Buscar

Prática de TEXTO JURÍDICO

Prévia do material em texto

*
*
Prática 
Texto Jurídico
*
*
 Qual é a qualidade essencial ao parágrafo, que está ausente no texto abaixo?
Luzia ajuizou ação de danos materiais em face de Antônio. Este, descumprindo regras da legislação brasileira de trânsito, invadiu uma pista de mão única e bateu no carro de Luzia, que estava estacionado em local permitido. Os danos ao veículo da autora foram avaliados em R$ 3.000,00 (três mil reais). O Art. 927 do Código Civil adverte que todo aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, ficará obrigado a repará-lo. Nesse sentido, julgo improcedente a pretensão autoral.
*
*
O que é preciso para escrever um parágrafo ideal?
 O parágrafo de um texto jurídico ideal é dotado de introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Deve ter unidade, ou seja, uma única ideia principal desenvolvida com clareza, concisão e coerência.
Não importa se o texto seja narrativo, descritivo ou dissertativo.
*
*
Exemplo: a ideia central que permeia todos esses trechos refere-se à importância histórica dada ao meio ambiente nas constituições
Há uma crescente tendência mundial na positivação constitucional das normas protetivas do meio ambiente, notadamente após a realização da CNUMA – Conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente (Estocolmo, 1972) pela ONU. Esse recente fenômeno político decorre do caráter cada vez mais analítico da maioria das constituições sociais (...) Logo, começaram a nascer as constituições ‘verdes’ (Estado Democrático Social de Direto Ambiental), a exemplo da portuguesa (1976) e da espanhola (1978), que tiveram influência direta na elaboração da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, notadamente na redação do art. 225, principal fonte legal do patrimônio ambiental natural no nosso pais. Hoje, no Brasil, toda a base do Direito ambiental se encontra cristalizada na Lei Maior: competências legislativas (artigo 22, IV, XII e XVI; artigo 24, VI, VII e VIII; artigo 30, I e II); competências administrativas (artigo 23, III, IV, VI, VII e XI); (...)
*
*
Orientações:
O autor deve evitar agrupar mais de um conteúdo ou assuntos antagônicos no mesmo parágrafo.
As ideias transcritas devem possuir uma sequência lógica, organizada. Um parágrafo incoerente certamente apresentará ideias contraditórias e opostas.
A autor deve sintetizar as suas palavras a fim de que não fique demasiadamente extenso e distante da ideia principal.
*
*
Exemplos: Início do Parágrafo
A violência contra a mulher vem aumentando gradativamente nos últimos anos (afirmação).
Muitas mulheres não denunciam os agressores (negação).
Quais os fatores responsáveis pelo aumento dos casos de violência contra a mulher? (questionamento).
*
*
Desenvolvimento
O desenvolvimento é a exposição dos argumentos que norteiam a ideia principal do parágrafo.
A forma mais usual de desenvolvimento é o desdobramento da ideia central exposta na introdução. 
Formas: explanação (explicação) da declaração inicial; contraste; enumeração; exemplificação; resposta à interrogação; tempo e espaço; causa-consequência. 
*
*
Exemplo:
As redações dos jornais brasileiros foram gradativamente se diversificando. Isso foi necessário porque o mundo se complicou desde que se começou a fazer jornal. A divisão das editorias por especialidades foi uma necessidade criada pela sofisticação da vida moderna. A modificação do mundo – o ciclo revolucionário semianarquista de 1968 – obrigou os jornais a criarem áreas específicas. Isso foi inevitável. Mas a diversificação traz um prejuízo, porque os redatores e repórteres de certas áreas tendem a especializar-se demais para melhorar de nível e, em consequência, perdem a visão de conjunto. E, se o número de seções se multiplica demais, o número de editores cresce tanto que o jornal pode se tornar antieconômico.
*
*
Conclusão
A conclusão é o fecho redacional e deve ser redigida: 
de forma incisiva, dando ao leitor a sensação de ter sido respondida a questão apresentada na introdução, por exemplo; 
pode fazer uma síntese das ideias desenvolvidas;
apresentar uma proposta.
*
*
Estrutura do texto jurídico
Frases curtas e objetivas.
Pode utilizar-se dos 3 tipos textuais: descrição, narração e dissertação. 
*
*
ESTRUTURA DE REQUERIMENTO JUDICIAL
VOCATIVO – autoridade a quem se destina – nunca nominalmente 
QUALIFICAÇÃO – identificação do requerente: nome, nacionalidade, estado civil, endereço completo, RG, CPF
TEXTO – exposição do que se requer e justificativa (presença do verbo requerer e sinônimos: solicitar, pedir, rogar, postular)
FECHO - Nestes termos, pede deferimento
LOCAL, DATA E ASSINATURA
*
*
Modelo de Requerimento para Cálculo de Pena
EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUÍZ (A) DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DE
Processo Código nº
Nome, já devidamente qualificado na presente execução, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer que seja feito NOVO CALCULO DE PENA, tendo em vista a Guia de Execução Definitiva (fls.) que fora juntada aos autos.
Nestes termos, pede deferimento.
Nova Mutum – MT, dia de mês de 2015.
Advogado
OAB/MT n.º
*
*
EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUÍZ (A) DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DE
Processo Código nº
LUIZ ANTÔNIO SILVA, brasileiro, casado, aposentado, inscrito no CPF sob nº 222.999.666-66, portador da carteira de identidade RG sob nº 1.111.000-0, residente e domiciliado na Linha Santa, São João, Interior, na cidade de Curitiba-Paraná. Representado por seu advogado ao final subscrito, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer que seja feito NOVO CALCULO DE PENA, tendo em vista a Guia de Execução Definitiva (fls.) que fora juntada aos autos.
Nestes termos, pede deferimento.
Nova Mutum – MT, dia de mês de 2015.
Advogado
OAB/MT n.º
*
*
Rito Sumário
Rito sumário é o procedimento previsto na Lei nº 5584/70, para ações cujo valor da causa não exceda a 2 salários mínimos (art. 2º, §§ 3º e 4º). Também é conhecido como rito de alçada.
*
*
De acordo com o Novo Código de Processo Civil, são requisitos da petição inicial
Art. 319. A petição inicial indicará
I - o juízo a que é dirigida; II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; III - o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; IV - o pedido com as suas especificações; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.
*
*
Curiosidade :
* in re ipsa = não depende de prova
* Esbulho = apropriação indevida de bens/ usurpação
* Adimplidos = cumprir ou executar o que foi acertado em contrato

Outros materiais

Perguntas Recentes