Buscar

Administração e suas perspectivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Unidade 1 (Administração e suas Perspectivas)
A administração tem como tarefa básica fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Seja nas industrias, no comercio, nos serviços públicos, nas escolas, nos hospitais, nas instituições militares, seja em qualquer forma de associação, a eficiência com que as pessoas trabalham depende diretamente da capacidade de quem exerce a função administrativa.
 
Unidade 2 (o cenário empresarial e o método de caso)
O cenário empresarial – são possíveis variações que um gestor pode enfrentar durante sua administração a frente da empresa. Cenários também são tendências que apontam um caminho provável. 
Método de estudo de Caso – É um meio de organizar dados sociais preservando o caráter unitário do objetivo social estudado.
Unidade 3 (Mudança organizacional e a capacidade de tomar decisões)
Mudança Organizacional – É uma alteração planejada, estruturada e articulada, que exige operacionalidade por parte de pessoal interno ou externo, que conte com o apoio e supervisão e atinja integração que tenha cunho comportamental, estruturado, tecnológico e de forma estratégica.
Capacidade de Tomar decisões - Estamos na era da globalização, onde as organizações estão sempre em uma corrida constante pela competitividade para a inovação de produtos e serviços, reduções de custos e lucratividade. Porém para se construir tudo isso, é necessário voltar forças para a busca pelo alto desempenho das equipes. Liderar, no entanto, não é apenas delegar tarefas, e sim interagir, participar, se envolver no processo dinâmico de produção e consequentemente no comportamento humano. As empresas têm por objetivo principal obter lucro, mas muitas se esquecem da partem que o potencial humano tem que ser trabalhado com maior ênfase para que esse objetivo principal possa ser alcançado. No ambiente interno, a comunicação destinasse manter o quadro de pessoal sempre informado do que ocorre na organização, como um fator de motivação e participação. No decorrer deste trabalho será apresentada estratégias que um líder pode adquirir para a melhor tomada de decisão, partindo do princípio onde sabemos que no processo de decisão, o primeiro passo é a formulação do problema.
Unidade 4 (Visão compartilhada e pensamento sistêmico)
Visão compartilhada - E o essencial para que os membros de uma organização possam tomar decisões no caminho determinado pela direção da empresa. A visão compartilhada estimula e nos encoraja de uma forma tão natural que as pessoas não percebem que é capaz de fazer ou realizar tudo o que vier no seu caminho.
Pensamento sistêmico – E aquilo que analisa o todo. Ela atua em um quadro referencial que observa inter-relacionamentos. É o conjunto de princípios gerais. Domínio pessoal, Modelos mentais, Visão compartilhada e Aprendizagem em equipe, que juntas estruturam as competências do corpo gerencial.

Outros materiais