Buscar

aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: JAMILEE ALMEIDA GOMES
	Matrícula: 201702341712
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAM.CIÊNC.SOC. 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da Antropologia:
	
	
	
	
	Apenas a parte do ambiente que o próprio homem criou.
	
	 
	Todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume, capacidades e hábitos adquiridos na sociedade.
	
	
	Se refere apenas às realizações materiais de um povo.
	
	
	Processo natural que engloba os instintos humanos.
	
	
	Se refere apenas aos aspectos espirituais de uma comunidade.
	
	
	
		
	
		2.
		Ao analisar os temas Cultura e Sociedade, compreende-se como relativismo cultural:
	
	
	
	
	A ordem e o progresso em uma sociedade
	
	
	O desenvolvimento de pesquisas etnográficas
	
	
	O fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo
	
	
	Qualquer capacidade/ hábitos adquiridos pelo homem de uma sociedade.
	
	 
	O respeito às diferenças existentes entre as culturas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A Antropologia contemporânea busca compreender a lógica da vida de culturas diferentes da nossa. Antes de cogitar se aceitamos ou não outra forma de ver o mundo, a Antropologia nos convida a compreendê-la, verificar que a vida pode ser vivida de acordo com outros modelos além do nosso, sejam estas diferenças de pensamento, ou seja de costumes. Esta proposta é conhecida como:
	
	
	
	
	Tolerância.
	
	
	Cultura Racional;
	
	 
	Relativismo cultural;
	
	 
	Diversidade.
	
	
	Solidariedade;
	
	
	
		
	
		4.
		"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle 'planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)" para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
	
	
	
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são somente organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre o relativismo cultural é incorreto afirmar que:
	
	
	
	 
	É um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade.
	
	
	Observação do sistema cultural em questão sem nenhum preconceito.
	
	
	Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente.
	
	
	O princípio do relativismo cultural decorre de um vasto conjunto de fatos, obtidos ao se aplicar nos estudos etnológicos as técnicas que nos permitiram penetrar nos sistemas de valores subjacentes às diferentes sociedades.
	
	 
	São características biológicas que determinam as diferenças culturais de cada povo.
	
	
	
		
	
		6.
		¿Índio é quem se reconhece e é reconhecido como tal¿. A famosa afirmação do antropólogo Darcy Ribeiro expressa a construção de uma identidade social elaborada a partir de critérios culturais e não de critérios biológicos. Trata-se, no caso em questão, da identidade:
	
	
	
	 
	Étnica
	
	
	De classe
	
	
	Natural
	
	
	De gênero
	
	
	Regional
	
	
	
		
	
		7.
		Há pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer. Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas, que vão desde ameaças de saúde até desvantagens na competição. "É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários" (Publicado em http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/lixo-moveis-e-ate-baleia-morta-atrapalham-evento-rio-2016,eda6ab07d0397410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, no dia 01/08/2014) Era comum dentre as gerações anteriores de moradores do Rio de Janeiro, os relatos sobre momentos de lazer relacionados ao banho de rio e as idas às praias da baía da Guanabara, como aquelas situadas na Ilha do Governador. A partir da análise antropológica da cultura, esta relação passiva estabelecida por grande parte da população, com os níveis críticos de poluição dos rios da cidade e da baía da Guanabara pode ser interpretada como:
	
	
	
	
	uma prática cultural altruísta e espiritualizada, que tolera a negligência de seus membros com relação ao problema da sujeira, já que existem outras prioridades como a construção de praças e jardins, por exemplo.
	
	 
	uma prática cultural inovadora e revolucionária, que deixa de perceber o esgoto lançado sem tratamento, nos rios e no mar, como algo problemático.
	
	
	uma prática cultural carregada de xenofobia, que acha inadmissível o fato de que práticas de saneamento desenvolvidas por outras sociedades sejam copiadas e aplicadas no Brasil.
	
	
	uma prática cultural que não possui recursos científicos, tecnológicos e financeiros para a complexa tarefa de despoluir seus rios e a baía da Guanabara.
	
	 
	uma prática cultural que é tolerante com a sujeira em suas fontes naturais de água, concebendo os rios e as praias como áreas de depósito de detritos, esgoto e lixo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e considera que julgar culturas de diferentes hábitos, costumes, vestuário ou postura, a partir de outra que se coloca como superior,está utilizando o conceito antropológico denominado de:
	
	
	
	
	Diverssidade cultural
	
	
	Universo cultural
	
	
	Relativismo cultural
	
	 
	Etnocentrismo
	
	
	Alteridade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais