Buscar

SÍNTESE DO CLORETO DE t

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SÍNTESE DO CLORETO DE t-BUTILA
Introdução
Um dos primeiros passos para a preparação do cloreto de terc-butila a partir do terc-butanol é o estudo da cinética da reação quando o mecanismo é o assunto principal que irá embasar a síntese. Se fôssemos investigar a cinética da reação do terc-butanol com ácido clorídrico, observaríamos que se a concentração do álcool fosse dobrada a velocidade de reação também dobraria. Além disso, observaríamos que, se a concentração do nucleófilo fosse mudada, isso não causaria nenhum efeito na velocidade de reação. Sabendo que a velocidade dessa reação de substituição depende somente da concentração do álcool, a reação é uma reação de primeira ordem. (BRUCIE, ) 
Sendo assim, a formação do produto cloreto de terc-butila ocorre por meio de uma substituição nucleofilica unimolecular ou SN1. O numero 1 indica que somente uma molécula participa da etapa que determina a velocidade da reação e não depende da concentração do nucleofilo. (VOLLHARDT,)
Quando aprende que o cloreto de terc-butanol reage com ácido clorídrico para formar terc-butila, através de uma reação de substituição nucleofilica de primeira ordem, não está apenas aprendendo sobre a reatividade do terc-butanol, mas também sobre a maneira em que terc-butila pode ser sintetizado com maior rendimento evitando competições com outras reações. 
Em primeira instância o terc-butanol se dissocia para formar um carbocátion, que pode então combinar com o nucleófilo para formar o produto de substituição, ou perder um próton para formar o produto de eliminação. No entanto a reação SN1 tem um rendimento maior, logo é a predominante na síntese e é favorecida pelos condições reacionais e a escolha do ácido empregado na reação em que maximizariam o rendimento do produto desejado. (BRUCIE, )
A vantagem dessa síntese é a economia atómica que é relativamente alta, uma vez que quase todos os átomos provenientes dos reagentes estequiométricos, terc-butanol e ácido clorídrico, são incorporados no produto final, ocorrendo apenas a formação de uma molécula de água como coproduto. (DUARTE)
É importante salientar nas equações químicas envolvidas na aquisição do cloreto de terc-butila. Sendo que a estequiometria da reação é 1:1 como é vista na reação 1 abaixo:
(CH3)3COH + HCl → (CH3)3CCl + H2O
Reação 1: Formação do cloreto de terc-butila
Mecanismo
DUARTE, Rita Cordeiro Carminé. Síntese verde no ensino da Química. 2016.
BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, vol. 1. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.

Outros materiais