 Foto:DiscoInvertebral
Cartilagem Marginal: A cartilagem marginal é um anel de fibrocartilagem que rodeia a bordade uma cartilagem articular.Amplia a cavidade e contribui na prevenção de fraturas da borda articular.
Lábios: Lábios são anéis de cartilagem inseridos numa superfície côncava.
Articulação Coxo-Femoral do Bovino.
Articulação Escápulo-Umeral.

Outros materiais