Buscar

Avaliando1 a 10 Avaliao de software

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado – Aula 1
	Marque a opção INCORRETA
		
	
	O objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos.
	 
	A qualidade de um software é definida pelo número de defeitos encontrados durante a fase de testes e com o acréscimo de novos requisítos independente da necessidade dos usuário.
	
	O defeito é um problema de qualidade encontrado depois do software ter sido liberado aos usuários finais.
	
	Um erro é definido como um problema de qualidade encontrado antes do software ser liberado aos usuários finais
	
	O Controle da Qualidade avaliará sistematicamente a qualidade do processo em execução e a qualidade do produto tecnológico que está sendo desenvolvido.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407513406)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qualidade pode ser entendida como um conjunto de características a serem satisfeitas em um determinado grau, de modo que o produto de software atenda às necessidades explícitas e implícitas de seus usuários. No contexto de avaliação de software, analise as afirmativas a seguir:
I. Características de qualidade do processo podem ser computadas a partir de   características de qualidade do produto. 
II. Processos possuem características de qualidade próprias e informações sobre a qualidade do produto gerado não influenciam em sua avaliação. 
III. Características de qualidade do produto devem seguir padrões durante o desenvolvimento de software, sem serem influenciados por padrões de documentação 
Assinale:
		
	 
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407494669)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a opção INCORRETA sobre Qualidade de Software.
		
	
	Em relação a qualidade de produto seu objetivo principal é a garantia da qualidade do produto tecnológico gerado durante o ciclo de desenvolvimento e é garantida com a aplicação de testes sistemáticos nos vários estágios de desenvolvimento.
	 
	A qualidade de software é um conjunto de estratégias que buscam a satisfação da equipe de desenvolvimento utilizando produtos (hardware e software) de última geração.
	
	Softwares mal testados geram prejuízos as empresas, como Re-trabalho, aumentando o custo do projeto;Informações erradas que podem originar decisões equivocadas; Insatisfação dos usuários e outros prblemas correlatos.
	
	A qualidade de software e processos uniformes e consistentes de todas as etapas de desenvolvimento tendem a gerar software seja eficiente.
	
	A qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos gerados com objetivo de garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminado defeitos.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407494668)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Por volta de 1979, Myers produziu um dos primeiros trabalhos  mais completos e profundos trabalho sobre um processo  de teste de software. Myers é  o autor do livro "The Art of Software Testing", considerado por muitos como a primeira obra de real valor sobre teste de software e a criadora de termos muito usados como 'Caixa Branca e Caixa Preta" e "Caso de Teste". O que a Regra 10 de Myers afirma ?
		
	 
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tarde os defeitos forem encontrados tanto mais caro será corrigi-los.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tardio os defeitos são descobertos, menor é seu custo de correção devido ao maior dominio da equipe de desenvolvimento do sistema.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que a fase de testes deve ser realizada apenas no final do desenvolvimento para concentrar o investimento e a atenção da equipe.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que não existe software sem erro, assim não se deve investir recursos e tempo para testar sistemas.
	
	A Regra 10 de Myers mostra que os defeitos tem custo de correção constante independente do momento em que são descobertos.
	
	 5a Questão (Ref.: 201408014745)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No contexto atual os softwares tornaram-se cada vez mais parte do nosso dia-a-dia. Eles são  um dos aspectos mais estratégicos para se viabilizar o aprimoramento e a inovação dos produtos e serviços nas organizações. Entretanto, o que acontece de fato, é que as indústrias de software estão despreparadas para atender às rápidas necessidades dos mercados porque não investiram em seus processos internos. Neste contexto as assertivas estão corretas, EXCETO:
 
		
	
	O objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos.
	
	Segundo a regra 10 de Myers, significa que quando um erro não é identificado, os custos de sua correção multiplicam-se por 10 para cada fase do processo de desenvolvimento de software em que o erro migra.
	 
	O processo de garantia de qualidade de software é divido em: Planejamento da qualidade, Implementação da qualidade e Garantia da qualidade.
	
	A qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos gerados com objetivo de garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminado defeitos.
	
	De uma forma ampliada podemos definir testes como "processo sistemático e planejado que tem por finalidade única a identificação de erros."
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407494671)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a opção INCORRETA:
		
	
	A qualidade de um software é definida pelo número de requisitos que forma adequadamente testados e estão em conformidade com o especificado.
	 
	Myers concluiu que zero-defeito é algo real com investimentos em processos e produtos independente da complexidade envolvida.
	
	A equipe de qualidade, ou de testes, deve ser o mais independente possível da equipe de desenvolvimento de forma a não estar envolvida emocionalmente nem politicamente com o projeto, tendo um comportamento mais objetivo e direto.
	
	A qualidade de software trabalha com o conceito de zero-defeito, ou seja, representa a não tolerância a erros. O objetivo é definir um processo que contenha mecanismos de inibição de defeitos, impedimento de que falhas sejam criadas e propagadas para as fases seguintes.
Avaliando o aprendizado – Aula 2
	Em relação aos Fatores do Insucesso dos Processos de Qualidade, marque a opção INCORRETA:
		
	
	Deficiência no planejamento dos testes
	 
	Falta de técnicas e ferramentas de testes de software no mercado.
	
	Ausência da gerência de qualidade independente
	
	Falta de um modelo corporativo de qualidade
	
	Qualidade é aplicada tardiamente no projeto
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407495882)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a primeira etapa do processo de validação?
		
	 
	Validação da unidade
	
	Validação da integração
	
	Validação do sistema
	
	Validação do aceite
	
	Validação da implementação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407494675)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação aos testes de verificação, marque a opção INCORRETA:
		
	
	Verificação dos negócios: O objetivo desta fase é garantir que os diversos documentos produzidos tenham total aderência às necessidades apontadas pelos clientes.
	
	Verificação da Implementação:O objetivo desta fase é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Essa qualidade é atribuída pela prática das regras da boa programação. É um processo formal de verificação do código produzido.
	
	Verificação dos requisitos:O objetivo desta fase é a verificação das especificações do levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais do software a ser desenvolvido.
	 
	Verificação da analise e modelagem: O objetivo desta fase não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a modelagem da solução como um todo.
	 
	Verificação da Implantação: O objetivo desta fase não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a aplicação de boas práticas de programação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408014790)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O processo de desenvolvimento de software é dividido em dois momentos que possuem características diferentes e consequentemente necessitam de métodos de avaliação também diferentes. Um destes momentos caracteriza-se pela presença física do software e de seu processamento em um ambiente tecnicamente preparado. Neste caso devemos aplicar os testes de:
		
	
	Caixa branca
	
	Requisitos
	
	Documentação
	 
	Validação
	
	Verificação
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407494680)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a opção INCORRETA
		
	 
	Deve-se investir ao máximo na automatização dos processos de testes, pois as interferências humanas tornam o modelo muito frágil, desacreditando todo o esforço que está sendo realizado. A utilização de procedimentos manuais durante o processo de teste pode ser considerada não confiável, pois não temos como garantir que o executor dos testes executou criteriosamente a sequencia correta dos procedimentos de testes e se conferiu se ocorreu o comportamento esperado .
	
	Sobre os testes de verificação pode-se afirmar que é o processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento do software. Não envolve o processamento de softwares, pois não exste uma encarnação deste ainda. Os testes de verificação serão aplicados respeitando os estágios do desenvolvimento.
	
	Sobre os testes de validação pode-se afirmar que é o processo formal de avaliação de produtos tecnológicos que podem ser aplicado em componentes isolados, módulos existentes ou mesmo a totalidade do sistema.
	
	O planejamento de testes deve valorizar aspectos como reaproveitamento de cenários de testes já realizados, mecanismos de reexecução de testes e conferência de resultados , redução do impacto das mudanças nas documentações/procedimentos de testes já implementados e redução de esforço na manutenção das diversas versões de testes, para cada versão de software existente.
	 
