Buscar

Educ. Infantil 2 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: IVANY M SANTOS
	
	Disciplina: CEL0059 - CON, METOD. E PRÁT. DO ENS. NA EDU. INF. 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
	1.
	
		O filósofo e historiador Johan Huizinga na sua obra Homo Ludens elabora uma extensa reflexão sobre a natureza cultural do jogo. Para ele o jogo é um constituinte da cultura, o que significa dizer que a cultura em todas as suas manifestações tem origem numa atitude lúdica. Em relação a brincadeira, observem as seguintes informações atribuindo V ou F.
		Quest.: 1
	
	
	    V  F    
	A brincadeira não é uma atividade ¿séria¿ e ela sempre envolve prazer.
	
	    V  F  
	O meio ambiente é um facilitador: o uso do corpo, dos movimentos e dos cinco sentidos proporciona no ato de brincar um desenvolvimento integral.
	
	    V  F  
	A brincadeira é experiência e não forma de linguagem;
	
	    V  F  
	A criança brinca com a cultura e constrói sua cultura lúdica;
	
	    V  F  
	A brincadeira envolve a descrição de uma conduta estruturada, com regras criadas para determinada situação. Ela pode dividir-se em ações livres ou como atividade direcionada pelo adulto.
	
	
	2.
	
		Com as transformações nos últimos 20 anos na educação infantil, como está definida atualmente a questão do cuidado da criança pequena?
		Quest.: 2
	
	
	
	O tripé que deve sustentar o currículo e a proposta pedagógica das instituições de educação infantil é: educar-cuidar-brincar.
	
	
	As ações de cuidado na educação infantil foram superadas após a passagem das instituições da assistência social para a educação.
	
	
	O cuidado e o amor pela criança pequena continuam sendo a base principal sobre a qual se sustenta o atendimento na educação infantil.
	
	
	Os cuidados da criança pequena, que eram foco do atendimento assistencialista, estão superados. Atualmente o foco é a aprendizagem e a educação da criança.
	
	
	As ações de cuidado diário da criança podem ser realizadas por um professor assistente, enquanto o professor pode ficar focado na educação dos pequenos.
	
	
	3.
	
		Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-5 anos, segundo a legislação educacional brasileira, o RCNEI e as DCNEI, caracteriza-se por ser:
		Quest.: 3
	
	
	
	assistencialista; a criança nessa faixa etária necessita de cuidados.
	
	
	adultocêntrica.
	
	
	higienista e maternal.
	
	
	o cuidar e o educar.
	
	
	escolarizante (centrada na professora, alfabetizante, seriada, com matérias/disciplinas, etc).
	
	
	4.
	
		Na creche "Moranguinho" a professora de turma, avisou a professora auxiliar que ao longo da divisão de tarefas, em hipótese alguma, ela levaria qualquer criança da turma ao banheiro, pois ela não estudou para isso e essa tarefa não é dela.
 A frase da professora acima REFLETE:
		Quest.: 4
	
	
	
	uma visão equivocada que está associada a praticas fragmentadas e excludentes que ajudam a marcar a divisão social de classes.
	
	
	sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurando que essa professora procura dar atenção especial, conforme as necessidades que identifica nas crianças.
	
	
	o texto das diretrizes nacionais curriculares, que afirmam a importância de dividir as tarefas ligadas ao cuidar e ao educar.
	
	
	espaços de ação e compartilhamento em que todos interagem trocando experiências significativas.
	
	
	as conclusões de pesquisadores e especialistas da área que buscam em seus discursos e textos demonstrar a importância do cuidar como aspecto essencial na educação infantil.
	
	
	5.
	
		As crianças devem ter acesso a saúde e higiene, tanto quanto aos conhecimentos do mundo e de sua cultura. Os profissionais de creches e instituições de educação infantil devem buscar planejar o cotidiano procurando respeitar as individualidades, bem como as necessidades especificas de cada faixa-etária.
 A partir do parágrafo acima, podemos afirmar:
		Quest.: 5
	
	
	
	que a educação alimentar é tão importante quanto os aspectos pedagógicos, nessa etapa da educação.
	
	
	o desfralde e o desmame devem ser feitos em casa, pois necessitam do olhar carinhoso das mães.
	
	
	o cuidar e o educar devem ser tratados separadamente para que as ações sejam melhor planejadas.
	
	
	a brincadeira interfere positivamente no desenvolvimento global da criança.
	
	
	a partir dos 4 a 5 anos, é esperado que as crianças já tenham adquirido todos os hábitos necessários de higiene e alimentação com independência e autonomia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais