Buscar

APOL GETÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“Segundo Félix [...], a administração de empresas discorre sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, enquanto a administração escolar propõe teorias sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. A administração escolar tem como referencial as teorias da administração de empresas no que diz respeito à estrutura, funcionamento do sistema escolar e na proposição de modelos organizacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
	
	B
	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos as semelhanças na forma de administrar.
	
	C
	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
	
	D
	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam para a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
	
	E
	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social, e a empresa visa lucros.
	1D
	2A
	3B
	4D
	5B
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Considere o excerto de texto a seguir:
“A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. [...] Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloísa (Org.). Apresentação. Em Aberto: Gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v. 17, n. 72, p. 7-10, fev./jun., 2000. p. 8.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as seguintes concepções de gestão escolar às suas respectivas características.
1. Gestão da qualidade total.
2. Gestão compartilhada.
3. Gestão democrática.
(  ) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(   ) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem, na escola, um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(   ) Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1
	1D
	2A
	3B
	4D
	5B
Questão 3/5 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos, que visa à mobilização e à cooperação de todos os membros de uma unidade de produção, com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, de suas atividades e de seus objetivos, para obter a satisfação dos clientes e um acréscimo de bem-estar para os seus membros, de acordo com as exigências da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: XAVIER, Antonio Carlos da R. Gestão da qualidade total nas escolas: Um novo modelo gerencial para a educação. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0234.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade. 
	
	B
	Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
	
	C
	Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
	
	D
	Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
	
	E
	Controle, percepção e avaliação da qualidade.
 
	1D
	2A
	3B
	4D
	5B
Questão 4/5 - Gestão Educacional
Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
	1D
	2A
	3B
	4D
	5B
Questão 5/5 - Gestão Educacional
Considere a seguinte passagem de texto:
“A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para a realização de objetivos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 71.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as característicasdas concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Enfatiza tanto as tarefas quanto as relações.
II. ( ) Defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
III. (  ) Dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
IV. ( ) Prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
	1D
	2A
	3B
	4D
	5B

Outros materiais