Buscar

Metodologia e Método

Prévia do material em texto

Natureza da ciência e do conhecimento (Pereira, Sindic & Camino, 2013)
A psicologia social é multimetodológica, isso significa que existem vários caminhos que os psicólogos sociais podem trilhar para responder as questões de pesquisa.
Natureza da ciência
O problema da natureza da ciência tem sua base nos critérios de demarcação e validade. Alguns acreditam que é possível delimitar os limites entre conhecimento científico e outras formas de conhecimento, considerando o conhecimento científico mais valido que os demais. Essa posição se chama demarcacionismo (Lakatos, 1977; Peirce, 1877; Popper, 1963). Já outros dizem que não há um critério valido para determinar a diferença essencial entre conhecimento científico e outras formas de conhecimento e nem como dizer que é mais válido (e.g., Feyerabend, 1975, 1987). Essa posição é chamada de relativismo.
A ciência é baseada na objetividade, esse pressuposto está baseado no dualismo sujeito-objeto. Existindo o mundo objetivo, que deve ser descoberto e o mundo subjetivo, que se refere às ideias subjetivas dos sujeitos. A ciência então descobriria o que é objetivo no mundo. Na psicologia, ao lidar com m objetivo de estudo subjetivo (emoções, pensamentos), os psicólogos descrevem os eventos de maneira objetiva e externa.
Críticas: A objetividade é um produto da ciência e não um pressuposto; dificuldade de separar ciência de ideologia; questionamento da separação entre sujeito-objeto (toda produção humana é produto subjetivo).
Mesmo assim, a busca pela objetividade é parte do trabalho científico como norte-guia.
A ciência é baseada em fatos confirmados pela experiência, esse pressuposto está ancorado no empirismo e na filosofia positivista. O demarcador do que é científico ou não estaria no fato de que o conhecimento científico é baseado na observação de dados que possibilitam uma generalização sobre o mundo. Os pressupostos que sustentam essa posição são: a) o mundo objetivo pode ser descrito com precisão; b) o fato deve ser observável; c) a descrição deve ser objetiva. A observação deve ser feita de forma neutra e deve ser passível de ser feita por outros observadores.
A ideia de que os sentidos fornecem conhecimento recaem desde Aristóteles, passando por Locke e Hume e tomando forma em Berkeley. Sendo sistematizada como positivismo lógico por Comte.

Outros materiais