Buscar

Como desenvolver empregabilidade no mercado atual brasileiro ?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir do livro Projeto de Vida que lemos,  para nos mantermos empregados, devemos desenvolver empregabilidade, que é estar sempre desenvolvendo o tipo de conhecimento necessário que as empresas necessitam. Assim, para quando você estiver desemprego, sempre surgirá oportunidades de trabalho.
  Como podemos ver nos noticiários atuais, o mercado de trabalho brasileiro está em crise, gerando baixa oferta de trabalho e cada vez mais competitivo. Esses dois fatores juntos viram uma bola de neve, e acabam gerando todos esses números de desempregos que vemos nas televisões e rádios, pessoas que não sabem oque fazer, por que estão desempregadas e necessitam de um emprego, pois tem contas a pagar e filhos para cuidar e etc.. Para isso, precisamos desenvolver empregabilidade que foi dita no começo do texto. Mas como desenvolve-se essa empregabilidade ? 
  A empregabilidade está relacionada, ao fato de adquirirmos novos conhecimentos e habilidades, que são capazes de assegurar o emprego dentro ou fora da empresa. Com o fato do conhecimento se tornar ultrapassado rapidamente, torna-se obrigatório para o profissional estar atualizado e sempre desenvolvendo sua capacidade de se manter empregável . 
 Assim, essas pessoas devem seguir 5 princípios básicos para adquirirem empregabilidade, que são: Aprimorar-se constantemente procurando investir permanentemente em sua capacitação e auto-desenvolvimento; Se manter com seu networking ativado, construindo e mantendo um bom relacionamento sempre com seus contatos; Monitorar o mercado de trabalho relacionado ao seu segmento de atuação, a partir de jornais, revistas e sites especializados, para saber quando é necessário um novo aprendizado; Não economizar esforços para realizar um trabalho com qualidade, sempre desenvolva-o com orgulho; E sempre ter em mente um plano B, que é qualquer tipo de atividade que possa te gerar uma receita financeira, pois isso te ajuda muito até você se recolocar no mercado. Aderindo todos esses princípios e pondo em prática, você assegurará com certeza sua empregabilidade.

Outros materiais