Buscar

1. Conceitue Sociedade empresaria. 2. O que é personalidade jurídica da sociedade empresária? Discorra sobre suas consequências.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conceitue Sociedade empresaria. 
É preciso de 2 institutos jurídicos, Um de pessoa jurídica e o outro de atividade econômica em forma de empresa, pensamento este equivocado, pois existem pessoas jurídicas que são sempre pessoas empresarias.
O que é personalidade jurídica da sociedade empresária? Discorra sobre suas consequências.
No Brasil existem 2 grandes grupos de pessoas jurídicas. Um encontra-se as pessoas jurídicas de direito público como autarquias e pj ligadas a união. E as outras de direito privado que formam as funções, como associações e sociedades.
Classifique a sociedade empresaria quanto a responsabilidade dos sócios. 
Sociedade Limitada – Todos os sócios respondem de forma limitada pelas obrigações sociais.
Sociedade mista – Parte dos sócios tem responsabilidade ilimitada e a outra limitada. 
Sociedade ilimitada – Todos os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações sociais.
O que é integralização do capital social.
A integralização é efetivamente o pagamento das quotas subscritas, integralizar, é realizar o capital social.
DIFERENCIE SOCIEDADES INSTITUCIONAIS DE SOCIEDADE CONTRATUAIS
Enquanto as sociedades contratuais o ato constitutivo e regulamentar é o contrato social, as sociedades institucionais é o estatuto social. 
O QUE É SOCIEDADE IRREGULAR E QUAIS AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Uma sociedade sem registro na junta comercial, é aquela que possui ato constitutivo escrito embora não tenha registrado. Como consequência a falta de personalidade jurídica, os sócios respondem de forma solidária com seus patrimônios próprios 5
 
DISCORRA SOBRE A SOCIEDADE EM COMUM.
 é uma sociedade de fato, que embora não tenha, ainda, seus atos constitutivos registrados é comprovada, independente de ter ou não contrato escrito. os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente podem provar a existência da sociedade em comum por escrito, mas os terceiros podem prová-la de qualquer forma (artigos 986 e 990).
DISCORRA SOBRE A SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO
Formada por dois tipos de sócios, o sócio ostensivo (sociedade limitada) e o sócio oculto ou participante (investidor), a SCP é uma alternativa de captação de recursos de crédito e de investimento, sendo a responsabilidade civil pelos negócios jurídicos de exclusividade do sócio ostensivo. Este responderá ilimitadamente pelas obrigações assumidas em seu nome para o desenvolvimento do empreendimento, enquanto o sócio oculto apenas participa dos resultados correspondentes (art. 991 - Código Civil).
 DIFERENCIE SOCIEDADE DE PESSOA E SOCIEDADE DE CAPITAl  as sociedades de pessoas são aquelas em que a realização do objeto social depende mais dos atributos individuais dos sócios que da contribuição material que eles dão. As de capital são as sociedades em que essa contribuição material é mais importante que as características subjetivas dos sócios.

Outros materiais