Buscar

Psicol 1 17

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: IVANY M SANTOS
	
	Disciplina:  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	
	1.
	
		Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:
		Quest.: 1
	
	
	
	recebe esforço positivo;
	
	
	associa aprendizagem a um condicionamento.
	
	
	repete uma resposta circular primária;
	
	
	adapta-se, assimilando e acomodando-se;
	
	
	associa o estímulo a uma resposta não condicionada;
	
	
	2.
	
		A teoria do desenvolvimento psicossocial, proposta por Erikson, apresenta uma diferença fundamental em relação à psicanálise, proposta por Freud. Qual seria esta diferença?
		Quest.: 2
	
	
	
	Para Freud, não é preciso organizar o desenvolvimento humano em etapas, e para Erikson as etapas são absolutamente indispensáveis
	
	
	Erikson propõe que o desenvolvimento se dá de forma contínua e processual, sem grandes rupturas; Freud divide o desenvolvimento humano em fases biologicamente predeterminadas
	
	
	Erikson entende o desenvolvimento como moldável, de modo que poderíamos alterar os resultados finais; Freud, por sua vez, é determinista, pois afirma que o que ocorre na infância determina a idade adulta da pessoa
	
	
	A psicanálise, proposta por Freud, parte do princípio que o desenvolvimento ocorre a partir da maturação biológica, enquanto a teoria de Erikson afirma que nosso desenvolvimento só acontece por causa das interações sociais
	
	
	A teoria proposta por Erikson estuda, basicamente, o desenvolvimento infantil, enquanto a teoria freudiana analisa o desenvolvimento ao longo de toda a vida
	
	
	3.
	
		A teoria social cognitiva adota a perspectiva da agência para o autodesenvolvimento, adaptação e mudança. Marque V na única alternativa verdadeira
		Quest.: 3
	
	
	
	De acordo com La Rosa (2003) as pesquisas feitas por Bandura sobre a aprendizagem por observação, se referiam mais precisamente, ao comportamento agressivo. Eles demonstraram a importância dos modelos reais e simbólicos na evocação de pautas imitativas de agressão, assim como o fato de que crianças que são expostas a situações agressivas não só exibem respostas imitativas agressivas, ou seja, de determinado comportamento observado, em comparação com crianças expostas a modelos não-agressivos, como também apresentam um maior número de respostas agressivas não observadas no modelo (BANDURA 1962 apud LA ROSA 2003 p. 74).
	
	
	Ser agente do autodesenvolvimento significa não influenciar o próprio funcionamento e as circunstâncias de vida de modo intencional. Segundo essa visão, as pessoas são auto organizadas, proativas, autorreguladas e auto reflexivas, decorrentes dessas circunstâncias.
	
	
	De acordo com Bandura o comportamento humano não necessita ser reforçado para ser aprendido ou adquirido, o indivíduo consegue aprender e adquire experiências observando as consequências dentro do seu ambiente, assim como as vivências das pessoas com os quais ele convive.
	
	
	Bandura focou seus estudos no comportamento humano, quando este está inserido no contexto social, valorizando os processos cognitivos do indivíduo. Para ele o indivíduo não é totalmente influenciado pelo meio, pois suas reações e estímulos são auto ativadas, ele é influenciado em todos os processos.
	
	
	Segundo La Rosa (2003) a teoria de Bandura deixa de enfatizar a importância dos processos vicários, simbólicos e auto regulatórios. Para ele os fenômenos de aprendizagem resultantes de experiências diretas não ocorrem numa base vicariante, ou seja, através da observação dos comportamentos e experiências de outras pessoas e suas consequências.
	
	
	4.
	
		As principais teorias que defendem o desenvolvimento ocorrem por etapas são ilustradas a partir de estágios. São Estágios Psicossexuais e seu autor:
		Quest.: 4
	
	
	
	fisiológico, segurança, aceitação, estima e autorrealização. Autor Abraam Maslow
	
	
	Oral, anal, fálico, genital e latência. Autor Sigmund Freud
	
	
	Confiança, autonomia, iniciativa, produtividade, identidade, intimidade, geratividade e integridade. Autor Erik Erikson
	
	
	Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Autor Jean Piaget
	
	
	Condicionamento clássico, condicionamento operante, reforço e punição. Autor B. Frederic Skinner
	
	
	5.
	
		São teorias do desenvolvimento baseadas na suposição de que mudanças relacionadas à idade resultam de conflitos determinados maturacionalmente, entre pulsões internas e demandas da sociedade.
		Quest.: 5
	
	
	
	Teorias Psicanalíticas
	
	
	Teorias Maturacionais
	
	
	Teorias Sociais
	
	
	Teorias Piagetianas
	
	
	Teorias Humanistas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais