Buscar

fundamentosdaeducacao Av1 e Av2 UNOPAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)As ideias de René Descartes (1596-1650) deram forte direcionamento para o pensamento científico. A realidade foi dividida para que fosse entendida: analisar seria dividir sempre nas menores partes, com o objetivo de se conhecer tudo o que constitui a realidade. O sociólogo Edgard Morin defende, porém, que o conhecimento seja redefinido a partir de uma rearticulação das esferas que o homem vem separando ao longo do tempo. Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente a concepção de Morin:
Alternativas:
a)É a necessidade de que o homem enxergue o mundo de outra maneira, em um emaranhado de relações que se influenciam mutuamente, já que o retalhamento das disciplinas científicas impossibilita a apreensão do que é o tecido junto, sua complexidade. 
b)O homem deve reconhecer o mundo em que vive a partir das experiências dos antepassados e buscar por seu resgate, conforme a experiência adquirida historicamente da realidade. Mudanças e intervenções comprometem sua estrutura.
c)Na ciência, a influência do observador sobre o objeto deve ser eliminada, já que ela compromete a apreensão da realidade tal qual ela se apresenta, reforçando a busca por neutralidade.
d)Quanto mais se conhece aquilo que constitui o homem, menos instrumentos existem para evitar o erro, já que a postura científica deve ser de inviabilidade de apreensão total de conhecimentos.
e)A educação revela sua limitação, enquanto instrumento pedagógico, porque não ensina aos educandos as condições para o conhecimento, os erros ilusão que são inevitáveis.
2)De acordo com os estudos realizados ao longo da disciplina "Fundamentos da educação", vimos que o conhecimento é uma temática que esteve presente na filosofia desde a Antiguidade por meio de distintas concepções. Excertos sobre duas concepções seguem abaixo:
I.Descartes entende que a dúvida é o caminho para chegar a algo verdadeiro, levando ao extremo essa concepção: ele duvidará de todo conhecimento que já tinha, para saber se algo restaria como verdadeiro.
II."A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato" (LOCKE, 1999, p. 37). Antes da experiência, a mente pode ser entendida como uma folha em branco.
Qual é a concepção de conhecimento atribuída a cada um dos excertos? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)I. Racionalismo; II. Empirismo.
b)I. Cientificismo; II. Deduísmo.
c)I. Empirismo; II. Racionalismo.
d)I. Criticismo; II. Estruturalismo.
e)I. Liberalismo; II. Iluminismo.
3)O filósofo alemão Immanuel Kant, autor de "A crítica da Razão Pura" (1781), apontava que o conhecimento era posterior à experiência e discordava de uma série de outros pensadores que acreditavam em ideias inatas. Porém, Kant defendia a existência de uma estrutura essencial para o conhecimento, o chamado "conhecimento a priori", que não pode ser derivado diretamente da experiência.
Sobre as reflexões kantianas, analise as afirmativas abaixo. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Para Kant, explicar a estrutura necessária ao conhecimento era exatamente a tarefa da filosofia, pois ela é soberana e, portanto, não se resume às especulações científicas, mas está acima das Ciências Humanas.
II. Kant pressupõe uma educação para o exercício pleno da liberdade, mas aponta como objetivo a moralidade. Assim, o homem precisa se tornar digno de sua humanidade e, ao conviver com outros homens em sociedade, deve, por meio da razão, moralizar-se.
III. A educação está associada a um processo de moralização, pois o homem possui uma tendência animal a viver passivamente em seu conforto, em uma falsa sensação de felicidade. Embora a perfeição moral da humanidade seja uma meta da educação, está, contudo, distante de ser alcançada.
IV. Kant aponta para um novo pensamento educacional: a superação dos impulsos animais em função de uma liberdade racional, pautada na autonomia da vontade – em que a razão determina o que se deve fazer.
Alternativas:
a)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c)Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d)Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e)Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.
4)Em "As confissões", o filósofo Santo Agostinho (354-430) pondera:
"[...] O que é, portanto, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se eu quero explica-lo a quem me pergunta, não sei. Todavia, com segurança afirmo saber que se nada passasse, não haveria o passado; se nada acontecesse, não haveria o futuro; se nada fosse, não existiria o presente".
(Fonte: NICOLA, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005).
Sobre o papel da História na formação do sujeito, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A experiência de um ser deve ser pensada fora de uma determinação, de um contexto, já que as trajetórias individuais independem das condições históricas de um determinado período.
b)O modo de organizar a vida é comum a todos os contextos, independente do que a realidade apresenta.
c)Ao longo da história há contextos diferentes, cada um tem como característica aquilo de que o homem dispõe, tudo o que fez do mundo e o que esse mesmo mundo devolve como reação.
d)A passagem histórica por diferentes contextos ocorre de modo estático, isto é, apresenta linearidade no desenvolvimento dos processos, sem a presença de contradições.
e)O ser humano se faz permeado pelas relações humanas e por este motivo ele se expressa sempre da mesma maneira ao longo da história.
5)As concepções essencialista e naturalista ajudam a pensar sobre o ser humano, já que ele é um ser incompleto e vive em constante transformação. Leia abaixo diferentes reflexões sobre ele foram produzidas pelos filósofos ao longo da história:
Tomás de AquinoI. A essência humana está no projeto de Deus, ou seja, a realização do homem apenas pode ser alcançada quando realiza aquilo que é o projeto feito para a vida do homem concreto. Suas ações devem sempre ser pensadas com o objetivo de que alcance a salvação depois da morte e possa participar da vida eterna, com Deus.
II. O ser humano, em sua perfeição, é ideal. A ideia de homem é o que traz todas as suas possibilidades de ser – é sua essência. Assim, o homem encarnado, que somos cada um de nós, apenas se realiza quando realiza o que é próprio de sua essência.
III. No Tratado sobre o homem, seu autor escreve: "Suponho que corpo nada mais seja do que uma estátua ou uma máquina de terra, formada expressamente por Deus para torná-la o mais possível semelhante a nós [...]. Peço-lhes considerarem que nessa máquina tais funções derivam de modo inteiramente natural da simples disposição dos seus órgãos [...]" (REALE, 1990, p. 379-380).
IV. O homem pode ser conhecido não a partir de uma ideia preconcebida, mas como resultado das condições naturais nas quais ele está inserido – os próprios ídolos podem ser entendidos assim.
A quais filósofos pertencem tais concepções a respeito do ser humano? Assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
a)I. Platão; II. Tomás de Aquino; III. Bacon; IV. Descartes.
b)I. Tomás de Aquino; II. Platão; III. Descartes; IV. Bacon. X ver
c)I. Bacon; II. Descartes; III. Platão; IV. Tomás de Aquino.
d)I. Descartes; II. Bacon; III. Tomás de Aquino; IV. Platão.
e)I. Aristóteles; II. Bacon; III. Platão; IV. Locke. 
AV2
1)A realidade se apresenta de uma determinada maneira, tendo sido constituída ao longo do tempo por inúmeros "projetos de sociedade" – muitos deles desapareceram, tendo sido substituídos. Porém, ha´ traços e elementos que permanecem e vão se entrelaçando a novos. Há uma linha de pensamento que se debruçou de maneira singular na reflexão sobre a realidade do mundo em uma experiência coletiva e individual.
Que linha de pensamento é esta? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Pluralidade Educacional.
b)Estruturalismo.
c)Crítico-reprodutivista.
d)Teoria Crítica.
e)Materialismo histórico-dialético.
2)A partir do conhecimento sobre a reabertura política e sobre os dois principais projetos políticos em disputa no Brasil, torna-se possível compreender as transformações na Educação nacional entre 1990 e 2014.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta um acontecimento importante para a educação nacional deste período:
Alternativas:
a)As iniciativas jesuíticas e as reformas pombalinas, dos governos imperial e provinciais, passaram a organizar a escola pública.
b)Foi aprovado o novo Plano Nacional de Educação, que estabeleceu, pela primeira vez na história, um valor determinado em relação ao PIB para investimento na educação.
c)Por parte das elites dirigentes e autoridades políticas, a educação recebeu a prioridade que merece e que foi proclamada constantemente nos discursos, traduzida em questões práticas. 
d)Desenvolvimento da pedagogia laica, emergência e desenvolvimento da pedagogia nova como tentativa de superação dos limites da pedagogia tradicional. 
e)Superação da concepção pedagógica produtivista que arruinou a tendência de articular a educação com as demandas do mercado, o que foi próprio da tentativa de sociedade socialista.
3)O pensamento de Pierre Bourdieu (1930-2002) – pensador da Sociologia que contribuiu para o entendimento da educação – é crítico ao analisar a Educação na Sociedade. A respeito de sua teoria, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. No contexto de produção de Bourdieu (do mesmo modo como hoje), diversas teorias educacionais lanc¸avam olhar sobre a Educação, entendendo-a como salvac¸a~o.
II. Bourdieu propo~e um entendimento diverso por entender que a Educação e´ um instrumento e, como tal, pode servir para diferentes finalidades.
III. Para Bourdieu, o indivi´duo não traz consigo a estrutura que foi assimilada das vivências realizadas no cotidiano, podendo ser considerado como uma "folha em branco".
IV. Considerando que ha´ um pensamento comum da Educação como caminho para a plena formac¸a~o do indivi´duo, a escola se mostra como um dos lugares onde a forc¸a da estrutura sobre o indivi´duo é dotada de grande poder.
Alternativas:
a)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b)Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c)Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d)Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e)Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.
4)Entre 1930 e 1964, os fundamentos históricos da educação brasileira foram pautados por alguns acontecimentos relevantes. É necessário relacionar diretamente a dinâmica econômica, política e social com os processos educacionais do respectivo período.
A respeito do período em foco, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Compreendeu o período de ditadura militar e do início da redemocratização, em que a educação tecnicista foi marcante na política educacional ditatorial.
b)Foi marcado pelas resistências da educação católica diante das propostas pedagógicas dos reformadores da Educação Nova e pela emergência da educação popular.
c)Foi marcado por um intenso debate acerca da votação e promulgação da Carta Magna constitucional e pela Lei de Diretrizes e Bases da educação.
d)Introduziu no campo educacional demandas pós-modernas de minorias sociais tais como negros, indígenas, mulheres, população LGBTT, intensificando o debate sobre multiculturalismo.
e)Houve o estabelecimento de leis que passaram a substituir disciplinas críticas por disciplinas acríticas no ensino básico e cursos superiores.
5)Entre 1964 e 1988, a educação brasileira sentiu os reflexos da ditadura militar e passou por uma série de mudanças.
Ordene as assertivas abaixo, de modo a organizar a linha do tempo do período e, a seguir, assinale a alternativa correta:
(__) Devido à pressão popular, muitos direitos foram garantidos e a Constituição foi chamada de Cidadã, sendo desde então alvo dos grupos mais reacionários e poderosos, que sempre tentam reduzir esses direitos.
(__) A Lei nº 7.044 deste ano desobrigou as escolas de praticar a profissionalização.
(__) Em fevereiro desse ano, foi baixado o Decreto-Lei nº 477, que proibia qualquer debate político nas universidades
(__) Início do ensino Mobral – uma prática que impossibilitava a conscientização e a relação com a realidade concreta.
(__) A partir desse período, professores contrários ao regime foram presos, exilados ou aposentados compulsoriamente.
Alternativas:
a)5, 4, 2, 3, 1.
b)4, 2, 1, 5, 3.
c)3, 5, 4, 1, 2.
d)2, 1, 3, 4, 5.
e)1, 3, 5, 2, 4.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais