Buscar

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM
	 
	 1a Questão (Ref.: 268954)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre as doenças não transmissíveis, o maior destaque é a doença cardiovascular, tanto pela sua atual taxa de morbimortalidade, como pelas perspectivas sombrias para os próximos anos. A Organização Mundial de Saúde em estudo que projeta o crescimento da morbimortalidade por doença cardiovascular (DCV) em todo o mundo, tomando como base dessa análise, o ano de 2040, nos eleva a trágica condição de campeão, estimando que o Brasil atinja a marca de incremento de 250% quando comparado à China (200%) e à Índia (180%)1. Sobre este aspecto, merece atenção a observação de que uma epidemia de doenças cardiovasculares esteja prestes a se instalar em nosso país. (Chagas, Antonio Carlos Palandri Chagas et al. Saúde cardiovascular do homem brasileiro - visão da Sociedade Brasileira de Cardiologia). A experiência dos Estados Unidos da América do Norte (EUA) poderá servir de ponto de partida para as mudanças necessárias da saúde pública em nosso país. Os EUA reduziram no período entre 1980-2000 a incidência das DCV em 51% entre as mulheres e 49% entre os homens. Quais ações deverão ser organizadas pela saúde pública para seguirmos o caminho para redução das DCV em nosso país, junto à população masculina?
		
	Gabarito: R A resposta deverá estar relacionada a maior incidência da obesidade e do diabetes; o combate ao tabagismo e ao sedentarismo; incentivo a saúde preventiva do homem.
		
	 2a Questão (Ref.: 745009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mundialmente, acidentes automobilísticos levam 1,3 milhão de pessoas ao óbito e deixam aproximadamente 50 milhões de feridos por ano. A incapacidade e a invalidez estão aumentando mais rapidamente nas nações em desenvolvimento. Cite as principais causas de acidentes por veículos e suas principais lesões.
	Resposta: - Alcolismo, excesso de velocidade, desrespeito à lei de transito/às sinalização... - Fraturas, traumatismo craniano, emorragia...
	
Gabarito: Dentre as principais causas podemos citar, a velocidade excessiva, falta de infraestrutura nas rodovias, desatenção, uso de álcool e outras drogas, etc. Com relação a principais lesões, nos acidentes de moto, os mais comuns são Fraturas de pernas ¿ principalmente a tíbia, Traumatismos de face e crânio, Lesões de braços e plexo braquial, Traumatismos de coluna, nos acidentes de carro, fraturas da coluna cervical, Traumas de laringe, traqueia e esôfago ao o mais comuns de ocorrerem.
		
	 3a Questão (Ref.: 625869)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os elevados custos que o Governo atribui na Área da Saúde, percebemos como se faz importante algumas mudanças de atitudes:
	 
	Ações de mídia voltadas especificamentes para determinado grupo com alto potencial de adoecimento favorece dimnuição dos gastos a longo prazo
	 4a Questão (Ref.: 240935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os tipos de doenças que mais levam ao óbito segundo o Ministério da Saúde:
	 
	doenças circulatórias.
		
	 5a Questão (Ref.: 626153)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A proposição da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa qualificar a atenção à saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção. Aponte a ÚNICA assertiva que não fundamenta a Política:
	
	Requer mecanismos de fortalecimento e qualificação da atenção primária
	
	O reconhecimento de que a população masculina acessa o sistema de saúde por meio da atenção especializada
	
	Vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres (Nardi et all, 2007; Courtenay, 2007; IDB, 2006 Laurenti et all, 2005;Luck et all, 2000)
	 
	Sexismo da Atenção em Saúde
	
	para que a atenção à saúde não se restrinja à recuperação
	 6a Questão (Ref.: 240938)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que tange a PREVENÇÃO, aponte a afirmativa correta:
	 
	são considerados "Enfermos" os homens com ausência real de saúde.
	 7a Questão (Ref.: 721229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	6. O comportamento preventivo ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, porém não afasta as chances de o problema aparecer. Um em cada dois homens pode ter alguma doença cardiovascular depois dos 60 anos. PORQUE O homem fumante tem cinco vezes mais chance de ter um infarto que o não-fumante. Os riscos provocados pelo comportamento superam inclusive histórico familiar de doença cardiovascular.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 8a Questão (Ref.: 192392)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmações abaixo e escolha a opção correta:
I- A Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melittus, Doenças Cardiovasculares e Osteoartrose são consideradas Doenças Crônicas não Transmissíveis.
II- Fatores genéticos predisponentes como alterações fisiológicas do envelhecimento e fatores de risco modificáveis como tabagismo, ingestão excessiva de álcool, sedentarismo e obesidade são determinantes para colocar os idosos como a população acometida pelas Doenças Crônicas.
III - Deficiência de equilíbrio e da mobilidade articular não é uma alteração fisiológica causada pelo envelhecimento. Apenas as opções I e II são corretas
	 9a Questão (Ref.: 707361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há disparidades nas taxas de mortalidade por causas externas entre homens brancos e homens negros no Estado de São Paulo. PORQUE Segundo pesquisas, homens negros morrem duas vezes mais do que os homens brancos, atingindo seu maior índice na faixa etária dos 20 aos 24 anos, respectivamente três vezes mais.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 10a Questão (Ref.: 240956)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A imobilização ou a restrição no leito desencadeia efeitos negativos graves à saúde. Estudos têm demonstrado que esses efeitos negativos podem até mesmo superar os benefícios terapêuticos do imobilismo, sendo mais prejudiciais à saúde do paciente do que o próprio distúrbio. Assim, aponte qual a relação está correta:
	 
	tegumentar - úlcera decúbito.

Outros materiais