Buscar

apol pedagogia do campo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho de texto a seguir: “A promulgação do ECA em 1990 e a da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 consagram uma nova abordagem para políticas de proteção integral para infância e juventude. [...] a criança e o adolescente deixam de ser vistos como portadores de necessidades – e frequentemente um problema a ser enfrentado – e passam a ser considerados sujeitos de direitos[...].”
De acordo com o livro-base Pedagogia social, Vecchio aponta que dois fatores então têm sido comumente apontados como principais alvos das políticas para a infância, sendo:
	
	A
	A desnutrição infantil e a paternidade deficiente.
Considere a seguinte citação: “A instituição deve ser um ambiente em que todos os alunos se sintam acolhidos. Para que isso aconteça, é importante que a sexualidade seja discutida [...], nas ações concretas de gestores e professores deve estar claro que situações de homofobia e piadinhas não são toleráveis”.
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a sexualidade é um fenómeno:
	
	A
	social e historicamente construído.
Leia o trecho de texto a seguir: “As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. Elas possuem uma relação de interdependência, ou seja, não atuam de maneira isolada, e surgem para suprir diversas necessidades humanas.”
De acordo com o livro-base Pedagogia social, os esforços políticos de diversos agentes sociais em todo o mundo, estejam eles nas "pontas" ou encabeçando projetos, têm sido sem dúvida muito importantes na demarcação das:
	
	D
	Das situações de extrema miséria em que vivem milhões de crianças.
Considere a seguinte afirmação: “Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.[...]O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.”
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a opinião geral entre os educadores acerca do uso de dispositivos pedagógicos, seria que:
	
	A
	Os planos e as metas de ensino estão distantes da realidade e das 
experiências vividas pelos profissionais.
Leia a seguinte citação de texto: “Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”.
De acordo com o livro-base Pedagogia social, no Brasil, as ideias e as expectativas dominantes acerca da sexualidade de pessoas jovens dizem respeito:
	
	E
	a uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens, o que 
possivelmente se refere às concepções biológicas da sexualidade que 
enfatizam o sexo como um instinto natural.
6 O final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo: B De redemocratização nacional . 
Simulados 1,2,3,4
7 Quais as características compõem, influenciam e englobam a cultura? A Crenças, tradições e costumes
8 A pedagogia compreende o estudo de múltiplos ideais de educação , sendo assim, os meios disponíveis que facilitam o ensino e as relações destes com a vida social são: E Tecnologias, metodologias, dispositivos e procedimentos de forma efetiva.
9 Denuncia-se a violência na escola e a precariedade do ensino em termos de: B Qualitativos, e estruturais, principalmente baixa qualidade no ensino.
10 A partir do século XVII, tem início uma mudança substancial na maneira de: E Conceber a infância
11 Os primeiros a diferenciarem a fase da infância da fase da adolescência e como esse período passou a ser preenchido foram: A Os burgueses sendo que o período da infância e adolescência passou então a ser preenchido com os estudos.
12 Podemos dizer que os estudos de gênero – e a emergência dessa noção- estão relacionados aos movimentos: C Libertários dos anos de 1960, particularmente os movimentos feministas e o movimento gay.
12 Todas as dimensões de gênero, sexualidade, etnia e classe precisam ser coladas no processo de aprendizagem sendo indispensável questionar: B O que ensinamos, como ensinamos e que sentido nossos alunos dão ao que aprendem.
13 Gênero de acordo com as feministas, é uma ferramenta teórica de análise do social tão indispensável quanto é: A A categoria de classes sociais para a teorização crítica de cunho marxista.

Outros materiais