Buscar

Actinomyces israelii: Bactéria Patogênica Oportunista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Actinomyces israelli
Reino: Bacteria
Filo: Actinobacteria
Ordem: Actinomycetales
Família: Actinomycetaceae
Gênero: Actinomyces
Espécie: Actinomyces israelli 
Actinomyces israelii é uma espécie de bactérias gram-positivas em forma de bastonete/bacilo, estes microorganismos patogênicos oportunistas necessitam que exista um traumatismo penetrante ou contundente para causar doença. A actinomicose é causada pela bactéria Actinomyces israelii, que fica localizada naturalmente no nariz e na garganta. Essa bactéria não causa a infecção sozinha, sendo necessário que exista uma união com outros tipos de bactérias através de uma ruptura na pele. Existe três outros tipos de bactérias necessárias para desenvolver a condição:1
Actinomyces odontolyticus
Actinomyces viscosus
Actinomyces naeslundii
A doença oral cérvico-facial é a forma mais comum de actinomicose, estando associadas à dentária, cirurgia oral, traumatismo facial ou dentes cariados. É caracterizada por protuberâncias no rosto ou pescoço, que podem aumentar gradualmente em tamanho e número, inchaço avermelhado ou azulado, os nódulos podem ser bastante sensiveis antes de se tornarem indolores e duros ao toque. Os músculos da mandíbula também podem ser afetados, o que pode dificultar a mastigação. 
O Actinomyces tem uma distribuição mundial. A infecção é rara em lactentes e crianças, sendo mais frequente entre os 15 e 35 anos, e no sexo masculino. Estes organismos crescem na cavidade oral normal como saprófitas na placa bacteriana e nas criptas tonsilares, sem aparente invasão ou resposta celular nos tecidos adjacentes. Estima-se que 30 a 50% da população mundial seja portador deste agente na cavidade oral. Presume-se que o agente seja transmitido pessoa a pessoa, como um dos constituintes da flora oral normal. O período de incubação é muito variável. Provavelmente, é de vários anos após a colonização oral e de dias ou meses após um traumatismo com a sua penetração nos tecidos. A susceptibilidade natural é baixa e não está demonstrada imunidade após a infecção. 
boa higiene oral,
cuidados dentários regulares adequados (incluindo remoção periódica da placa bacteriana),
limpeza apropriada de feridas (incluindo mordeduras humanas).

Outros materiais