Buscar

Questões Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Fisiologia
O que é a Homeostase?
É a capacidade dos sistemas biológicos de permanecerem em estado de equilíbrio mesmo em condições de constante alteração do meio externo. Essa capacidade é conseguida graças a processos fisiológicos que atuam de maneira coordenada no nosso corpo e impedem que variações no meio interfiram no interior do organismo. Entre os processos que garantem a homeostasia, podemos citar o controle da temperatura, ph, pressão arterial e a frequência cardíaca.
Como ocorre o potencial de ação e suas fases?
Ocorre quando os íons positivos da fase passiva despolarizam a membrana adjacente de modo rápido e suficiente para despertar a avalanche de íons sódio (por feedback positivo), através dos canais de sódio tensão elétrica -dependentes. A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização.
Quais são os tipos de sinapse?
Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.
O que são neurotransmissores?
Os neurotransmissores são compostos químicos produzidos pelos neurônios e comunicados pelas sinapses, os quais são responsáveis por transmitir as informações necessárias para diversas partes do corpo.
Quais são os principais tipos de neurotransmissores?
Os neurotransmissores apresentam diversas funções para o corpo, sendo que os mais importantes são:
aceticolina, adrenalina, noradrenalina, endorfina, serotonina e dopamina.
Os receptores podem ser classificados em quatro tipos básicos. Quais são eles?
Quimiorreceptores, Termorreceptores, Mecanorreceptores e Fotorreceptores
Descreva o trajeto da informação sensorial:
A informação sensorial é captada pelo receptor sensorial ou neurônio de primeira ordem. Daí, a informação segue por esse neurônio até a medula espinhal. Raiz dorsal do nervo espinhal.
Quais são as diferenças fisiológicas do sistema nervoso simpático e parassimpático?
O sistema simpático é antagonista (atua ao contrário) ao parassimpático em um determinado órgão, mas existem algumas exceções como nas glândulas salivares, onde os dois sistemas aumentam a secreção. É importante ressaltar que os dois trabalham em harmonia para a coordenação da atividade visceral adequando o funcionamento de órgãos as diversas situações no qual é submetido. 
O Parassimpático apresenta ação sempre localizada em um órgão ou região do organismo. Já o simpático possui uma localização mais difusa atingindo vários órgãos
Como ocorre a comunicação dos neurônios?
Constituídos de três partes: corpo celular, axônio e dendritos. A comunicação entre eles ocorre entre o terminal do axônio e as espinhas dendríticas.
A informação elétrica de um neurônio é transmitida para outro por meio de liberação de pequenas moléculas, chamadas neurotransmissores, em um espaço muito pequeno entre as membranas dos neurônios conhecido como fenda sináptica. Estes neurotransmissores liberados pelo terminal do axônio são capazes de se ligar a receptores presentes nas espinhas dendríticas do outro neurônio, fazendo com que eles fiquem permeáveis a íons sódio (Na+). O aumento de cargas positivas dentro do neurônio promove a propagação da informação elétrica.  As estruturas básicas da sinapse, que é constituída pelo terminal do axônio e pela espinha dendrítica. A informação elétrica que passa pela membrana do axônio, representada pelo raio amarelo, abre canais iônicos, fazendo com que íons cálcio (Ca2+) entrem na célula.
Qual a função do sistema nervoso?
Através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano, tais como: controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estimulo ao sistema urinário e digestório, constrição pulpar, etc.

Outros materiais