Buscar

Exercicio aula 5

Prévia do material em texto

Todo planejamento deve possuir a origem de recursos financeiros, a descrição dos recursos que serão utilizados e quanto vai custar para que este planejamento seja realizado. Assim, podemos afirmar que:
		
	
	Planejamento não precisa ser orçado
	
	Orçamento é somente a mensuração física do planejamento
	
	Orçamento é a quantificação física e financeira do planejamento
	
	Na vida profissional e pessoal não há necessidade de planejamento
	
	Orçamento é a expressão do anarquismo
	
	
	
	
	O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. O perfil do investidor pode ser classificado conforme suas características predominantes. Uma dessas características, por exemplo, é não ter medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. O perfil desse investidor pode ser denominado: 
		
	
	Empreendedor
	
	Moderado
	
	Conservador
	
	Agressivo
	
	Monopolista
	
	
	
	
	Fernanda resolveu investir parte de seus recursos em um fundo de previdência privada para Júlia, sua filha de três anos. Podemos classificar Fernanda como um investidor:
		
	
	Moderado
	
	Arrojado
	
	Prevenido
	
	Agressivo 
	
	Conservador
	
	
	
	
	O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Quem pode solicitar o FIES?
		
	
	Estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
	
	Estudantes cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos.
	
	Estudante que tenha concluído curso superior.
	
	Estudantes beneficiários de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES. 
	
	Estudante cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição.
	
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Na aula cinco é aborda-se a importância em se investir e os estilos de investidor. Assinale a alternativa que expresse o estilo do investidor moderado.
		
	
	Aplica seu dinheiro em renda fixa e caderneta de poupança.
	
	Aplica seu dinheiro especificamente em poupança e previdência privada.
	
	Aplica seu dinheiro em consórcios e joint ventures com novas franquias.
	
	Aplica seu dinheiro em mercado de ações e derivados.
	
	Aplica seu dinheiro em portfólio diversificado de investimentos.
	
	
	
	
	Analise as definições: 
 I. São recursos obtidos em instituições finaceiros com destino definido.
II. São grupos que se reúnem, sob a adminsitração de terceiros, visando aquisição de bens.
III.  Recursos que possibilitam retorno. 
Associe respectivamente ao conceito adequado e assinale a alternativa correta:
		
	
	Financiamento, consórcio e investimento
	
	Consórcio, financiamento e investimento
	
	Financiamento, Investimento e consórcio
	
	Investimento, consórcio e financiamento.
	
	Investimento, financiamento e consórcio
	
	
	
	
	
	Assinale a opção CORRETA a respeito da caracterização do investidor:
		
	
	Investidor moderado é aquele que não tem medo de investir em papeis de alto risco, sempre procurando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo.
	
	O investidor agressivo não tem receio de investir em papeis de alto risco. Recorre ao mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos.
	
	Investidor é aquele indivíduo que utiliza seus recursos integralmente no consumo e recorre a empréstimos para aplicar em papéis financeiros.
	
	O investidor conservador é aquele que, embora considere fortemente o risco, diversifica sua carteira de investimento, aplicando em fundos mistos, fundos de renda fixa e poupança.
	
	O investidor pode ser caracterizado em três tipos: conservador; moderado e receoso.
	
	
	
	
	A tolerância ao risco trata-se de quanto um indivíduo esta disposto arriscar em um investimento. Assim, é o perfil do investidor que determina quais os riscos bem como os tipos de investimentos que ele pode assumir, ou seja, perder ou ganhar em suas operações. Como podemos classificar o perfil básico de investidor que possui tolerância a risco muito baixa, procura opções de investimento de mais baixo risco e normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança, não quer correr o risco perder dinheiro?
		
	
	Cauteloso.
	
	Compulsivo.
	
	Conservador.
	
	Agressivo.
	
	Moderado.
	
	Utilizar financiamentos e empréstimos para adquirir bens não é problema. O problema está em que você vai utilizar e como vai ser utilizado. (Aula 5, tela 3) 
O texto acima, disponível na tela 3, aula 5, de nossa disciplina, faz menção a possibilidades problemáticas no ato de recorrer a financiamentos e empréstimos. Nesse sentido, podemos identificar como uso problemático
		
	
	o endividamento, por empréstimo quando utilizado para fins produtivos, ou seja, que prevê de forma realista o retorno futuro do capital investido e condições previsíveis de amortização da dívida realizada
	
	as situações de endividamento por financiamento utilizado para fins produtivos, quando se prevê de forma realista o retorno futuro do capital investido e condições previsíveis de amortização da dívida realizada
	
	o endividamento, por financiamento ou empréstimo, para realização de despesas não produtivas, como viagens de férias ou outras despesas de consumo pessoal ou familiar, sem previsão de fundos para pagamento das mesmas
	
	o endividamento, via financiamento ou empréstimo, para realização de despesas não produtivas, como viagens de férias ou outras despesas de consumo pessoal ou familiar, quando há previsão realista e sustentada de recursos para amortização da dívida realizada 
	
	a tomada de capital para fins de investimento em empreendimentos novo, envolvido portanto em risco, porém com margem considerável e realista de sucesso e retorno do investimento realizado, porem em prazo longo
	
	
	
	Em relação aos gastos de um aluno o mesmo deve estar atento às despesas, custos e sua renda, para que não tenha prejuízo e fique inadimplente em seu curso. Marque a alternativa que expressa o conceito receita bruta.
		
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	Entrada bruta com os descontos devidos.
	
	Entrada bruta sem os devidos gastos e investimentos.
	
	Entrada bruta sem os descontos devidos.
	
	Entrada bruta com os devidos gastos e investimentos.
	
	
	
	
	Investimentos e aplicações financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro, poupar para a aposentadoria, ou para uso futuro em caso de necessidades, entre outros interesses. Qual o tipo básico de investimento preferido pelo investidor conservador?
		
	
	Títulos do Tesouro Nacional e Ações.
	
	Carteira de aplicações.
	
	Ações e Caderneta de poupança.
	
	CDB e RDB.
	
	Caderneta de poupança.
	
	
	
	
	Rômulo tem um Fundo de Reserva, todo mês ele deposita em uma caderneta de poupança 10% do valor liquido do seu salário. Qual a vantagens de Rômulo em manter dinheiro parado nesta caderneta de poupança?
		
	
	Não há nenhuma vantagem, pois os juros deste tipo de aplicação não são atraentes.
	
	Não há vantagens em dispor de reservas, pois nas emergências é melhor usar o cartão de crédito.
	
	Acrescenta tranqüilidade, pois os juros do investimento é compensador. 
	
	Toda pessoa ou família pode ter um fundo de reserva, mas para formá-lodeve aplicar somente se sobrar alguma parcela do orçamento mensal.
	
	Trata-se de um montante mantido à parte, sempre disponível para cobrir despesas extraordinárias, emergenciais ou imprevisíveis. 
	
	
	
	
	De acordo com o conteúdo estudado, sabemos que endividamento é a capacidade de contrair dívidas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não se caracteriza como endividamento: 
		
	
	Compras em cartão de crédito. 
	
	Empréstimo bancário a baixo juro. 
	
	Compras de peças de vestuário em parcelamento de 10 vezes. 
	
	Financiamento da casa própria. 
	
	Poupança. 
	
	
	
	
	No leasing o bem em questão é vinculado ao contrato, servindo como garantia caso o cliente não pague as parcelas conforme estabelecido no contrato. Devido ao grau de risco reduzido por ter um bem como garantia é correto afirmar que:
		
	
	Se o cliente deixar de pagar as parcelas à instituição financeira fica com prejuízo.
	
	Por este motivo as taxas de juros são menores.
	
	Por este motivo as parcelas serão acrescidas de juros de atrasos e cobradas duas vezes. 
	
	Se o cliente deixar de pagar as parcelas à instituição financeira cobrará do fiador
	
	Por este motivo as taxas de juros são mais altas.
	
	
	
	
	
	Quando poupamos, nós acumulamos valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro. Os recursos poupados no presente e investidos no futuro poderão fazer uma diferença significativa na qualidade de vida do poupador. 
Sendo assim, o poupador que privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, aceitando uma rentabilidade menor, apresenta que tipo de perfil? 
		
	
	Inovador
	
	Arrojado
	
	Conservador
	
	Ousado
	
	Moderado
	
	 
	
	
	
	O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. Mas é óbvio que nem todos são assim... Como podemos classificar que o tipo do perfil de investidor que não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo, investindo em mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos? 
		
	
	Investidor Prudente
	
	Investidor Conservador
	
	Investidor Agressivo
	
	Investidor Moderado
	
	Investidor Paciente
	
	Recursos obtidos em instituições financeiras com destino definido, como compra de imóvel ou automóvel são chamados de: 
		
	
	Consórcios
	
	Gastos
	
	Receita Bruta
	
	Financiamentos
	
	Empréstimos
	
	Roberto, pai dos gêmeos Lucio e Rafaela, de 5 anos, é um Advogado bem sucedido e decidiu investir mensalmente 20% de sua receita em uma aplicação de longo prazo para futuramente custear os estudos universitários de seus filhos. Qual é o perfil do investidor Roberto?
		
	
	Médio agressivo.
	
	Moderado.
	
	Agressivo.
	
	Capitalista.
	
	Conservador.
	
	
	
	
	Em relação a importância do orçamento pessoal, marque a opção INCORRETA:
		
	
	fazer o seu planejamento financeiro
	
	administrar imprevistos
	
	cuidar para que as despesas superem as receitas 
	
	definir suas prioridades
	
	conhecer a sua realidade financeira
	
	 
	
	
	
	
	
	
	"É um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos não têm destinação específica." De acordo com a citação, esta é a definição de qual conceito básico de Planejamento Financeiro? 
		
	
	Receitas
	
	Empréstimo
	
	Fluxo de Caixa
	
	Investimento
	
	Financiamento
	
	
	
	
	Todos sonhamos com um futuro melhor, com receitas equilibradas e despesas sob controle. Para poder realizar esses projetos o primeiro passo, sem dúvida é:
		
	
	Obter recursos através de empréstimos pessoais 
	
	Antecipar o pagamento das obrigações devidas, para reduzir o juro sobre as prestações 
	
	Verificar as possíveis fontes de receita a longo prazo 
	
	Conhecer sobre a própria situação financeira 
	
	Fazer um levantamento das melhores opções de investimento no mercado 
	
	
	Em relação à gestão financeira pessoal é correto afirmar que:
		
	
	É uma metodologia que privilegia a maximização dos custos e minimização das receitas. 
	
	Exige grandes conhecimentos da área financeira para a sua utilização. 
	
	É um sistema que permite, exclusivamente, otimizar as despesas. 
	
	Não se deve considerar outras opções de renda, além dos salários. 
	
	É uma metodologia que busca a otimização dos recursos disponíveis. 
	
	
	Quando estamos na situação desejável de desequilíbrio, na qual os custos (gastos) estão em queda, e a receita está inalterada, significa que estamos na posição de ________________, é hora de estabelecer planos para a receita, já que os gastos diminuem. É possível planejar a aquisição de algum bem, ou diversificar aplicações. Assinale a alternativa correta que completa a lacuna acima.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Investidor
	
	
	
	Renata e João acabaram de abrir um negócio de representação de uma marca de cosméticos para salões de beleza. Aos poucos, montaram uma carteira de clientes no bairro onde moram. Entretanto, perceberam que o negócio estabilizou, sem perspectiva de crescimento, pois todos os salões do bairro já eram clientes deles. A partir disso, decidiram expandir o negócio para outros bairros da cidade, o que exigirá um meio de transporte. Um financiamento está sendo estudado e pode ser uma opção, nesse caso, de:
		
	
	Prejuízo para o banco que estará promovendo o financiamento, certo que há risco no negócio e grandes chances de não haver pagamento por parte dos empresários;
	
	Investimento, uma vez que o veículo deverá trazer retorno futuro ao capital que será investido na aquisição do referido bem;
	
	Empréstimo, visto que o banco irá disponibilizar o dinheiro para a compra de um equipamento até então dispensável;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes