Buscar

prova de acumulação capitalista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deve ser analisada sob dois aspectos: 
1. Do valor: é determinada pela proporção em que se divide o capital constante (valor dos meios de produção) e capital variável (valor da força de trabalho). Acumulação de capital
 2. Da matéria: o capital se decompõe em meios de produção e força de trabalho viva e está relacionado à massa dos meios empregados e a quantidade de trabalho necessária para utilizá-los. Acumulação de capital 
A mais-valia 
é a parte do trabalho excedente e não pago ao trabalhador que, na sociedade capitalista, aparece sob a forma mistificada de lucro. Portanto, a mais-valia é retirada do sobretrabalho, trabalho abstrato e não trabalho concreto.
Para Marx, a produção de mais-valia é a razão de ser da produção capitalista. Mais - valia Com a crescente introdução de máquinas e tecnologias sob o domínio das relações capitalistas, o trabalho se torna mais produtivo e, consequentemente, extrai-se mais-valia sobre o trabalho.
“questão social” é expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o Conceito proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além
Surgimento – a partir de 1830
Expressão utilizada por diferentes correntes
(Esquerda e Direita).
Alexis de Tocqueville 
Friedrich Engels.
Utilizada para designar o pauperismo gerado pela
primeira onda da Revolução Industrial.
Algumas correntes teóricas defendem a existência
de uma “Nova Questão Social”.
Para o marxismo: Não existe “Nova Questão
Social”, tendo em vista que a “Q.S.” não foi
superada pela via revolucionária.
A “Questão Social” é a razão de ser do Serviço
Social, enquanto profissão inscrita na divisão
sócio técnica do trabalho, tem sua
intervenção voltada para tratar
essas expressões.
Pobreza
- Não há como estabelecer um conceito definido de forma universal e única da pobreza, o certo é que a pobreza refere-se a situações de carência em que os indivíduos não conseguem manter um padrão mínimo de vida condizente com as referencias socialmente estabelecidas em um dado momento histórico.
Familia indigente
São aquelas que não dispõem de rendimentos suficientes sequer para alimentar de forma minimamente adequada seus membros. 
A linha de indigência considera as pessoas que conseguem adquirir, com sua renda monetária, uma cesta de alimentos com a quantidade de calorias mínimas para sua sobrevivência. Essa linha estabelece um valor absoluto, ou seja, as pessoas abaixo dela são consideradas indigentes ou extremamente pobres. 
A linha de pobreza corresponde ao valor da linha de indigência acrescido de valor monetário correspondente a outras despesas básicas, tais como vestuário, transporte e habitação. As pessoas com renda abaixo dessa linha são consideradas pobres.
O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresentam dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta). 
E um (1) que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).
Diretitos humanos
Declaração Universal de 1948 representa a culminância de um processo ético que, iniciado com a Declaração dos Direito do Homem e do Cidadão, da Revolução Francesa, levou ao reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano em sua dignidade de pessoa. Artigo I – TODOS OS SERES HUMANOS NASCEM LIVRES E IGUAIS. Artigo II – É PROIBIDO QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO. Artigo VI – TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. 
Minorias do direito social
Mulheres: Plano Nacional de Políticas para as Idosos: Estatuto do Idoso- Lei nº 10.741/2003. Pessoas com deficiência: Lei nº 13.146. Negros: Estatuto da Igualdade Racial – Lei nº 12.288. População LGBT: Programa Brasil sem Homofobia. 
Como percebemos a escalada da desumanização na sociedade atual?
-A desumanização com a criança
-Trabalho Escravo
-Homofobia
- Encarcerados
Você acha que persistem entre nós as explicações que tornam muitas pessoas humanas inferiores? O que afinal significa dignidade humana?
Somos iguais! As diferentes raças humanas são, na verdade, rótulos superficiais – uma diferença para justificar possíveis desigualdades – uma vez que, segundo a teoria evolucionista, viemos do macaco, ou então, segundo a fé cristã, Deus criou o ser humano, tendo como protótipos Adão e Eva. Os motivos pelos quais nos diferenciamos uns dos outros devem-se a diferenças ambientais, naturais, culturais, religiosas… A essência humana é a mesma para todos.
O contexto do Serviço Social Na atualidade o Serviço Social, após várias discussões em torno da profissão, assume o posicionamento critico em relação a sociedade se coloca a favor da classe trabalhadora, exercendo o papel de mediador dos conflitos entre o capital e o trabalho na garantia de direitos dos próprios trabalhadores.

Outros materiais