Buscar

Educ. Infantil 1 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

luno: IVANY M SANTOS
	Matrícula: 
	Disciplina: CEL0059 - CON, METOD. E PRÁT. DO ENS. NA EDU. INF. 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
	1.
	
		O PARECER de 9/12/2009 recomenda a respeito do cuidar e educar: Ao lermos o documento é possível perceber que um dos grandes pilares da educação é, sem dúvida, a habilidade emocional. Não é possível desenvolver a habilidade cognitiva e a social sem que a emoção seja trabalhada. Trabalhar a emoção requer paciência e garantia que as crianças possam viver seus processos de Individuação, ao mesmo tempo em que se constituem a partir de contextos sociais. As afirmativas apresentadas nas opções interpretam o Parecer citado em relação às responsabilidades do professor de crianças com relação a mediar processos que:
		Quest.: 1
	
	
	
	estimulem a expressão de qualquer sentimento como forma de expressão, mesmo quando possa causar desconforto a uma outra criança do grupo ou ao próprio educador.
	
	
	respeitem e incentivem às características egocêntricas das crianças como comportamentos legítimos, pois correspondem a um período do desenvolvimento que depois passará.
	
	
	construam sentidos pessoais e significados coletivos à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular de formas culturais de agir, sentir e pensar.
	
	
	limitem a ampliação dos movimentos em prol da segurança e da saúde das crianças, mesmo que atrapalhe o desenvolvimento social e motor.
	
	
	construam limites seguros colocando as crianças para pensar individualmente sempre que desrespeitarem uma regra imposta pelo professor.
	
	
	2.
	
		Em algumas creches e pré-escolas o trabalho se constitui por uma equivocada divisão, onde a prática pedagógica se torna fragmentada e excludente. Nesta perspectiva, NEGA o ato de educar como:
		Quest.: 2
	
	
	
	Atividade de execução para crianças pobres e atividades intelectuais para crianças ricas
	
	
	Colocação das crianças ricas e pobres em salas separadas
	
	
	Práticas formativas relacionadas aos aspectos corporais e cognitivos
	
	
	Experiência intelectual reservada aos filhos dos grupos privilegiados
	
	
	Experiência corporal própria das crianças carentes
	
	
	3.
	
		Na Educação Infantil o cuidar e o educar são indissociáveis do processo educativo. Assinale a alternativa que TEM relação com essa afirmativa.
		Quest.: 3
	
	
	
	Quando as atividades acontecem em sala de aula o educar deve acontecer de forma dissociada do cuidar para que as crianças tenham condições de explorarem o ambiente de diferentes maneiras e realizarem as atividades propostas.
	
	
	Apenas o coordenador pedagógico deve planejar e cuidar da organização de práticas em que a criança apropria-se, por meio de experiências corporais, dos modos estabelecidos culturalmente de alimentação e promoção de saúde, de relação com o próprio corpo e consigo mesma.
	
	
	As atividades previstas devem atender preferencialmente o preparo para o ensino fundamental com noções de alfabetização e das quatro operações na matemática  
	
	
	O professor que educa cuidando deve acolher e garantir a segurança, mas também alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
	
	
	O auxiliar do professor é que deve conduzir os momentos de alimentação, banho, troca de fraldas, controle dos esfíncteres e vestuário, além de cuidar para que as crianças não adquiram doenças.
	
	
	4.
	
		Muito se tem discutido sobre a educação em creches e pré-escolas a partir do cuidar e educar. Destacamos a posição de Kramer (2005): "O educar não inclui necessariamente o cuidar? Como educar sem cuidar (...) já não será hora de assumir o educar, entendendo que abrange as duas tarefas?" (Kramer, 2005)
Assinale a alternativa que justifique a posição da autora.
		Quest.: 4
	
	
	
	O embate entre educação e assistência gera distorções nos discursos, desvirtuando a educação infantil de sua missão.
	
	
	O principal é instruir e preparar as crianças para o ensino fundamental e compensar as carências das crianças das classes populares.
	
	
	O educar se refere às dimensões físicas, intelectual e moral, e o cuidar vem do latim cogitare (pensar, dar atenção...); portanto, sendo ambos atos educativos.
	
	
	O educar é tarefa do ensino fundamental, já que as crianças não mais precisam de cuidados especiais com saúde e higiene.
	
	
	O cuidar é exclusivo da educação infantil. Não se cuida do aluno no ensino fundamental nem médio, menos inda, na educação superior.
	
	
	5.
	
		Segundo a Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, ou seja:
I. Cuidar de uma criança em um contexto educativo não demanda a integração de vários campos de conhecimentos nem a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
II. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano.
III. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
IV. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos. Assinale as afirmativas corretas em relação ao cuidar:
		Quest.: 5
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, II e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais