Buscar

Exercício de Direito Constitucional I

Prévia do material em texto

Exercício de Direito Constitucional I 
Prof.: Ricardo Braida 
Tema: História das Constituições Brasileiras 
Valor: 2 pontos 
*Atenção: não serão aceitas respostas digitalizadas. O trabalho deverá ser entregue manuscrito. 
 
 
– Situe as constituições do Brasil no movimento histórico do constitucionalismo. 
O movimento histórico do constitucionalismo do Brasil já vem durando a quase dois séculos. Porém a ideia de constitucionalismo já era formada desde o final século XVIII. Podemos dizer então que o movimento brasileiro histórico constitucional foi inspirado na primeira constituição que se tem registro, a Constituição Americana de 1776, no famoso lema da Revolução Francesa de 1789, “liberdade, igualdade e fraternidade” e na Constituição Francesa de 1791. As constituições brasileiras vêm mudando com frequência, cada uma com características própria tentando elaborar textos cada vez mais modernos necessário para adequar com a realidade política e social. Logo após a declaração de independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, surge a primeira constituição do Brasil conhecida como Constituição Política do Império do Brasil outorgada pelo Imperador Dom Pedro I, em 25 de março de 1824. O governo estipulado era monárquico hereditário. O poder era central e único exercido pelo Imperador, conhecido como Poder Moderador que tinha titularidade de controlar os demais poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Era estipulado que o Brasil teria uma religião oficial. O voto seria censitário. A constituição de 1824 foi a que durou mais tempo perdendo sua vigência com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 fazendo que com essa mudança radical fosse elaborada uma nova constituição, a Constituição Republicana de 1891. 
	A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891 foi promulga pela Assembleia Nacional Constituinte, baseando-se no modelo da constituição dos Estados Unidos (tanto é que o Brasil mudou o nome para Estados Unidos do Brasil) adotando o a forma federativa de Estado, uma forma republicana de governo com o sistema presidencialista, extinguindo o Poder Moderador e equilibrando harmonicamente os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Além disso o Brasil se tornou um Estado laico, sua forma de alterabilidade considerada rígida. A realidade social da época tinha um modelo diferente da constituição e com o tempo sofreu uma profunda reforma em 1926, dando espaço a uma Revolução em 1930 e necessitando mais uma vez de uma nova constituição.
	A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934 foi promulgada obteve um curtíssimo período de vigência, com a estrutura principal baseada na constituição de 1891 mantendo o federalismo, a República, a divisão dos três poderes, Estado laico, rígida, porém com dimensão de direitos sociais como o voto secreto para homens e mulheres. A constituição perdeu sua validade por meio de um golpe militar realizado por Getúlio Vargas, não que não queria deixar o poder e acabou outorgando uma nova constituição.
	A Constituição do Estado Novo de 1937 também conhecida como “polaca”, por ser inspirada na Constituição Polonesa da época, estabeleceu uma ditadura com a concentração dos poderes nas mãos do chefe do Executivo, e a diminuição dos direitos fundamentais. Com o apoio do Congresso Nacional foi declarado “estado de guerra” que somente perdeu força com o fim da segunda guerra mundial, em 1945, pois o sistema ditatorial e antidemocrático não combinava com a vitória democrática obtida na guerra. 
	A Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1946 teve o objetivo de redemocratização do País, mantendo a principal estrutura da constituição de 1891, com as inovações trazidas na constituição de 1934 com poucas mudanças tipo a transferência da Capital da União do Rio de Janeiro para o Distrito Federal em Brasília. Durante a vigência dessa constituição, em 1964 foi instaurado o Golpe de Estado fechando o Congresso Nacional em 1966 e estabelecendo uma nova constituição em 1967.
	A Constituição de 1967 foi outorgada, com a característica mais marcante sendo a centralização do poder da União e no Executivo estabelecendo um poder ditatorial militar. Como exemplo seria que o Presidente da República poderia legislar por decretos-leis. No ano seguinte, 1968, foi editado o Ato Institucional n° 5 o mais severo durante o regime militar da época que decretava recesso no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. Decretava intervenção nos Estados e Municípios sem limitações previstas na Constituição. Suspender direitos políticos de qualquer cidadão pelo prazo de 10 anos. Em 1969 foi criado a Emenda Constitucional n°1 mantendo na maior parte a Constituição de 1967, o Ato Institucional n°5 com três alterações em destaque, sendo elas: 1) Estabelecimento de eleições indiretas para o cargo de Governador de Estado. 2) Ampliação do mandato presidencial para cinco anos. 3) Extinção das imunidades parlamentares. Na década de 70 houve movimentos de redemocratização como inclusive o movimento conhecido como “movimento das diretas já. ” Depois de tanto trabalho e dificuldades a Constituição de 1988 foi estabelecida.
	A Constituição Federal de 1988 vigente, conhecida como a constituição cidadã, é a última constituição das 7 constituições brasileiras. Suas características principais são: Forma de Governo Republicana; Sistema presidencialista; Forma de Estado Federativo; Inexistência de religião oficial, Tripartição dos “poderes”; Constituição Rígida (há controvérsias); com princípios democráticos e amplos direitos individuais e coletivo dos cidadãos.
– Dentre as constituições brasileiras, quanto à sua origem, quais foram outorgadas e quais foram promulgadas? 
A primeira constituição brasileira, conhecida como Constituição Imperial de 1824, foi outorgada pelo imperador D. Pedro I. A segunda constituição, conhecida como Constituição Republicana de 1891 foi promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte. A Constituição de 1934, de curta duração, também de característica promulgada. Constituição de 1937, de regime autoritário, foi outorgada. Constituição de 1946 foi promulgada e reinstalou a redemocratização no país. Constituição de 1967 tem uma origem complexa, muitos entendem que esta constituição, pelo simples fato de ter sido votada de acordo com a lei, tem a origem promulgada, porém, sem a liberdade que Congresso Nacional deveria ter para alterar o novo Estado antes da vigência, e logo após sua vigência a Emenda Constitucional n.1 de 1969 baixada pelos militares, a característica de outorgada é uma melhor definição. Por último a Constituição vigente, Constituição Cidadã de 1988, com ampla participação do povo é sem dúvida uma constituição promulgada. 
 
 
– O que foi a chamada “noite da agonia”? 
“Noite da agonia“ foi um acontecimento durante a madrugada do dia 12 de novembro de 1823, no qual o Imperador D. Pedro I, com o apoio dos militares impôs a sua vontade contra 
Assembleia Constituinte que planejava elaborar um projeto delimitando os poderes do Imperador. Para não perder seus poderes de Imperador, D. Pedro I mandou o Exército invadir a Sessão Plenária e emprisionando de Deputados Constituintes até que a assembleia fosse dissolvida. 
 
 
– Quanto ao conteúdo, a Constituição Política do Império do Brasil de 1824 era material ou formal? 
 A classificação da Constituição Imperial de 1824 era materialmente constitucional.
 
– Quanto à alterabilidade, como pode ser classificada a Constituição Política do Império do Brasil de 1824? 
A classificação de alterabilidade da Constituição de 1824 é de semirrígida. Até hoje, de todas constituições brasileiras, ela é a única com esta característica, todas as outras são (majoritariamente) consideradas rígidas. 
 
 
– Qual era a função do Poder Moderador na Constituição Política do Império do Brasil de 1824? 
A principal função do Poder Moderador sucumbia ao Imperador que seria “o Chefe Supremo da Nação” encarregado de manutenção da independênciae regular os demais poderes, Poder Legislativo, Jurídico e Executivo.
 
– Quanto a Forma de Governo e regime representativo, qual foi a mudança da Constituição Política do Império do Brasil de 1824 para Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891? 
A mudança da forma de governo estabelecida da Constituição Imperial era uma monarquia unitária e hereditária para a forma de governo Republicana com o sistema presidencialista na Constituição de 1891.
 
 
– Discorra sobre a laicidade trazida na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891. 
A laicidade trazida na Constituição de 1891 fez com que o governo não seria mais dependente da igreja. O ensino nos estabelecimentos públicos seria leigo. O Estado reconheceria apenas o casamento civil. 
 
 
– Quais foram as inovações quanto ao voto trazidas na Constituição Política da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934? 
Inovações trazidas em relação ao voto pela Constituição de 1934 é de ser secreto, direto para homens e mulheres acima de 21 anos.
 
 
– Exemplifique inovações quanto aos Direitos sociais (direitos de 2ª dimensão) trazidos pela Constituição Política da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934? 
As inovações principais de Direitos Sociais, feitas na Constituição de 1934 foram a criação da Justiça Eleitoral que trouxe características como o voto secreto, voto feminino. Uma legislação trabalhista que estabelecia a previdência social, salário mínimo, férias e etc. 
 
 
– Explique sucintamente o contexto de criação da Constituição da República Estados Unidos do Brasil de 1937 e por qual motivo ela foi apelidada de “polaca”. 
Em uma situação favorável para o Presidente Getúlio Vargas é dado um golpe ditatorial onde o Congresso Nacional foi fechado e centralizando o poder. Com este Estado Novo, no dia 10 de novembro de 1937 é criado uma nova Constituição, e que por ser baseada na Constituição fascista Polonesa de 1935 é apelidada de “Polaca”
 
– O que ocorreu durante a vigência da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1946 quanto a alteração da capital da união? 
Durante a Constituição de 1946 foi estipulado um mandamento que a capital da União seria transferida para o Planalto Central do país. Houve então a construção de Brasília inaugurada no dia 21 de abril de 1960.
 
 
– Quais as inovações acerca do controle de constitucionalidade e da atuação do poder judiciário na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1946? 
Apesar da Constituição de 1946 ter sido menos inovadora por repetir dispositivos da Constituição de 1934, suas principais mudanças foi a transferência da capital da República, a inexistência de uma religião oficial, uma melhor organização dos poderes em especial o judiciário, entre outras alterações.
 
 
– O Brasil já experimentou na sua história o sistema de governo parlamentarista? 
O Brasil passou sim por um sistema de governo parlamentarista durante o império de D. Pedro II quando seu pai (D. Pedro I) o deixou, com 5 anos de idade, junto com seus escolhidos regentes para reinar.
 
 
– Em qual contexto histórico se deu a criação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1967? 
A criação da Constituição de 1967 deu através do contexto histórico de 1966 onde o Congresso Nacional foi fechado e ser reaberto nos termos da Constituição de 1967. Esses termos sendo favoráveis ao poder excutivo.
 
 
– Quais foram as principais mudanças trazidas pelo Ato Institucional nº 5 (AI-5), de 13.12.1968? 
Principais mudanças trazidas pelo Ato Institucional de n°5 de 13/12/1968 foi um poder maior para o Presidente da República no qual ele poderia: 
- Decretar recesso do Congresso Nacional.
- Decretar e intervir nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
- Decretar estado de sítio e prorroga-lo, fixando o respectivo prazo.
Entre outras “atrocidades” como:
- Suspendeu-se a garantia de habeas corpus, nos crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social.
- Direitos políticos de qualquer cidadão poderia ser suspenso por um prazo de 10 anos.
 
 
– Podemos considerar a EC n. 1/69 como a manifestação de um novo poder constituinte originário? E qual foi o seu principal efeito? 
Sim. Seu principal efeito foi de conter uma ordem no país pelos militares já que o congresso nacional estava fechado.
 
 
– Por que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi apelidada de Constituição cidadã? 
A Constituição Federal de 1988 é conhecida como Constituição cidadã pois é uma Constituição que obteve uma ampla participação do povo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes