Buscar

Biblioteca 561747

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas
O NOME DO ALUNO DEVE SER ESCRITO EM CAIXA ALTA
(e coloque a fonte na cor preta, retire do vermelho)
Nome da Cidade 
 Ano
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas sob a orientação do Professor NOME DO PROFESSOR QUE ACOMPANHA O ALUNO/TURMA 
 
 
 Curso: Pedagogia
CIDADE
ANO
 
AGRADECIMENTOS
(Opcional)
EPÍGRAFE
(Opcional)
SUMÁRIO
IDENTIFIQUE O NÚMERO DAS PÁGINAS CORRETAMENTE
Importante! Comece cada capítulo sempre no início de outra página.
INTRODUÇÃO
Tem como objetivo introduzir o leitor ao relatório, identificando com, clareza, os objetivos do estágio e os eixos do trabalho de campo (sem citações). Irá iniciar escrevendo as seguintes informações:
Objetivo principal do seu estágio, com seus atores e eixos de analise;
O que contém no Relatório – fazer um parágrafo para cada capítulo descrevendo os títulos do que irá comentar no relatório 
E por último finalize falando sobre as suas expectativas ao iniciar o estágio.
Ex: Este relatório irá descrever uma experiência de estágio nos Anos Iniciais realizado..............no período.......No primeiro capítulo serão descritos.............. .
Importante! Comece cada capítulo sempre no início de outra página.
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO CAMPO DE ESTÁGIO
A caracterização visa apresentar o contexto onde foi desenvolvido o estágio, ou seja, o cenário e seus personagens. Nessa parte o aluno deve descrever de forma objetiva os itens abaixo apresentados, tendo o cuidado de não apresentar opiniões negativas ou positivas sobre o trabalho da instituição, uma vez que isso será feito na parte referente ao desenvolvimento e análise do estágio.
Vale ressaltar que caracterização funciona como roteiro de coleta de dados, posto que é nesse cenário que você observou e/ou vivenciou situações durante o estágio. Ela é dividida em duas partes: caracterização da escola e caracterização do(s) profissionais que observou e de acordo com o campo de estágio escolhido na disciplina. 
1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Nesse item deve apresentar as informações sobre a escola, com base nos seguintes títulos: 
- HISTÓRICO: Breve histórico da organização
- LOCALIZAÇÃO: Endereço
- CONTEXTO SOCIOECONÔMICO: localização geográfica; serviços oferecidos à comunidade; infra-estrutura existente (água, luz, esgoto, coleta de lixo...) 
- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO: (Aspectos físico, humano e material da Escola)
Nº de salas (Salas-ambiente? Biblioteca? Auditório? Refeitório? Pátio para brincadeiras? Quadras?)
Qualidade das instalações
Espaço adequado para os professores: sala de estudo? Sala de repouso?)
Mobiliário (Suficiente? Adequado?)
Nº de turnos / nº de alunos / nº de turmas (verificar quais os critérios adotados para a organização das turmas.
Pessoal disponível: equipe administrativa, equipe técnico-pedagógica, equipe docente, funcionários.
Setores e serviços oferecidos
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Existe projeto político-pedagógico na escola? - Os professores têm conhecimento do projeto? Os professores trabalharam na construção deste projeto? Existe reuniões de Planejamento. Periodicidade? Quem coordena? Estrutura curricular: Disciplinas Pedagógica? PPP e a concepção de Formação de Professores? Adequação do PPP com a Legislação Educacional para a Formação dos Professores?
-AVALIAÇÃO
1.2 - CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Desenvolva esse trecho, apresentando, com clareza, informações sobre o campo de estágio que escolheu:
Ao escolher a escola Normal o seu FOCO é FORMAÇÃO INICIAL é a vivência das disciplinas pedagógicas, a docência do professor que ministra essas disciplinas, as atividades de aula que ele realiza; o planejamento, o desenvolvimento e avaliação das atividades junto aos alunos, discussão acerca do fazer educativo, as estratégias de avaliação que utiliza e como articula a sua disciplina pedagógica com as demais oferecidas no curso e com a formação do professor. 
Você irá observar:
O professor das disciplinas pedagógicas (didática, filosofia da educação, história da educação, etc) – tempo de formação, experiências e sua formação continuada; 
Turma observada: numero de alunos e breve perfil dos alunos
O planejamento do professor- adequação, estratégias, avaliação (Plano de Aula: objetivos propostos, conteúdos programáticos (adequação aos objetivos, como são dados, distribuídos e avaliados), estratégias didáticas). 
A metodologia utilizada – como trabalha a interação entre os conhecimentos do aluno e os conhecimentos da disciplina pedagógica em questão, como estimula a participação dos alunos, a interação aluno e turma e aluno e aluno. Metodologia utilizada e sua coerência com a formação do futuro professor
A articulação entre a sua disciplina e as demais. Como trabalha a articulação da sua disciplina pedagógica com as diversas disciplinas oferecidas no curso e como a formação dos professores como um todo. 
Avaliação: Como se dá a Avaliação? Estratégias utilizadas e sua coerência com a formação do futuro professor. 
 
Ao escolher realizar seu estágio com a coordenação pedagógica de uma escola de educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio o seu FOCO é a FORMAÇÃO CONTINUADA e se se caracteriza pela observação direta do coordenador pedagógico para analisar a formação continuada dos professores nessa instituição. Se essa formação se dá mediante formações externas, ou internas, se contribui para que o professor reflita sobre as sua própria prática, se mobiliza para o exercício consciente e diálogo entre teoria e prática e se contribui para a construção de um novo olhar sobre o processo de ensino aprendizagem.
Você irá observar:
O coordenador pedagógico da escola–tempo de formação, experiências cursos realizados na sua área de formação;
A ação do coordenador – como se desenvolve a formação continuada dos professores na instituição; 
A caracterização da formação – é contínua e em serviço, (ocorre na própria escola) e estratégias utilizadas? 
Importante! Comece cada capítulo sempre no início de outra página.
CAPITULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
É a parte mais importante do relatório! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagiário.
Desenvolva este item, apresentando, com clareza, o que aconteceu durante o seu estágio. 
Descreva as práticas pedagógicas a partir do que você observou e/ou vivenciou, (selecione, no mínimo, três situações) por exemplo, as situações de ensinar, aprender, elaborar, planejar, executar e avaliar utilizadas pelo professor observado ou pelo coordenador pedagógico. NÃO SE ESQUEÇA que o seu FOCO NESTE ESTÁGIO é identificar/analisar AS CONCEPÇOES DE FORMAÇÃO UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE NIVEL MÉDIO OU DO PROFESSOR EM SERVIÇO, através da prática de ensino, nas disciplinas pedagógicas, ou da prática do coordenador pedagógico.
E ainda, no caso da escola normal, se os conteúdos das disciplinas pedagógicas que estão sendo abordados em sala de aula ajudam o futuro professor na compreensão de que o ser humano é muito mais do que um mero
elemento a ser preparado para o mercado de trabalho.
Exemplos de situações: 
Escola Normal:
Relatar situações de apresentação de um novo conceito ou tema da disciplina. Qual a estratégia utilizada pelo professor. Como foi articulado o conteúdo em questão com os saberes necessários ao fazer docente? De que maneira os alunos foram estimulados a participar e a refletir sobre a sua futura profissão?
Relatar situações que evidenciem a articulação entre a organização curricular adotada e a metodologia do professor, com as Legislações Educacionais e Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.
 Relatar situações de avaliação de aprendizagem dos alunos e sua coerência com a formação do futuro professor. 
Coordenação Pedagógica:
Relatar situações e estratégias utilizadas na formação continuada. Como foi articulado o conteúdo em questão com os saberes necessários ao fazer docente? De que maneira os professores foram estimulados a participar e a refletir sobre a sua atuação docente?
Relatar situações que evidenciem a articulação entre a organização curricular adotada e a metodologia do professor, com as Legislações Educacionais e Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.
Relatar situações de avaliação do trabalho do professor e sua pertinência para a formação do mesmo.
Após cada relato, apresente sua opinião sobre a situação e faça uma análise pedagógica da situação observada a partir das referências teóricas apresentadas na disciplina (Referenciais Curriculares Nacionais e os autores de referência nas diversas áreas). Você DEVE apresentar esse diálogo a partir de uma citação ou um resumo do conceito do autor que baliza a sua análise crítica, sempre lembrando de colocar a referência completa de acordo com as normas da ABNT, no final do trabalho.
CAPITULO III - CONSIDERAÇÕES FINAIS
É a parte em que se reafirma as aprendizagens e as experiências mais significativas que o estágio possibilitou.
Texto descritivo que CONCLUI o trabalho: 
As atividades propostas foram realizadas;
O objetivo foi CUMPRIDO;
Como contribuiu para a sua formação profissional;
SE ALCANÇOU, NÃO ALCANÇOU OU SUPEROU as expectativas iniciais;
Aprendizagem para a vida pessoal;
Sugestões e/ou recomendações.
Importante: Sem citações
REFERÊNCIAS (Do material utilizado para a fundamentação teórica do relatório de estágio que deverá estar de acordo com as normas da ABNT – CAPÍTULO II).
ANEXOS
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Antes da apresentação do relatório, o aluno deve proceder à revisão do caderno de campo e material reunido durante o estágio (rascunhos, fotos, entrevistas, etc.), fazer uma seleção e ordená-los. Nesse procedimento, se necessário, solicite a orientação de seu professor. 
Há várias maneiras de se pensar um relatório, no entanto, é necessário cuidar de que ele atenda à estrutura apresentada pela disciplina. 
A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante.
A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos estudantes de Pedagogia, conforme as orientações que seguem. 
O relatório do Estágio Supervisionado deverá obedecer a seguinte padronização:
Numeração de páginas: canto inferior direito;
Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte;
Margem superior, a 3 cm;
Margem inferior , a 2 cm;
Margem direita, a 2 cm;
Margem esquerda, a 3 cm;
Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; (padrão Word) primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;
Espaçamento entre linhas: 1,5;
Tipo de letra: Arial ou Times New Roman;
Tamanho de letra: 12 para o texto e 16 para a capa, conforme modelo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais