Buscar

Simulados AV2 Psicofisiologia 2016

Prévia do material em texto

Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE015
	
SIMULADO 06/2016 - PSICOFISIOLOGIA
	
		 1a Questão (Ref.: 201408441606)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	O _____________________________ é a região responsável por promover uma análise detalhada das diferentes modalidades sensoriais, integrando-as e traduzindo como uma função mental superior. Integra os estímulos recebidos e processados levando a expressão complexa de nossas ações. Complete a lacuna escolhendo uma das opções abaixo:
		
	
	Córtex orbitofrontal
	
	Giro de cíngulo
	 
	Córtex parietotemporoccipital
	
	Hipocampo
	
	Lobo temporal
	 2a Questão (Ref.: 201409143165)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Sabemos que a apatia, a diminuição do afeto, o isolamento social, as alucinações e os delírios estão entre os principais sintomas da esquizofrenia, um dos mais importantes transtorno do pensamento. Os sintomas de apatia, a diminuição do afeto, o isolamento social revelam comprometimento principalmente de quais vias neurais?
		
	
	Vias corticoespinais.
	 
	Vias espinotalâmicas.
	
	Vias nigroestriatais.
	 
	Vias mesocorticais.
	
	Vias mesolímbicas.
	 3a Questão (Ref.: 201409143151)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Considerando seus estudos sobre o pensamento e os transtornos do pensamento, podemos afirmar que a frase " Definido pela perda da lógica de fluxo de pensamento, pobreza da fala, labilidade emocional, alienação do mundo e da própria doença" define corretamente qual das opções abaixo?
		
	
	Delírio.
	
	Psicose.
	
	Alucinação.
	
	Apatia.
	 
	Desordens do pensamento e afeto
	 4a Questão (Ref.: 201409143163)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Considerando seus estudos sobre o pensamento e os transtornos do pensamento (bases biológicas da esquizofrenia) podemos afirmar que a frase "sensação de perseguição, de superioridade em relação às outras pessoas ou mesmo de que seus pensamentos estão sendo controlados por forças exteriores ao corpo" define corretamente qual dos termos abaixo?
		
	 
	Desordens do pensamento e afeto.
	
	Apatia.
	
	Psicoses.
	 
	Delírios.
	
	Alucinação.
	 5a Questão (Ref.: 201408968833)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Leio o trecho da música Pensamento, do grupo Cidade Negra: "Você precisa saber o que passa aqui dentro, eu vou falar pra você. Você vai entender a força de um pensamento pra nunca mais esquecer. Pensamento é um momento que nos leva a emoção, pensamento positivo que faz bem ao coração". Ela reporta a uma relação direta entre pensamentos e emoções. Considerando seus estudos sobre o pensamento humano responda: Será que estas associações apresentadas na música se revelam no nosso cotidiano?
		
	
	Como revelado na letra da música apenas as emoções positivas permitem essas associações diretas com os pensamentos.
	
	Pensamento, linguagem e até mesmo atenção estão correlacionados, mas em nosso cotidiano selecionamos eventos e, assim, as emoções costumam não influenciar nossa fisiologia.
	
	Não existe qualquer correlação entre pensamento positivo e bem-estar cardiovascular. Pelo contrário, emoções fortes levam a graves problemas neste sistema.
	
	Eventualmente pode até acontecer, mas como seres racionais tendemos a usar a lógica todo o tempo, ignorando na maior parte das vezes os sentimentos.
	 
	Sim, afinal quando estamos felizes tendemos a trazer imagens mentais e pensar em outros momentos também felizes.
	6a Questão (Ref.: 201408968812)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Sabemos que o substrato anatômico do pensamento e da linguagem humana é formado por regiões corticais, por exemplo: o córtex pré-frontal, o córtex límbico e o córtex parietotemporoccipital. Estudos morfológicos revelam que estas áreas apresentam dimensões máximas na nossa espécie. Em primatas estas regiões são significativamente menores, apesar da configuração genética bem semelhante à nossa. Será que todos os animais apresentam as mesmas habilidades de pensamento dos humanos?
		
