Buscar

AÇÃO DA MELATONIA NA REPRODUÇÃO DOS OVINOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AÇÃO DA MELATONINA NA REPRODUÇÃO DOS OVINOS 
A melatonina é sintetizada na glândula pineal e na retina, através de estímulos da luminosidade, existe um ciclo circadiano de liberação que normalmente coincide com o ciclo luz-obscuridade. Este ciclo da melatonina pode ser interpretado como indutivo ou supressivo. 
Ou seja, à melatonina pode agir de forma pró-gonadotrófica, ou antigonadotrófica na dependência da espécie animal.
Em espécies consideradas de dias curtos como ovinos e caprinos o aumento da melatonina estimula a secreção de GnRH pelo hipotálamo. No caso de animais de dias longos, como os equinos, o aumento da exposição à melatonina tem efeito oposto, inibindo a secreção de GnRH pelo hipotálamo. 
Nos ovinos o aumento da secreção de melatonina é reconhecido pelo hipotálamo, o qual estimula o pulso gerador de GnRH e vai estimular a secreção e liberação de LH. Assim sendo, os ovinos iniciam a estação reprodutiva à medida que a luminosidade diária diminui, obedecendo ao fotoperíodo decrescente.
 Segundo Masana, 2005 estudos mostraram que a melatonina pode regular a produção de progesterona (P4) e a expressão gênica para receptores de GnR. Além disso, em células ovarianas, fatores como estrógenos endógenos regulam a atividade funcional dos receptores de melatonina.
BIBLIOGRÁFIA
INFLUÊNCIA DO FOTOPERÍODO NA REPRODUÇÃO DE OVINOS
Disponível em:fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/0tgLyG0Ox1o0OC5_2016-9-14-18-33-37.pdf
ASPECTOS REPRODUTIVOS DAS OVELHAS. Disponivel em: www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2007/2007-janeiro-junho/487-aspectos-reprodutivos-das-ovelhas/file.html

Outros materiais