Buscar

SIMULADO BIOQUIMICA CLÍNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SIMULADO BIOQUIMICA CLÍNICA
	1a Questão (Ref.:201402839083)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O sangue é uma das amostras biológicas mais analisadas em um laboratório de bioquímica clínica. Existem vários tipos de amostras de sangue quando são coletadas por punção venosa que são:
		
	 
	Soro; plasma e sangue sem anticoagulante.
	
	Líquor; plasma e sangue total
	 
	Soro; plasma e sangue total.
	
	Soro; plasma e urina.
	
	LCR; sangue total e sangue com anticoagulante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403450566)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma amostra de sangue para hemograma foi colhida num frasco com EDTA e, ao iniciar o exame, foi detectado um pequeno coágulo. Que procedimento o laboratório deve adotar?
		
	
	Adicionar oxalato de flúor à amostra.
	
	Desprezar o coágulo e utilizar o restante.
	
	Determinar o hematócrito.
	
	Adicionar mais EDTA à amostra.
	 
	Solicitar uma nova amostra.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403405136)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os conteúdos alimentares de gorduras saturadas e de colesterol influenciam diretamente os níveis dos lipídicos plasmáticos, em especial a colesterolemia. Uma paciente, 53 anos de idade, com alto risco para doença arterial coronariana, tem como resultado do lipidograma: triglicerídeos: 250; colesterol total 330; LDL: 158 e HDL 92; Ela procurou um nutricionista para avaliar o seu diagnostico laboratorial e rever seus hábitos nutricionais. Seu colesterol está bom está elevado. Assinale a alternativa que contenha a função do bom colesterol, o HDL.
		
	
	Transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo do sangue, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas.
	
	Sua consistência gordurosa não lhe permite dissolver-se no sangue, da mesma forma que água e óleo não se misturam, sendo eliminado na urina sem ser absorvido.
	 
	É capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
	
	Aumenta os níveis de ácidos graxos insaturados.
	
	Reduz a absorção de açúcares simples.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403439344)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O pâncreas é um órgão achatado com cerca de 15 cm de comprimento, com partes chamadas cabeça, corpo e cauda. Fica entre o fígado e a coluna vertebral, e sua cabeça está em contato com o duodeno. No pâncreas, pequenos ductos convergem para um ducto principal que percorre todo o órgão, da cauda à cabeça, transportando as secreções pancreáticas para o duodeno. Assinale a alternativa que contenha as enzimas pancreáticas.
		
	
	Lipase Pancreáticas e Peptidases.
	
	Tripsina e Fosfatases.
	
	Fosfatases e Renina
	 
	Tripsina e Quimotripsina.
	
	Pepsina e Renina
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402837236)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto a classificação das biomoléculas é correto afirmar que:
		
	
	Bases: possuem H+ no início da estrutura molecular. ex: HCl; Ácidos: possuem OH- no final da estrutura molecular. ex: NaOH; Sais: não contem H nem OH. ex: NaCl.
	
	Sais: possuem H+ no início da estrutura molecular. ex: HCl; Ácidos : possuem OH- no final da estrutura molecular. ex: NaOH; : Bases não contem H nem OH. ex: NaCl.
	 
	Ácidos: possuem H+ no início da estrutura molecular. ex: HCl; Bases: possuem OH- no final da estrutura molecular. ex: NaOH; Sais: não contem H nem OH. ex: NaCl.
	
	Sais : possuem H+ no início da estrutura molecular. ex: HCl; Bases: possuem OH- no final da estrutura molecular. ex: NaOH; : Ácidos não contem H nem OH. ex: NaCl.
	
	Ácidos: possuem H+ no início da estrutura molecular. ex: HCl ; Sais : possuem OH- no final da estrutura molecular. ex: NaOH; : Bases não contem H nem OH. ex: NaCl.

Outros materiais