Buscar

DIREITO CIVIL II Semana 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II - CCJ0013
Título
SEMANA 1
Descrição
Caso Concreto 1
Respostas:
a) Entende-se que sim, pois, conforme o autor a partir da citação de Fernando de Noronha( p.04) é possível conceber a hipótese de uma pessoa viver uma vida inteira sem necessidade de conhecer o Direito das sucessões, ou a maior parte do Direito de família( casamentos,regimes de bens) ou até as partes mais significativas do Direito das coisas.Mas não é possível viver a margem daquelas atividades do dia-a-dia regidas pelo Direito das Obrigações.
b) O princípio da eticidade impõe a boa fé objetiva e a propriedade as relações jurídicas. O princípio da socialidade a observação da boa fé, portanto, princípios plenamente aplicáveis ás relações obrigacionais ainda mais quando se considera a obrigação como um Processo.
c) O dever jurídico se contrapõe ao Direito subjetivo, tratando-se portanto de um comando emanado do direito objetivo, impondo-se a todos,como o dever de não danificar o patrimônio alheio.Obrigação é uma relação jurídica de carácter patrimonial e transitória entre credor e devedor que possui por objetivo o cumprimento de uma prestação como aquela que decorre de um contrato de compra e venda. 
O ônus se caracteriza pela necessidade de se observar um determinado comportamento para obtenção de uma vantagem em proveito próprio.

Outros materiais