Buscar

Filosofia Ativ Estruturada

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso: Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação
Atividade Estruturada: Possibilidades e Limites da razão
Professor: Regina Veiga Paulino da Silva 
Aluno: Patrícia Esch Baltar
Possibilidades e Limites da Razão
Segundo Kant o conhecimento nasce através da experiência do mundo que cada indiviíuo possui, logo esse conhecimento é diferenciado de acordo com a vivencia de cada um. Sendo assim nossa percepção é também uma lente que enquadra e delimita a realidade, assim nos saberes educacionais, nós professores, devemos conhecer e entender as necessidades de nossos alunos de modo a compreender que eles possuem vivências, experiências diferentes uns dos outros o que fará com que a sala de aula tenha uma pluralidade e que com essa mesma pluralidade podemos contribuir para o aprendizado e convivência de todos em sala de aula, pois sendo os saberes diferentes e estes compartilhados temos a chance de incluir as vivencias dos alunos mostrando aos demais a necessidade de respeito e interação. 
Assim a razão também é uma lente, um filtro ao qual percebemos de acordo com nossa realidade, todas nossas sensações e pensamentos passam por um filtro do nosso corpo, somos um aparelho e esse aparelho determina como vemos o mundo, e esse filtro dá sentindo ao que percebemos e estão dentro de nossa consciência e não fora dela.
Por isso como Kant afirma não temos como conhecer e saber tudo, e realmente é impossível ter conhecimento e todos os saberes, ainda mais no mundo atual onde as informações são constantes e sempre existe uma novidade, mas por esse motivo é necessário mais ainda como educadores, percebermos que se faz necessário com as nossas experiências e com os dos outros trocarmos saberes e assim termos novos aprendizados.
Finalidade da educação em Kant
Para Kant é somente através da educação que o homem pode alcançar sua humanidade, pois a educação o torna livre. Essa liberdade só acontece quando o homem entende que esta depende de uma moral, ou seja, da lei moral e que para usufruir dessa liberdade precisamos cumprir essa lei moral em sociedade. O papel da educação é aperfeiçoar o que o homem já traz em sua bagagem de acordo com as leis pré- estabelecidas em sociedade.
Segundo ele os homens já nascem com disposições naturais para o bem, porém essas disposições desenvolvem-se em virtudes através da Educação em Prática. Essa educação prática consiste em trabalhar no homem suas habilidades, moralidade que estão ligadas ao caráter de cada indivíduo, por isso existe uma preocupação com a conduta humana, devendo o homem ser bom cidadão e um ser disciplinado.
Para Kant a educação não pode ser mecanizada, essa deve ter como proposta o progresso, ou seja, devemos nos adaptar de acordo com os tempos, pois não adianta educar e viver no passado. A educação tem por finalidade desenvolver a humanidade e como ele acredita que cada indivíduo traz suas experiências a partir do seu olhar de mundo, espera que o homem use sua consciência de forma critica para acompanhar as transformações da humanidade sendo um ser disciplinado e moral. 
A educação foi uma grande preocupação de Kant e esta é o ponto de partida para a transformação do mundo, onde o educador tem a oportunidade de conduzir seus alunos no caminho da ética para que estes com suas vivências e experiências possam contribuir para a sociedade que vivem sendo cidadãos que usam sua racionalidade para o bem e para o desenvolvimento desta sociedade que estão inseridos.
Referências: 
- Vídeo, texto e filme sugerido para a confecção dos textos 
- filme: “Entre os Muros da Escola” (“Entre les Murs”), de Laurent Cantet; 
- CARVALHO, Alonso Bezerra. Te xto: “A Filosofia da Educação Kantiana: Educar para 
a Liberdade”, disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/128/3/01d07t03.pdf 
- Vídeo: Ser ou não ser – Kant. Disponível no site http://www.youtube.cm/watch?v=1argw1pCM1k&feature=related ou www.youtube.com

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes