Buscar

Pedomorfose: Maturidade Sexual com Características Juvenis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática II - Pedomorfose - Alunos: Gabriel Stocco e Lucas Ferreira
1) Texto de 200 - 300 palavras
Pedomorfose trata-se de uma maturação “precoce” do desenvolvimento sexual de determinado organismo, onde, um indivíduo adquire maturidade sexual, entretanto apresenta características juvenis, no qual um indivíduo adulto não tem. A pedomorfose tem entrado em discussões sobre o desenvolvimento evolutivo de animais, proporcionalmente é menos discutida no mundo botânico.
A pedomorfose apresenta duas principais formas: Neotenia e Progênese. Na Neotenia ocorre uma diminuição do desenvolvimento somático, no qual a maturidade sexual é atingida em organismos com características juvenis. Um exemplo que pode ser citado são as salamandras do gênero Ambystoma no qual alguns indivíduos não passam por metamorfose, para se tornarem seres terrestres, e continuam com a forma de girino vivendo em ambiente aquático.
A progênese, no entanto, se refere ao alcance da maturidade sexual de um organismo ainda no estágio larval ou juvenil, mas o desenvolvimento somático continua constante. Este tipo de desenvolvimento é visto melhor em insetos, onde estes têm crescimento através de mudas; e a cada muda, a estrutura corporal modifica, sendo mais fácil distinguir quando a maturidade sexual foi atingida de forma mais cedo que seu antecessor.
A pedomorfose pode ser tanto obrigatória quanto facultativa; a obrigatória é uma transição que ocorre em determinadas condições ambientais e pode ser bem sucedida. Porém, a facultativa é flexível, e o desenvolvimento que pode oferecer para muitas espécies a oportunidade de responder a determinados fatores ambientais.
As alterações na taxa de desenvolvimento são a principais causas para o processo evolutivo de animais; portanto a pedomorfose trata-se de um pensamento que todo biólogo que estuda desenvolvimento animal, deve averiguar.
Total de palavras: 258
2)
Todos atingem a maturidade sexual antes de entrar no estágio 4 (adulto)

Outros materiais