Buscar

Lista Precipitacao CA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará
LABOMAR
Lista de Exercícios - Precipitação
OBS: A lista deve ser resolvida a Mão. 
Qual a diferença entre um pluviômetro e um pluviógrafo?
Uma estação pluviométrica X esteve inoperante por alguns dias de um determinado mês. Neste mesmo mês, os totais precipitados em três estações vizinhas A, B e C foram 126 mm, 105 mm e 144 mm, respectivamente. Sabendo-se que as precipitações médias anuais nas estações X, A, B e C são, respectivamente, 1.155 mm, 1.323 mm, 1.104 mm e 1.416 mm, estimar o total precipitado na estação X para o mês que apresentou falhas.
Determinar as máximas intensidades de precipitação com duração de 1, 2 e 4 horas, para a precipitação registrada no pluviograma (mostrado na figura a seguir). Determinar a altura total precipitada e a duração da chuva.
Numa bacia hidrográfica de 35 km2 um pluviógrafo registrou uma ocorrência de 78,6 mm de precipitação no intervalo das 15 h 35 min às 17 h 55 min. Qual a intensidade dessa precipitação, em mm/h? Qual o volume total precipitado?
Determinar o volume precipitado no mês sobre a área de 4km x 9km, delimitada na figura abaixo:
Pelo método de Thiessen;
Pelo método das isoietas, considerando que, no caso, as isoietas são retas paralelas entre si.
	Estação
	h(mm)
	1
	120
	2
	110
	3
	100
	4
	90
	5
	80
	6
	100
	7
	85
	8
	80
	9
	70
Além do pluviômetro e do pluviógrafo, quais são as outras opções para medir ou estimar a precipitação? 
Qual é a chuva média na bacia da figura abaixo considerando que a chuva observada em A é de 1.300 mm, a chuva observada em B é de 900 mm e a chuva observada em C é de 1.100 mm? Utilize o método dos polígonos de Thiessen, e considere que a grade sobreposta ao desenho tem resolução de 1 x 1 km.
O Método de Thiessen é utilizado para determinação da precipitação média de uma bacia hidrográfica que possui uma rede de monitoramento pluviométrico, calculando-se uma média ponderada em que os “pesos” são as áreas de influência de cada estação de monitoramento pluviométrico instalada. Utilizando o Método de Thiessen, determine a precipitação média mensal de uma bacia hidrográfica que possui 3 estações de monitoramento (A, B e C). Nessas estações, foram medidas as seguintes precipitações médias mensais: hA=90mm; hB=100mm; hC=110mm. As áreas de influência das estações A, B e C são, respectivamente, 20km², 30km² e 50km².
Com base no hietograma (precipitação em função do tempo) mostrado a seguir, que representa a variação de precipitação mensal ao longo de ano de 2007 em uma área localizada no estado de Santa Catarina, pergunta-se:
Qual o total (mm) precipitado nessa área em 2007?
Quais foram os quatro meses mais chuvosos desse ano e qual foi a porcentagem da chuva anual que caiu nesses quatro meses?
Se a área dessa região é de 20.000 m2, qual foi o volume total de precipitação que caiu nesse ano nessa área?

Outros materiais