Buscar

UTILIZAÇÃO DO DISCO RÍGIDO DIGITAL ADAPTADO À MULTIMÍDIA E AO VÍDEO DIGITAL COMO RECURSO ALTERNATIVO TECNOLÓGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
UTILIZAÇÃO DO DISCO RÍGIDO DIGITAL ADAPTADO À MULTIMÍDIA E AO VÍDEO DIGITAL COMO RECURSO ALTERNATIVO TECNOLÓGICO
Por Laíse Sousa Pereira RU 1901722
Polo – Vitória da Conquista- Ba
Data: 14/08/2017
 
Fonte: Laíse Sousa Pereira
Cada indivíduo possui uma característica peculiar. Essas definições encontradas é que destaca o ser como diferente. Com base na educação inclusiva, pode-se mostrar na atualidade os recursos alternativos tecnológicos, que surgem para auxiliar e organizar o trabalho docente e pedagógico no contexto da sala de aula em que se amplia o número de alunos com especificidades. 
Assim a noticiário envolve a unidade educacional, Escola Municipal Zulema Cotrim em Vitória da Conquista- Ba, que conta com uma Sala de Atendimento Especial Educacional- AEE, constituída por membros que oferecem um apoio especializado. Exemplo do professor Oscar Pereira, membro dessa coordenação que utiliza no seu atendimento um recurso tecnológico para comunicação alternativa, com os alunos da educação inclusiva que apresentam dificuldade sensorial auditiva.
O material alternativo que o professor aplica é um disco rígido digital adaptado à multimídia e ao vídeo digital (DVD/VCD), com contação de histórias para aprimorar as suas aulas. Neste período o professor escolhe o conto clássico: A Pequena Sereia, onde o aluno assistirá em um equipamento de DVD portátil, tendo o objetivo de compreender o teor da história apresentada pela utilização do aplicativo e realizando a interpretação da mesma através da visualização do intérprete de libras. 
Utilizando essa ferramenta o professor está trabalhando conteúdos referente a Língua Portuguesa, que imediatamente será feita a interpretação da história contada, pelo equipamento tecnológico utilizada na faixa etária dos 5 aos 9 anos.
As vantagens desta ferramenta engloba a criança com deficiência sensorial auditiva, podendo ela interagir e aprender com o recurso tecnológico. Uma vez que o professor acompanha e orienta o aluno, para que o mesmo possa aprender e desenvolver suas habilidades de conhecimento através do recurso utilizado, não se notando porém desvantagens.
Percebe-se que esse recurso é de extrema importância e equivalência na aprendizagem dos estudantes, pois amplia o conhecimento a todos. Sabe-se que os aparelhos portáteis são ferramentas que mais contribuíram para a construção de um mundo globalizado sendo muito utilizadas pelo homem.
A expansão do uso das TIC - Tecnologias da informação e comunicação, trouxeram e continuam trazendo mudanças nas relações sociais, culturais, econômicas e principalmente no meio educacional em que ela se apropria das necessidades básicas desse contexto. Percebe-se que a tecnologia vem fazendo parte da vida diária das pessoas trazendo facilidades.
Sensitivamente constata-se a grande importância de englobar e fazer uso dos equipamentos eletrônicos ou outros aplicativos que colaborem com qualquer tipo de deficiência ou limitações, inserindo também nos métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Os professores por sua vez devem se adequar para esse atendimento especializado, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade.
Dessa forma pode-se relatar uma grande inovação na dependência escolar, abrangendo a todos, tratando como oportunidade e condições de acordo com a lei, a integração, a inclusão e o acolhimento correto e necessário no contexto educacional.

Outros materiais