	Quando o planejamento é feito pelo analista de sistema , uma enorme vantagem surge. Somente o analista de sistemas, o qual desenvolveu o produto, tem a percepção e experiência das diversas técnicas de desenvolvimento aplicadas, sabe como organizá os testes e como emprega-los, propiciando mais eficiência na detecção de erros.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408014758)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto mais tardiamente descobrimos os erros, mais caros eles ficam. Quando  um erro não é identificado, os custos de sua correção multiplicam-se por 10 para cada fase do processo de desenvolvimento de software em que o erro migra.  Por isso _________________, ao longo do processo de desenvolvimento tornam-se uma ajuda na redução dos custos de qualidade: detectam o problema antes de ser implementado.
 
		
	 
	os testes de verificação
Avaliando o aprendizado – Aula 3
	À medida que o software é desenvolvido é normal que ocorram erros. Para garantir a qualidade do produto produzido é importante que estes erros sejam encontrados e corrigidos antes que sejam passados para os usuários finais. Um dos métodos utilizados para a detecção destes erros logo no início do processo de desenvolvimento de software é conhecido como:
		
	
	Teste de regressão
	
	Depuração
	
	Teste de validação
	 
	Revisão
	
	Teste de integração
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408102666)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A etapa de verificação é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois desde as fases iniciais, pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. O teste de verificação que tem como objetivo verificar consistência da arquitetura da solução, sua aderência de requisitos funcionais e não funcionais com a solução, chama-se:
		
	
	Verificação de código-fonte
	
	Verificação de requisitos
	
	Verificação de implementação
	
	Verificação de sistema
	 
	Verificação de análise e modelagem
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408014793)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Técnica estruturada que baseia-se em reuniões com um grupo de profissionais responsáveis em identificar falhas presentes em documentos gerados nas diversas etapas do desenvolvimento. Esta técnica visa identificar o maior número possível de erros nas documentações. Neste caso estamos nos referindo a:
		
	 
	Teste de verificação, revisão Formal
	
	Teste de verificação, revisão informal
	
	Teste de validação, auditoria
	
	Teste de validação, revisão formal
	
	Teste de validação, revisão informal
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407494929)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Bartié, a auditorias concentram-se nas atividades críticas de um processo de engenharia de software. Marque a opção que NÃO corresponde a um dos objetivos de uma auditoria de qualidade:
		
	
	Avaliar se estão produzindo as atas de reuniões
	 
	Avaliar e garantir que não estão envolvendo clientes e usuários nos processos
	
	Avaliar se estão registrando os defeitos encontrados
	
	Avaliar se um determinado projeto e as diversas equipes estão respeitando o processo de desenvolvimento
	 
	Avaliar se estão atualizando o mapa de riscos dos projetos
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408102663)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os testes de verificação devem garantir a qualidade de todas as etapas do desenvolvimento de sistemas.  Neste sentido a qualidade será obtida através da correta construção de documentos e a adequada realização das atividades previstas no processo corporativo de engenharia de software.  Neste sentido é correto afirmar que  _____________________ tem foco nas documentações e  _________________________ tem foco nas atividades.
		
	
	As revisões e os testes
	
	As Auditorias e as revisões
	
	As Auditorias e os testes
	 
	Os testes e as auditorias
	 
	As revisões e as auditorias
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408014796)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O checklist é um importante instrumento que auxilia revisores e auditores no processo de verificação. Quais das opções abaixo não faz parte das atividades do Modelo de Negócios:
		
	
	Estimar os prazos do projeto de software
	
	Modelar as atividades e estabelecer uma macro visão
	
	Identificar expectativas e exigências do cliente
	 
	Modelar uma solução que suporte todos os requisitos
,
Avaliando o aprendizado – Aula 4
	Utilizando a análise do valor limite o teste usaria quais valores?
		
	 
	1859,1900,1861,2859, 2860, 2861
	 
	1859, 1860, 2860,2861
	
	0,1860,2860,3000
	
	1860, 2860
	
	-1859, 2860, 2861
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407494943)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Testes baseados em requisitos são baseados nos documentos de requisitos e modelados através de especificações funcionais e suplementares, os requisitos devem ser decompostos em casos de testes de forma a avaliarem todos os cenários existentes e validarem todas as variações. Os diferentes métodos podem ser sub-divididos de em:Baseado em Grafo, Particionamento em Equivalência, Análise do valor Limite e Teste de matriz ortogonal. Em relação aos de Particionamento em Equivalência, marque a opção correta.
		
	 
	Neste método o domínio de entrada de um programa é divido em classes de dados a partir das quais podem ser criados casos de teste. Um caso de teste ideal descobre sozinho uma classe de erros (por exemplo, processamento incorreto de todos os dados de caracteres) que poderia de outro modo requerer que fossem executados muitos casos de teste até que o erro geral aparecesse.
	
	Este método seleciona caminhos de teste de um programa de acordo com as localizações de definições e usos de variáveis no programa. São úteis para selecionar caminhos de teste de um programa que contenha instruções de laços e if aninhadas.
	
	Este tipo de teste focaliza exclusivamente a validade das construções de ciclo, já que são em sua grande maioria a base da maioria dos algoritmos implementados.
	
	Pode ser aplicado a problemas nos quais o domínio de entrada é relativamente pequeno, mas muito grande para acomodar um teste exaustivo. O objetivo do teste é a construção de caso de teste com uma visualização geométrica associada aos valores de entrada de uma aplicação.
	
	Este método permite ao projetista de casos de teste derivar uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e usar essa medida como guia para definir um conjunto de base de caminhos de execução.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407495884)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a etapa que tem como objetivo validar a solução como um todo?
		
	 
	validação do sistema
	
	Validação da implementação
	
	Validação da integração
	
	Validação da unidade
	 
	Validação do aceite
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408068081)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um programa valida um campo numérico da seguinte maneira: Valores inferiores ou iguais a 0 são rejeitados, valores entre 1 e 150 são aceitos, valores maiores ou iguais a 151 são rejeitados. Qual das alternativas contém os valores de entrada que cobre todas as partições de equivalência?
		
	
	10,150,200
	
	-1,50,120
	
	-151,65,150
	 
	0,1,150
	 
	0,1,151
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408014802)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A empresa QUINCAS possui um sistema de comercialização de produtos, Zinga, atendido por vários clientes. O sistema Zinga atende a duas categorias de clientes, o cliente Regular e o cliente VIp. O cliente VIP responde por 75% do faturamento. Existe a necessidade de políticas de negociação para clientes OCASIONAIS. Esta funcionalidade não estava prevista no sistema e gerou demanda para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade. Por conta disso foi gerada uma nova versão do sistema e somente foram aplicados testes progressivos e não foi percebido que a política de negociação do cliente VIP foi afetada com esta mudança, ocasionando reduções nos preços das linhas inteiras de produtos. Qual o tipo de teste deveria ter sido aplicado para que este problema não ocorresse?
		
	 
	Teste regressivo
	
	Teste de verificação
	
	Teste progressivo
	
	Teste de integração
	
	Teste de usabilidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408014797)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O campo de entrada para cadastramento do ano do aniversário no sistema da empresa Canvas aceita valores de 1900 até 2015. Utilizando a técnica de análise do valor limite , quais seriam os possíveis valores a serem utilizados no teste deste campo?
		
	
	1899, 1900, 1901,2013,2014,2015
	
	1900,2015
	 
	0,1900,2014,2015
Avaliando o aprendizado – Aula 5
	Existem diversas categorias de testes de validação. Qual o tipo de teste que enfatiza o nível de facilidade de uso da aplicação por seus clientes ou usuários? Vale ressaltar que estes testes focalizam o nível de facilidade de navegação entre as telas da aplicação, assim como as telas de ajuda que deverão ser avaliadas quanto a clareza do seu conteúdo e linguagem, bem como as mensagens de erro.
		
	
	Teste de negócio
	 
	Teste de usabilidade
	
	Teste de linguagem
	
	Teste funcional
	
	Teste requisitos
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408103914)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No modelo FURPS do RUP quais os testes fazem parte da categoria de testes de confiabilidade ?
		
	
	carga e perfil de desempenho e usabilidade
	 
	Integridade, estrutura, estresse, smoke test
	
	Funcional, regressão, segurança e Volume
	
	interface e usabilidade
	
	avaliação , contenção, carga e perfil de desempenho
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408103904)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João desenvolveu um site de comercio eletrônico e precisa testar se o software irá conseguir funcionar sem falhas com aproximadamente 5.000 usuários simultâneos. Neste caso qual o teste João precisa utilizar?
		
	 
	Volume
	
	Configuração
	
	Contenção
	
	Segurança
	
	Performance ou desempenho
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408105799)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar o acesso a funcionalidades e informações que requerem perfil avançado. Qual o teste de validação deverá ser utilizado nesta situação?
		
	
	Configuração
	 
	Segurança
	
	Volume
	
	Carga
	
	Infraestrutura
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408105790)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar se o sistema construído funciona nos diversos sistemas operacionais existentes e ainda nas diferentes versões de browsers de mercado. Qual o teste de validação deverá ser utilizado nesta situação?
		
	
	Carga
	
	Volume
	 
	Configuração
	
	Infraestrutura
	
	Segurança
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408103906)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João está desenvolvendo um projeto de um sistema transacional e necessita saber se o sistema irá suportar 500 transações simultâneas. Neste caso qual o teste João precisa utilizar?
		
	
	Contenção
	
	Performance ou desempenho
	 
	Volume
Avaliando o aprendizado – Aula 6
	Os principais métodos de testes de caixa-branca para obtenção dos casos de testes são apresentados abaixo, marque a opção que NÃO faz parte deste rol de testes caixa-branca:
		
	
	Cobertura de desvios condicionais
	
	Cobertura de laços
	 
	Métodos de decomposição de requisitos
	
	Cobertura de Caminhos
	
	Cobertura de linha de código
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408015434)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual o método estrutural para a elaboração de casos de testes de caixa branca que tem como objetivo detectar erros nascondições lógicas aplicadas no código-fonte? Neste método os casos de teste são construídos de forma a permitir variação dos valores que determinam a execução dos diversos fluxos alternativos existentes no código-fonte.
		
	
	Cobertura de caminhos
	 
	Cobertura de linha de código
	
	Cobertura de laços
	 
	Cobertura de desvios condicionais
	
	Cobertura de exceção
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407633802)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os testes da caixa preta são uma abordagem complementar aos testes de caixa branca, com a finalidade de identificar um conjunto de situações que serão empregadas em forma de testes para a identificação de erros. Os principais métodos de testes de caixa-preta para obtenção dos casos de testes são:
		
	
	Decomposição de requisitos e cobertura de laços
	 
	Decomposição de requisitos e análise de documentos
	
	Análise e documentos e cobertura de caminhos
	
	Cobertura de linha de código e cobertura de laços
	
	Cobertura de linha de código e cobertura de caminhos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407958737)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após executar transações previstas em um caso de teste, o último passo é a impressão de um relatório. Este relatório pode ser aceito como evidência de que os testes foram efetuados? Selecione a alternativa correta:
		
	
	Não, pois o relatório não foi elaborado pela equipe de teste.
	 
	Sim, o relatório pode ser aceito como evidência dos teste desde que isso tenha sido definido no início do projeto.
	 
	Sim, afinal um relatório é um documento.
	
	Sim, afinal se o sistema emite relatórios o sistema funciona.
	
	Não, afinal qualquer impressora pode ter sido utilizada para gerar um relatório parecido.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408015030)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um sistema de vendas possui um  módulo "Realizar pagamentos". Para os testes foram definidos os seguintes cenários:
 
Cenário primário: Cliente realiza pagamento em dinheiro
Cenário Secundário: Cliente realiza pagamento parcelado
Cenário de exceção: Cliente realiza pagamento com cartão invalido
 
Qual o método estruturado para  a derivação do caso de teste foi utilizado?
		
	
	Cobertura de desvio de caminhos
	
	Análise de documentos
	
	Cobertura de código
	 
	Cobertura de caminhos
	 
	Decomposição dos requisitos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408068061)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A decomposição de um requisito em cenário é fundamental para descobrir todas as possibilidades envolvidas na dinâmica do software. No Métodos de decomposição de requisitos é necessário explorar todos os cenários possíveis para cada requisito existente. Neste sentido destacam-se três tipos de cenários que podem estar contidos nos requisitos:
		
	 
	Primário, alternativo e de exceção
Avaliando o aprendizado – Aula 7
	 1a Questão (Ref.: 201408037550)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A tarefa de efetuar testes, em software, foi considerada secundária por muito tempo. Geralmente, era vista como castigo para o programador ou como uma tarefa, onde não se deveria gastar muito tempo e investimentos. O tema esteve relegado a segundo plano e, até alguns anos atrás, não se encontrava muita literatura sobre o assunto. Este é um paradigma que vem mudando no mundo moderno de desenvolvimento de software. Um dos testes, que ajudou a mudar este paradigma, é o teste de aceitação que tem como principal característica
		
	 
	verificar o sistema, em relação aos seus requisitos originais e às necessidades atuais do usuário.
	
	ser realizado, com o cliente, apenas após a implantação do software.
	
	ser realizado no início do desenvolvimento do software, com o objetivo de evitar futuros erros, durante o processo de desenvolvimento.
	
	ser realizado, pelos analistas de teste, no meio do processo de desenvolvimento do produto.
	
	ser realizado, com o cliente, apenas após o treinamento de uso do software.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407638404)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um módulo contendo um cálculo utilizado em vários programas foi alterado. É correto afirmar que:
		
	
	Somente o módulo de cálculo alterado deve ser testado, pois o processo de reutilização garante que os módulos que o utilizam serão afetados.
	
	Os testes devem ser feitos somente no programa mais importante do sistema. (testes evolutivos)
	
	Somente os módulos que envolvam cálculos e tenham fronteiras com o módulo alterado, devem ser testados (teste de afirmação)
	 
	Todos os programas que tenham relação com esta mudança devem ser verificados, independentes se foram ou não alterados. (teste de regressão)
	
	Todos os módulos de cálculo afetados devem ser testados (teste de cálculos)
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407633803)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos testes de validação os mecanismos de testes estão segmentados em dois níveis de testes: teste de baixo nível e teste de alto nível. São considerados teste de alto nível:
		
	 
	Sistema e Aceitação
	
	Unidade e Integração
	
	Sistema e integração
	
	Aceitação e unidade
	
	Integração e aceitação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407513518)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João é um colega de trabalho e acabou de corrigir um defeito em um programa. Ele te pede ajuda em relação a que Teste ele deve usar neste momento. Qual Teste você indicaria?
		
	
	Teste de Integração
	 
	Teste de Regressão
	
	Teste de Unidade
	
	Teste Fumaça
	
	Teste de Validação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407495900)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para testar um software. A estratégia onde os testes são executados em uma combinação de componentes (que podem ser pedaços de códigos, módulos ou aplicações distintas) para verificar se funcionam corretamente juntos, conforme as especificações é chamada de:
		
	
	Teste de aceitação
	 
	Teste de integração
	
	Teste unitário
	 
	Teste de verificação
	
	Teste de sistema
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408053674)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre os testes unitários podemos afirmar:
		
	 
	São testes realizados pela equipe de desenvolvimento, onde, prcura-se testar a unidade, seu produtos de trabalho (Classes de testes), podem servir também de entrada para os testes regressivos e práticas como TDD (Test Driver Develop).
Avaliando o aprendizado – Aula 8
	Imaginando-se um projeto de desenvolvimento de software com ciclos de: análise, desenvolvimento e Testes, é correto admitir que:
		
	
	Erros encontrados podem ser corrigidos em tempo de teste no próprio ambiente de teste, dando agilidade ao processo como um todo.
	 
	Os testes devem ser feitos em um ambiente preferencialmente isolado e somente após a conclusão dos testes é que a nova versão do software será baixada no ambiente para uma nova rodada de testes.
	
	Novas solicitações feitas pelo cliente não serão testadas quando estas solicitações chegarem após as atividades de teste já terem ultrapassado 86%, para não comprometer o prazo de entrega.
	
	Qualquer ocorrência de resultado obtido diferentemente do resultado esperado é passível de ser anotado e irá interromper os testes.
	
	Os usuários finais participam na execução dos testes em conjunto com a equipe de testes para auxiliarna interpretação dos resultados.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407961382)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quem são os responsáveis em executar os testes unitários e os testes de integração?
		
	
	Testadores
	 
	Desenvolvedores
	
	Auditores
	
	Analista de testes
	
	Usuários
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407961406)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta: 
I - Os desenvolvedores são os responsáveis pelos testes unitários e de integração. 
II - Os usuários são os responsáveis pelos testes de aceitação. 
III- Os usuários são os responsáveis pelos testes de sistema e aceitação. 
IV - Os desenvolvedores são os responsáveis apenas pelos testes unitários. 
V - Os analistas de testes são os responsáveis pelos testes de sistema.
		
	 
	Estão corretas as opções I, II e V.
	
	Estão corretas as opções II, IV e V.
	
	Estão corretas as opções I, III e V.
	
	Somente a opção V está correta.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407961398)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Analise as questões abaixo levando em consideração tarefas e executores. Neste sentido é correto afirmar que:
		
	
	O teste de integração é usualmente executado pelo analista de integração e o teste de sistema pelo programador.
	 
	O teste de sistema é usualmente executado pelo analista de teste e o teste unitário pelo programador.
	
	O teste de integração é usualmente executado pelo usuário e o teste unitário pelo programador.
	
	O teste de aceitação é usualmente executado pelos usuários e o teste unitário pelo analista de teste.
	
	O teste unitário é normalmente feito pelo testador e o teste de sistema pelo analista de sistemas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408015449)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual o teste que é realizado por um grupo restrito de usuários, faz parte dos testes de aceitação e é realizado no ambiente de produção?
		
	
	Operação
	
	Fumaça
	
	Gama
	 
	Beta
	
	Alfa
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407512687)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Normalmente para que o processo de teste transcorra de forma íntegra é comum a utilização de um grupo independente de teste, já que as pessoas que criaram o software não devem ser as que irão realizar os testes. Normalmente este grupo trabalha de forma conjunta. Uma estratégia de teste de software é desenvolvida pelo gerente de projeto, pelos engenheiros de software e pelos especialistas em testes. Existem várias responsabilidades e papéis dentro da equipe de teste. Indique dentre as opções abaixo, aquela que nãocorresponde a uma destas pessoas.
		
	
	Testador
	
	Arquiteto de teste
	
	Analista de teste
	 
	Usuário
Avaliando o aprendizado – Aula 9
	 1a Questão (Ref.: 201407513749)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
		Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de scripts automatizados e que apresentam como principais características: a geração de massa de dados e a automatização de scripts,  são classificadas como:
		
	
	Ferramentas de execução e conferência
	
	Ferramentas de Planejamento de testes
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	 
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407513736)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam apoiar o processo de verificação do software e que apresentam como principais características: a análise da complexidade, a compreensão do código e a análise sintática e semântica do código. São classificadas como ferramentas:
		
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	
	Ferramentas de Planejamento de testes
	
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	
	Ferramentas de execução e conferência
	 
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407633810)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como denominamos nos testes automatizados, os testes que realizamos quando temos uma nova versão de software e comparamos com a versão anterior?
		
	 
	Teste regressivo
	
	Teste Progressivo
	
	Teste de Alfa
	
	Teste de unidade
	
	Teste de carga
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407513769)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas em que auxiliam na definição dos escopos, abordagens, recursos e programação das atividades. E que tem como principais características : geração de planejamentos padronizados, elaboração de estimativas de tempo e custos e dimensionamento das equipes de acordo com o tempo disponível, são classificadas como ferramentas:
		
	 
	Ferramentas de Planejamento de testes
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	
	Ferramentas de execução e conferência
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407513777)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que apoiam as atividades que não estão diretamente ligadas ao processo de testes, porém garantem que determinados itens fundamentais desse processo estão sendo bem gerenciados e que apresentam como principais características o: Gerenciamento de defeitos e gerenciamento de configurações. São classificadas como:
		
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	
	Ferramentas de Planejamento de testes
	
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	 
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	
	Ferramentas de execução e conferência
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407513752)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as  ferramentas  que  possibilitam apoiar  o processo de verificação do software e que  apresentam como principais características: a análise da complexidade, a compreensão do código e a análise sintática e semântica do código. São   classificadas como ferramentas:
		
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes
	 
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
Avaliando o aprendizado – Aula 10
	As estratégias de teste de software fornecem um roteiro que descreve os passos a serem executados como parte do teste, define também quando esses passos serão planejados e então executados, quanto esforço de trabalho, tempo e recursos serão necessários. Ao desenvolvermos uma estratégia de teste de software desejamos responder algumas perguntas. Indique dentre as opções abaixo a pergunta inválida neste contexto.
		
	
	Quando devemos envolver o cliente?
	 
	Os padrões de desenvolvimento estão sendo seguidos pelos profissionais de engenharia de software?
	
	Devemos refazer os testes quando acrescentamos novos componentes ao sistema?
	
	Como conduzir os testes de software?
	
	Devemos estabelecer um plano formal para os testes?
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407511419)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Maira é analista de teste de uma organização e está elaborando a documentação de teste do sistema Delta. Seu chefe solicitou que ela elaborasse o artefato que tivesse em seu conteúdo: a identificação das condições de testes,o detalhamento da massa de entrada e da massa resultante, assim como arquitetura do ambiente de teste. Neste caso o artefato solicitado foi:
		
	
	Caso de Uso
	
	Estratégia e Teste
	
	Plano de teste
	
	Suíte de teste
	 
	Caso de Teste
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407511374)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nós estudamos a importância da documentação no processo de teste de software e constatamos que deve contemplar cada fase do processo de teste. Desta forma, na hierarquia de documentos gerados o documento de mais alto nível é o  plano de garantia de qualidade de software que é subdividido em:
		
	 
	Plano mestre de verificação e Plano Mestre de validação
	
	Relatórioio de erro e Relatório de teste
	 
	Estratégia de validação e Estratégia de verificação
	
	Plano de teste e Caso de Uso
	
	Plano de sistema e Plano unitário
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408015459)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Documentar é fundamental para formalizar o processo de qualidade. O conteúdo da documentação deve ser claro, bem definido e com todos os itens que devem ser abordados, possibilitando que todos os envolvidos no processo de avaliação da qualidade possam acompanhar a evolução do trabalho e rastrear como as atividades foram planejadas. 
Qual o documento que registra todo o planejamento dos testes estabelecendo o que será testado e cuja finalidade é identificar o maior número de cenários e variações de determinado requisito de software?
		
	 
	Suíte de teste
	 
	Caso de teste
	
	Cenário de teste
	
	Plano de teste
	
	Relatório de teste
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407633812)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Como denominamos o documento que contém o registro de todo o planejamento dos testes estabelecendo o que será testado e que tem como principal finalidade identificar o maior número de cenários e variações de determinado requisito de software?
		
	
	Relatório de teste
	
	Roteiro de teste
	 
	Caso de teste
	
	Script de teste
	
	Procedimento de teste
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407511412)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Para que as empresas possam alcançar bons resultados nos testes aplicados e para que todo este processo consiga ser repetitivo, existem certas medidas necessária a ser adotada pelas organizações como por exemplo: uma certa organização e padronização nas documentações de teste geradas. A norma normalmente adotada pelas organizações que tem como proposta padronizar a documentação de teste de software é a:
		
	
	ISO 9000
	 
	IEEE 829
(NÃO ESQUEÇA DE MARCAR “APROVAR” NO PASSEI DIRETO)
OBRIGADO E BOM ESTUDO!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes