Buscar

Síndrome Congestiva Pélvica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndrome Congestiva Pélvica
	O sistema venoso não possui uma bomba como o coração, por isso para o fluxo sanguíneo vencer a gravidade e retornar ao coração sem que haja refluxo, ele precisa de mecanismos. Por exemplo, a própria contração da musculatura ou por meio de válvulas.
	As válvulas, parte integrante do sistema venoso gonadal, tem a função de evitar o refluxo de sangue, permitindo, quando suficientes o fluxo unidirecional em direção ao coração. Em relação as veias gonadais, as válvulas, quando competentes, impedem o refluxo de sangue para a pelve. Estão presentes em aproximadamente 90% das pessoas.
	Quando, entretanto, essas válvulas são insuficientes, há um grande refluxo venoso para a região da pelve, a qual é a causadora da dor pélvica crônica. Esse refluxo acaba por dilatar as veias gonadais, principalmente a veia ovariana esquerda (localizada no útero e plexo uterino), denominado de VARIZES PELVICAS. A gonadal esquerda drena para a veia renal esquerda, formando um ângulo reto. Esse ângulo reto dificulta o fluxo sanguíneo unidirecional, permitindo um maior refluxo sanguíneo.
	O grande número de varizes pélvicas pode evoluir para a SINDROME CONGESTIVA PELVICA.
	Além do mal funcionamento das válvulas, há outras predisposições para o surgimento das varizes. Sua origem pode ser hormonal causado pelo hormônio feminino estradiol que causa dilatação das veias ovarianas e uterinas (60x acima de sua capacidade), principalmente durante a gestação. A gestaçao ainda pode causar um aumento da pressão intra-abdominal, tornando o sistema valvular insuficiente. Outra possível causa seria hereditária.

Outros materiais