Buscar

RECEPTORES LIGADOS A CANAIS IÔNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ele tem então essa nomenclatura receptores ligados a canais iônicos talvez essa família de receptores seja uma das mais importantes, pois sem esses receptores não teriam como ter nenhum tipo de função fisiológica do indivíduo, principalmente pq grande parte das funções fisiológicas como por exemplo, movimentação de musculo, batimento cardíaco, ou seja as funções vitais utilizam necessariamente receptores ligados a canais iônicos, mas então como funcionam esses receptores ligados a canais iônicos? 
Como o próprio nome diz são receptores que quando ativados por uma substância seja endógena ou exógena, esses receptores de canais se abrem permitindo o livre transito de íons, influxo ou efluxo, a entrada e íons ou a saída de íons dependendo da situação, dependendo do receptor ligado ao canal iônico. Existem receptores que são permeáveis, utilizados para o potássio transitar do meio intra para o meio extracelular, outros receptores ligados a canais iônicos como por exemplo íons cloreto.
Existem algumas substâncias endógenas que os fármacos mimetizam, o fármaco tem característica, essa importância que é imitar algumas substâncias endógenas permitindo então que esse fármaco se ligue aos mesmos receptores, as vezes de uma forma até mais forte com muito mais afinidade.
ACH: quando utiliza esses receptores de canais iônicos do tipo nicotínico essa ach tem a função de estimular o SNC, em outras situações quando se ligam a outros tipos de receptores ela tem uma outra ação. Então a ach é o principal neurotransmissor do SNC, que quando se liga a esse tipo de receptor nicotínico tem uma ação estimulante do SNC, mas a ach não é exclusiva do SNC, ela participa também SNP autônomo e somático.
Os receptores nicotínicos têm esse nome, pq vieram diretamente da nicotina, os cientistas quando estudaram esses receptores perceberam que a nicotina aquela mesma do cigarro se ligava nesses receptores, daí eles denominaram de receptores nicotínicos, depois que outros cientistas descobriram que a ach utiliza os mesmos receptores. A nicotina no SNC atua de forma excitatória, a nicotina é umas das substâncias mais viciantes que existem. Esses receptores quando estimulados atuam na liberação de dopamina que age no encéfalo numa região especifica que é o núcleo accumbens, esse núcleo é responsável por estímulos que nos remetem ao desejo de repetição.
GABA: (ácido gama amino butirico) principal neurotransmissor do SNC inibitório, grande parte dos anestésicos, tranquilizantes, ansiolíticos fazem parte dessa grande família GABA (benzodiazepínicos, diazepam que são sedativos hipnóticos). Na endoscopia normalmente é utilizado dormonid (midazolam) é um sedativo que sua principal característica é uma sedação, porem o paciente não apaga, da via de administração até o SNC dura 10 segundos e o paciente meio que “apaga”, na verdade a pessoa só não lembra de nada, nos EUA o midazolam é facilmente encontrado e usado em festas como boa noite cinderela. 
ESTRUTURA DO RECEPTOR
Este receptor é formado por múltiplas subunidades proteicas, podendo ser tetramérico ou pentamérico, maioria possui 5 subunidades, sendo elas alfa (2), beta, gama e delta, a principal no caso da ach é as duas subunidades alfa, pois é onde as moléculas de ach vão se ligar (no sitio especifico), quando isso acontece o receptor tem sua ação. Possui 3 domínios: extracelular (de ligação do ligante), transmembrana com conformação alfa hélice e um domínio intracelular que nesse caso não é catalítico, pois este é um receptor ionotrópico com características de passagens de íons, diferente da tirosina que é catalítico, metabotrópico. O portão que fica localizado no sitio transmembranaquando o receptor está desativado o portão está fechado, e quando receptor está ativado que é quando a ach se liga nas duas subunidades alfa (ele não abre se a ach se ligar só em uma subunidade) o domínio transmembrana sofre uma alteração na sua conformação e o portão (lúmen) está aberto, permitindo a passagem de íons.
CONTINUA NA PRÓXIMA AULA

Outros materiais