Buscar

CRISE ECONOMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desafios da gestão em contextos de crise econômica.
- Introdução
	Mesmo o ano de 2018 tendo iniciado praticamente agora, órgãos internacionais já listaram ameaças à economia mundial, que apesar de ter um crescimento de 3,1% previsto, ainda sofre com incógnitas e ameaças latentes. Neste faz 10 anos desde a grande crise econômica de 2008, a qual teve início nos Estados Unidos e se alastrou para vários países, causando quedas no mercado de ações, fechamento de empresas, desemprego, despejos e uma onda de resgates de bancos. O tempo passou, mas seus efeitos devastadores dessa crise continuam a ser sentidos. 
	Recessão, inflação em alta, aumento do desemprego e dívida elevada, são o cenário de uma crise econômica. Atualmente Governos de todo o mundo enfrentam uma situação delicada na luta contra o surgimento de uma “nova crise de 2008”, pois, em economia, se você age para corrigir um problema pode agravar um outro indicador, é como se houvesse um “cobertor curto” onde cobrimos a cabeça mas os pés ficam para fora. Portanto, o controle econômico é algo muito complexo de se realizar.
	O desafio do gestor em situação de crise econômica é, obviamente, desenvolver estratégias que minimizem ou, de preferência evitem, os estragos ocasionados por uma recessão. Entendemos ao longo dos estudos, que a primeira coisa a ser feita pelas empresas é ter conhecimento pleno da sua realidade. Parece óbvio, mas,em muitos casos há processos de negação, os quais levam a evitar o olhar para a realidade. Além disso, alguns caminhos para o enfrentamento da crise isso seriam, por exemplo, aumentar a frequência de contato com os clientes a fim de fidelizá-los , incrementar a venda com “mix de produtos” e oferecer atendimento qualificado.
Continua depois da publicidade

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes