Buscar

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO  FORUM: 1
Olá alunos,bem vindos ao fórum de discussão da disciplina de Educação e Tecnologias.Leiam atentamente o artigo 'O uso das tecnologias na Educação'. Na sequência, enviem as suas considerações, dúvidas e experiências que possam contribuir com a disciplina.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Renata Beduschi de Souza
É importante que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.
No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA
É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. A escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o que lhe prende a atenção todos sabe. A questão é: estão os professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal mudança?
Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.
Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.
Sejam bem vindos a esse fórum da disciplina. A Educação a Distância possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Os fóruns devem ser utilizados como estratégia de comunicação e diálogo, permitindo a produção do saber. O favorecimento do diálogo, a troca de opiniões e experiências, o debate de ideias, a construção de saberes e a possibilidade de reflexão sobre as mensagens postadas são quesitos fundamentais para a aprendizagem colaborativa, tão valorizada na EAD.
O fórum de discussão online é parte importante de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pois permite uma navegação hipertextual, agregando múltiplos recursos e ferramentas de comunicação em tempo real ou de maneira assíncrona; como a seguinte reflexão:
Leiam atentamente o artigo 'O uso das tecnologias na Educação'. Na sequência, enviem as suas considerações, dúvidas e experiências que possam contribuir com a disciplina, com o intuito de facilitar a organização e construção do conhecimento por parte do aprendiz.
Na EAD atual, a comunicação entre professor e aluno, aluno e aluno, ocorre principalmente por meio da presente ferramenta de comunicação atemporal, representando espaço para debates no qual pode ocorrer o entrelaçamento de muitas vozes para construir e desconstruir pensamentos, para questionar e responder dúvidas, trilhando novos caminhos para a aprendizagem. Os participantes podem trocar opiniões e debater temas propostos, por ser um espaço aberto para alunos e professores questionarem e se movimentarem na busca de entendimento mútuo.
Suas respostas serão analisadas e respondidas pela professora da disciplina. Aproveite também esse espaço e deixem aqui também suas dúvidas acerca dessa disciplina, para que a professora possa saná-las.
Bons estudos!
Resposta: 
Não há como negar a importância das novas tecnologias em nossa vida, o acesso à informação fica mais rápido e dinâmico, o crescimento das tecnogias começou desde a pré-história e continua até os dias atuais.
No entanto o progresso na educação escolar começou há muito tempo desde época dos jesuítas até os tempos do mimeografo, retroprojetor, máquina de escrever, rádio na escola, quadro negro e giz sendo toda essa a evolução da história transformada em tecnologia.
O uso crescente das tecnologias nas escolas é de tamanha importância, pois hoje o aluno já nasce rodeado de informações tecnológicas, só que na maioria das vezes são informações não construtivas, o professor tem que fazer o papel mediador para que o aluno transforme essa informação em conhecimento, portanto a escola é um espaço que trabalha as tecnologias transformando em conhecimentos. De acordo com Emilia Ferreira, é necessário que o aluno entenda a diferença entre o entretenimento e o conhecimento, e ter consciência respeitando os limites desse uso dentro da sala de aula. O aluno deve entender que a informação que ele consegue acessar prontamente, nem sempre se torna conhecimento. Por esse motivo tem que haver mudanças na forma de ensinar e aprender, sendo dessa forma um rompimento no ensino tradicional mudando a forma de ensinar, por hora deveria de haver uma mudança no ensino de maneira que o aluno interaja , pense e reflita sobre o uso das tecnologias, sendo que o professor esteja apto a mediar meios necessários para produção de ensino e aprendizagem, usando o computador como uma ferramenta de apoio para uma mudança de qualidade no ensino.
Paradigma Ontológico do Saber: descobrindo as essências “Se é correto que a verdade da fé cristã ultrapassa as capacidades da razão humana, nem por isso os princípios inatos naturalmente à razão podem estar em contradição com esta verdade sobrenatural” (São Tomás de Aquino)
Paradigma da Modernidade: objetividade, razão e ciência em ação. “Quem não quiser se equivocar deve construir sua hipótese derivada na experiência sensível, sobre um fato, e não supor um fato devido a essa hipótese”. (John Locke)
Paradigma da Neomodernidade: o fenômeno da intercomunicação “É preciso substituir um pensamento queisola e separa por um pensamento que distingue e une”. (Edgar Morin)

Continue navegando