	 
	Ao que se sabe não, pois as áreas necessárias para executar essas habilidades não estão desenvolvidas de forma semelhante em qualquer outra espécie.
	
	Entre os mamíferos essas habilidades são comuns, mas entre outros animais nada semelhante é observado ou já foi descrito na literatura.
	
	Não, pois as áreas pré-frontal, límbica e parietotemporoccipital são exclusivamente humanas.
	
	Apenas os primatas possuem as mesmas habilidades de pensamento, apesar de não possuírem as mesmas habilidades da linguagem humana.
	
	Sim, todos os animais que possuem um cérebro organizado possuem as mesmas habilidades de pensamento, mas não de linguagem.
SIMULADO 07/2016 - PSICOFISIOLOGIA
	 1a Questão (Ref.: 201409143189)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Considerando seus estudos sobre as afasias em SURDOS leia a definição a seguir com atenção: "o indivíduo compreende bem a linguagem de sinais, mas não consegue se expressar utilizando-a. Atentar que o problema não é motor, a habilidade motora das mãos está preservada, o que está complicado é a construção da linguagem." É correto afirmar que esse trecho aborda a afasia:
		
	
	Motora.
	
	Sensorial.
	
	de Wernickie.
	 
	de Broca.
	
	Anômica.
	 2a Questão (Ref.: 201409143182)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Leia a definição a seguir com atenção: "Nesta afasia a fala é fluente, no entanto, a compreensão é precária. Neste caso, como a região lesionada é responsável por transformar sons em palavras, o entendimento do que é dito fica significativamente prejudicado." É correto afirmar que esse trecho aborda a afasia:
		
	
	Anômica.
	
	em surdos.
	
	Sensorial.
	
	de Broca.
	 
	de Wernickie.
	 3a Questão (Ref.: 201409123642)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	A (X) humana depende de (Y). Como o homem vive em sociedade, comunicação e sociedade relacionam-se intimamente. Uma não existe sem a outra: uma língua só existe se há uma comunidade que a utiliza, e um agrupamento de pessoas só constituirá uma comunidade se tiver uma língua que possibilite a comunicação das pessoas desse grupo. As diversas linguagens empregadas pelo homem fazem parte do conjunto de elementos que distinguem uma sociedade de outra. Em relação ao parágrafo as incógnitas X e Y referem-se à:
		
	
	linguagem e vocalização
	 
	comunicação e linguagem
	
	sinalização e linguagem
	
	expressão e compreensão
	
	compreensão e expressão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408438901)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Afasias são distúrbios adquiridos de linguagem que resultam de danos cerebrais. Após um indivíduo ter sofrido um dano vascular, ele apresenta uma grande dificuldade em repetir palavras, apresenta fala espontânea preservada, contudo, com muitos erros de repetição e de respostas a comandos verbais. A partir desta descrição, marque dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor identifica o problema.
		
	 
	Afasia de condução. É causada por lesões no fascículo arqueado, que é o feixe de condução entre as áreas de Wernicke e Broca. Geralmente, decorre de lesão do giro supramarginal do lobo parietal.
	
	Afasia de condução. É causada por lesões do sulco de Sylvius, comprometendo as áreas de Wernicke, Broca e o fascículo arqueado.
	
	Afasia de condução. Lesões nos aspectos ventroposteriores do lobo temporal esquerdo.
	
	Afasia de Broca. Resulta de lesão na porção posterior do terceiro giro frontal esquerdo. Também é conhecida como AFASIA SENSORIAL.
	
	Afasia de Wernicke. Lesões das partes superiores e posteriores do lobo temporal esquerdo. Também é conhecida como AFASIA GLOBAL.5a Questão (Ref.: 201408438918)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Afasias são distúrbios adquiridos de linguagem que resultam de danos cerebrais. Após um indivíduo ter sofrido um dano vascular, ele apresenta uma grande dificuldade na compreensão da linguagem. A partir desta descrição, marque dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor identifica o problema.
		
	
	Afasia de Broca. Resulta de lesão na porção posterior do terceiro giro frontal esquerdo. Também é conhecida como AFASIA MOTORA
	 
	Afasia de Wernicke. Lesões das partes superiores e posteriores do lobo temporal esquerdo. Também é conhecida como AFASIA SENSORIAL.
	
	Afasia de Broca. Resulta de lesões das partes superiores e posteriores do lobo temporal esquerdo. Também é conhecida como AFASIA MOTORA.
	
	Afasia de Wernicke. Lesões das partes superiores e posteriores do lobo temporal esquerdo. Também é conhecida como AFASIA MOTORA.
	
	Afasia de condução. É causada por lesões do sulco de Sylvius, comprometendo as áreas de Wernicke, Broca e o fascículo arqueado. Também é conhecida como AFASIA GLOBAL.
	 6a Questão (Ref.: 201409123648)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O cérebro é dividido em hemisférios esquerdo e direito, sendo o primeiro dominante em 98% dos humanos, já que é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Isso porque nele estão duas áreas especializadas, a Área (X), córtex responsável pela motricidade da fala; e a Área de Wernick, córtex responsável pela compreensão verbal. Já o hemisfério direito é quem cuida do pensamento simbólico e da criatividade. Nos canhotos estas funções destinadas aos hemisférios estão trocadas. A incógnita X pode ser adequadamente denominada:
		
	
	Temporal
	 
	De Broca
	
	Límbica
	
	Parietal
	
	Do hipotálamo
SIMULADO 08/2016 - PSICOFISIOLOGIA
	 1a Questão (Ref.: 201408437221)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O modelo descritivo de Postner sobre a atenção implícita está organizado em quatro etapas. Responda: Qual das opções abaixo representa corretamente a sequência proposta por ele?
		
	
	Ligada / Desligada / Ligada / Desligada...
	 
	Atenção ligada em algo / Desligada (súbita alteração do foco atencional) / Religada /Atenção em algo novo.
	
	Desatento / Súbita alteração do foco atencional / Ligada / Desligada.
	
	Atenção ligada em algo / Mudança do foco atencional / Atenção desligada / Atenção religada em novo alvo.
	
	Desatento / Atenção ligada no alvo / Mudança do foco atencional / Atenção desligada.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201408630020)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD. Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH. A participação de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observações de que nas famílias de portadores de TDAH a presença de parentes também afetados com TDAH era mais frequente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. A prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral (isto é chamado de recorrência familial). Porém, como em qualquer transtorno do comportamento, a maior ocorrência dentro da família pode ser devido a influências ambientais, como se a criança aprendesse a se comportar de um modo "desatento" ou "hiperativo" simplesmente por ver seus pais se comportando desta maneira, o que excluiria o papel de genes. Foi preciso, então, comprovar que a recorrência familial era de fato devida a uma predisposição genética, e não somente ao ambiente. Outros tipos de estudos genéticos foram fundamentais para se ter certeza da participação de genes: os estudos com gêmeos e com adotados. Nos estudos com adotados comparam-se pais biológicos e pais adotivos de crianças afetadas, verificando se há diferença na presença do TDAH entre os dois grupos de pais. Eles mostraram que os pais biológicos têm 3 vezes mais TDAH que os pais adotivos. Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola. Com base no texto, o TDAH se caracteriza, principalmente, por uma combinação de dois tipos de sintomas:
		
	 
	Desatenção e Hiperatividade-impulsividade
	
	Impulsividade e Inquietude.
	
	Narcolepsia e Hipotensão.
	
	Hiperatenção e Hipertensão.
	
	Desatenção e Sonolência.
	3a Questão (Ref.: 201408630015)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	É interessante notar que os estímulos do ambiente externo desencadeiam reações primárias, que são traduzidas como nosso registro sensorial de um estímulo. Esse evento levará a reações secundárias, quando identificado (análise perceptual) e, posteriormente, reações terciárias revelarão o seu significado para nós, de acordo com a experiência de cada um (codificação e análise do significado). O registro e identificação determinam a seleção precoce de nossa atenção. A identificação e significado levarão a uma seleção tardia. Com base na discussão da questão é correto destacar que:
		
	
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e desconsiderando o nosso envolvimento emocional.
	 
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, desconsiderando nossas experiências particulares, considerando nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da não integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	 
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da não integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado e generalizado para cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e desconsiderando o nosso envolvimento emocional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408441666)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Depois de duas horas de chuva forte a cidade está alagada. A única forma de chegar à sua casa é atravessar vários quarteirões, alguns submersos, a pé. Após decidir esperar a inundação passar, você observa que quase todos já estão indo embora, mas teme colocar os pé na água e resolve esperar um pouco mais. Distraído com uma leitura interessante se vê após alguns minutos sozinho, na saída do metrô e decide que já passa da hora de ir. Pelo caminho observa vários moradores de rua que sequer sabia que viviam ali. Cães latem incessantemente e você desliza, quase caindo ao chão, um grupo de meninos que você considera suspeitos começa a rir. Qual o tipo de atenção que você provavelmente estaria utilizando?
		
	
	Implícita, pois deveria perceber estímulos perigosos que estivessem atraindo minha atenção.
	
	Explícita, pois precisaria manter os meninos suspeitos em meu campo visual.
	 
	Implícita, afinal devo ficar focando pontos específicos no meu campo visual para procurar possíveis situações perigosas.
	
	Explícita, afinal minha atenção está direcionadaa buscar pelo objeto de desejo, o perigo.
	
	Explícita, pois sei quais são meus alvos, apenas não estou com eles focados ainda.
	5a Questão (Ref.: 201408441653)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Depois de quatro anos realizando seu curso de doutorado na Dinamarca, ele retorna ao seu país, cheio de boas lembranças da temporada e com saudades dos parentes e amigos. Vários sabem de seu retorno e decidem esperar por ele no aeroporto. Qual o tipo de atenção que o recém-doutor deverá utilizar ao chegar ao aeroporto?
		
	
	Impulsiva
	 
	Implícita
	
	Explícita
	
	Hiperativa
	
	Primária
	 6a Questão (Ref.: 201408437219)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Uma jovem está paquerando um rapaz com a camisa do Flamengo em um ponto de ônibus. Você está procurando um amigo, que disse que estará usando uma camisa vermelha e preta. Será que vocês dois utilizam os mesmos mecanismos de atenção? Analise as opções abaixo e assinale a adequada:
		
	
	Não, a atenção da jovem é implícita e a minha, explícita.
	
	Sim, ambos estamos sabemos exatamento o que atrai nossa atenção.
	
	Sim, afinal nossa atenção coincide com a fixação visual.
	 
	Não, a atenção da jovem é explícita e a minha, implícita.
	
	Sim, afinal nós dois estamos focados em camisas vermelhas e pretas.
SIMULADO 09/2016 - PSICOFISIOLOGIA
	 1a Questão (Ref.: 201409123679)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Tipo de substância endógena, produzida pelos nociceptores relacionada com a formação do edema. A sentença refere-se a um tipo de substância endógena que induz a hiperalgesia a qual é denominada de:
		
	
	encefalina
	 
	substância P
	
	prostagandina
	
	endorfina
	
	Bradicinina
	 2a Questão (Ref.: 201408437642)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Entre as substâncias citas abaixo, qual delas representa um exemplo de opióde endógeno?
		
	
	morfina.
	 
	endorfina.
	
	codeína.
	
	ópio.
	
	heroína.
	 3a Questão (Ref.: 201409123671)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Dentre as substâncias endógenas que induzem hiperalgesia, pode-se destacar as que são responsáveis por elevar a sensibilidade dos nociceptores. As referidas substâncias são denominadas genericamente de:
		
	
	bradicinina
	 
	prostaglandina
	
	endorfina
	
	substância P
	
	encefalina
	 4a Questão (Ref.: 201408441702)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sabemos que a dor e temperatura de nosso corpo entram em nosso sistema nervoso via medula espinhal utilizando fibras que seguem diretamente para o tálamo (região do diencéfalo). Essa fibras são denominadas:
		
	
	Vias corticoespinais.
	 
	Vias espinotalâmicas.
	
	Vias periaquedutais.
	
	Vias trigeminotalâmicas.
	
	Vias corticopontinas.
	 5a Questão (Ref.: 201408441697)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Analise as três colocações a seguir sobre a hiperalgesia: a) Um limiar reduzido para a dor. b) Intensidade aumentada do estímulo doloroso e c) Dor espontânea. Podemos afirmar que a opção que representa elementos capazes de induzir a hiperalgesia é:
		
	 
	a), b) e c).
	
	Apenas a).
	
	Apenas b).
	
	Apenas a) e c)
	
	Apenas c).
	 6a Questão (Ref.: 201408472486)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Considerando seus estudos sobre os nociceptores e a hiperalgesia pode-se afirmar que qual das alternativas abaixo pode ativar um nociceptor:
		
	
	Contato físico breve.
	
	Oxigenação adequada.
	
	Temperaturas amenas
	
	Todas as opções de resposta.
	 
	Exposição a produtos químicos.
SIMULADO 10/2016 - PSICOFISIOLOGIA
	 1a Questão (Ref.: 201408470563)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	O sono humano varia caracteristicamente ao longo da vida. Após uma relativa estabilidade, com grandes quantidades de sono de ondas lentas na infância e início da adolescência, a continuidade e a profundidade do sono deterioram-se ao longo da faixa de idade adulta. Esta deterioração é refletida por qual das citações apresentada abaixo:
		
	
	extinção do sono do estágio 1 e ampliação dos estágio 3 e 4.
	 
	maior vigília e sono do estágio 1 e redução dos estágios 3 e 4.
	
	ampliação da vigília e do sono do estágio 2.
	
	ampliação progressiva do sono REM em detrimento dos estágios 3 e 4.
	
	redução progressiva do sono REM.
	
	É uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis das células musculares, representando os potencias de ação deflagrados por meio da leitura da tensão elétrica (voltagem em função do tempo). A técnica em questão é denominada:
		
	
	Eletrooculograma
	 
	Eletromiograma
	
	Eletroencefalograma
	
	Eletrocardiograma
	
	Ecocardiograma
	3a Questão (Ref.: 201409123704)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	É um aumento das horas absolutas de sono, aproximadamente em 25 % mais do que padrão normal de sono. A sentença refere-se a um distúrbio do sono denominado de:
		
	
	Insônia
	
	Narcolepsia
	
	Terror noturno
	
	Sonambulismo
	 
	Hipersônia
	 4a Questão (Ref.: 201409123705)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	É um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia e por frequentes ataques de sono, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Esses ataques costumam ocorrer repentinamente e a qualquer momento do dia, até mesmo em situações inusitadas, como em consultas médicas, dirigindo ou numa conversa entre amigos. O distúrbio do sono em questão é diagnosticado como:
		
	
	Sonambulismo
	 
	Narcolepsia
	
	Terror noturno
	
	Insônia
	
	Hipersônia
	 5a Questão (Ref.: 201408470564)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Ao nascer o ritmo circadiano ainda não se encontra estabelecido, levando cerca de quatro meses para que ocorra tal estabelecimento. Devido a esta característica é comum que o bebê:
		
	
	durma constantemente na companhia de seus pais
	
	não consiga dormir durante as noites
	 
	durma vários períodos de algumas horas e troque o dia pela noite
	
	durma durante toda a noite e mais uma sesta no meio do dia
	
	durma regularmente mesmo estando ainda em amadurecimento
	 6a Questão (Ref.: 201408467496)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Considerando um ciclo completo do sono, podemos afirmar que os sonhos nítidos acontecem na fase:
		
	
	fase 3 do NREM
	
	fase 1 do NREM
	
	do pré-sono
	 
	REM
	
	fase 2 do NREM

Outros materiais